Visualizações

20

Ensaios críticos sobre a auriculoterapia

Publicado em 12 de maio de 2022.

Auriculoterapia é uma das melhores abordagens que eu já conheci e, em inúmeras ocasiões, representou o método de intervenção ideal no contexto em que eu estava (com pouca ou nenhuma estrutura física adequada de atendimento, ou nos domicílios dos pacientes, ou na estrada, diante de alguém que precisava da minha ajuda). Tive a oportunidade de fazer alguns cursos desse método e conviver com outros colegas e tudo isso foi muito satisfatório. Entretanto, nas conversas com colegas e alunos, eu percebia e ainda percebo, que existem alguns mitos e ideias conflituosas acerca dessa abordagem.

Algumas dessas questões já foram devidamente respondidas pela literatura, enquanto outras ainda serão. De toda forma, senti a necessidade de trazer à tona, no formato de ensaios, uma discussão sobre esses temas que despertam tanta confusão entre os colegas, tomando como ponto de partida a literatura científica.

Nesta pequena obra, decidi me debruçar sobre três temas específicos: (1) o uso da auriculoterapia durante a gestação; (2) o conjunto de pontos conhecido, como “Triângulo Cibernético”; e (3) o uso de protocolos na auriculoterapia.

Por fim, esse livro é um apanhado da literatura científica sobre os assuntos citados, apresentados de uma maneira mais fluida e menos técnica, contudo mantendo o rigor das fontes. Acrescento ainda que não é um “manual definitivo” ou a “última opinião” sobre o assunto. Eu compreendo que a evidência científica está em constante movimento e novas informações surgem o tempo todo e as constatações que hoje podem ser superadas por novas informações amanhã. Portanto, o meu desejo é estar mais próximo da verdade sobre os fenômenos relacionados à auriculoterapia, independentemente de ela estar ou não de acordo com as minhas perspectivas anteriores.

Desejo a todos que a leitura possa ser edificante e estou aberto a diálogos sobre o tema e sobre novas evidências (mesmo aquelas que contradigam as constatações deste volume).

Grato!

Tiago Veloso Neves

Ensaios críticos sobre a auriculoterapia

DOI: 10.22533/at.ed.998220505

ISBN: 978-65-258-0099-8

Palavras chave: 1. Orelhas - Acupuntura. 2. Auriculoterapia. 3. Saúde. I. Neves, Tiago Veloso. II. Título.

Ano: 2022

Autores

  • TIAGO VELOSO NEVES