Visualizações

103

A saúde do trabalhador(a) na atualidade do mundo do trabalho

Publicado em 12 de outubro de 2021.

Caro Leitor(a),

É com imenso prazer que apresentamos o livro: “A Saúde do Trabalhador(a) na Atualidade do Mundo do Trabalho”, constituído por 15 capítulos, que é uma temática recorrente, e mais recentemente vem descortinando discussões relativas a saúde mental, stress, rotinas e revisão de protocolos decorrentes do desastre biológico da pandemia global da COVID-19.

Nessa mesma perspectiva, as instituições públicas, privadas não governamentais, ciência, tecnologia e inovação, bem como, do terceiro setor estão  discutindo essas questões, que antes eram consideradas “tabus”, principalmente as psicopatologias descritas no Disorders Statistical Mentals – DSM – da Associação Psiquiátrica Americana – APA.

Nunca se discutiu tanto a saúde do trabalhador, e principalmente a saúde mental fragilizada tanto pela exposição dos mesmos a esses contextos de contaminação, quanto pela necessidade da integração do ciclo de proteção e de defesa civil (prevenção, mitigação, resposta e reconstrução) com as  já consagradas normas regulamentadoras (NR´s) do Ministério do Trabalho do Brasil relacionadas à higiene, saúde e segurança do trabalho, através de protocolos para diferentes ambientes ocupacionais, sejam eles clínicos, educacionais, industriais, serviços e etc.

O mundo do trabalho modelado pelas atividades remotas, inteligência artificial ao superar a velocidade de processamento e ainda buscando alternativas para atingir a capacidade de armazenamento humana de informações de diferentes formatos, está exigindo dos trabalhadores uma extrema capacidade de resiliência nos diferentes ambientes de trabalho, diferentemente da proposta já ultrapassada que entraríamos na era do “ócio criativo”.

Somadas a esse contexto tecnológico associam-se o distanciamento e o isolamento social, que juntos acabaram por potencializar novas psicopatologias num contexto de vacinação centrado por informações, contra-informações, fakenews e deepfakes.

Via de regra, grande parte dos trabalhadores nesse contexto estão sob pressão e diagnóstico com diversas psicopatologias, dentre as quais, se pode citar: depressão, ansiedade, distúrbio bipolar de humor, transtorno de stress pós- traumático (TEPT), bem como, inúmeras doenças auto-imunes.

Essa publicação é de extrema relevância para o contexto brasileiro, considerando que a produção de artigos científicos acerca dos trabalhadores que estão na linha de frente, ainda não são em número muito expressivos, nas mais variadas áreas das atividades econômicas e do setor público.

As discussões apresentadas estão chamando atenção ao apresentar resultados de pesquisa relativos à saúde dos “trabalhadores cuidadores da população de uma maneira geral”, que estão na “linha de frente” atendendo a população do desastre biológico da COVID-19, em diferentes setores de atividades. 

As pesquisas nessa área são mais extensivas e relacionadas as pessoas e comunidades atingidas por desastres de qualquer tipo de classificação, mais especificamente, os desastres de origem meteorológica, hidrológica e geomorfológica, exigindo ações relativas as diversas etapas do ciclo de proteção e defesa civil. 

Durante a pandemia global da COVID-19 os profissionais que mais ganharam visibilidade social, foram os profissionais da área da saúde, que tiveram o desafio de enfrentar uma pandemia e o constante processo de exposição ao risco de contaminação.

No contexto do desastre biológico da COVID-19, tornou-se urgente pensar não só na integração da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012), que dispõe sobre a necessidade da intersetorialidade com as demais políticas públicas na escala nacional estadual e municipal, mas também integrar políticas, planos, programas e projetos relativos a saúde do trabalhador criando diretrizes para uma ação urgente dos diferentes segmentos da sociedade, conforme poder-se-á observar noa capítulos que serão descritos a seguir. 

A “Análise do cardápio pelo programa de alimentação do trabalhador – PAT oferecido aos funcionários de uma unidade hoteleira, localizada na cidade de Maceió, no estado do Alagoas” verificou se o cardápio do jantar oferecido à funcionários de uma Unidade de Alimentação e Nutrição Hoteleira no município de Maceió – Alagoas estava de acordo  com os parâmetros nutricionais propostos pelo PAT. 

A “Associação entre violência no trabalho e estresse psicossocial em enfermeiros hospitalares" analisou a relação entre violência no trabalho e estresse psicossocial de enfermeiros hospitalares através da escala desequilíbrio esforço-recompensa.

A prevenção de possíveis doenças ocupacionais a partir do uso  da “  “Auriculoterapia na saúde dos trabalhadores: um relato de experiência” numa escola pública federal constatou a eficácia do tratamento proposto para prevenção de doenças ocupacionais desses profissionais no contexto escolar.

A “Avaliação do estresse entre residentes de enfermagem em um hospital universitário”  avaliou as exigências do ambiente ocupacional, e das implicações das atividades na saúde desses profissionais de saúde.

Por sua vez, “Os efeitos do sono sobre o trabalho policial: scoping review” procurou identificar a qualidade do sono dos profissinais dessa área e seus impactos sobre a saúde de uma maneira geral. 

O “estresse psicosocial e a qualidade de vida no trabalho de enfermeiros hospitalares” analisou a associação entre condições de trabalho, estresse psicossocial através da escala desequilíbrio esforço-recompensa  e qualidade de vida no trabalho.

O “fluxo de biossegurança de prótese dentária (cirurgiões dentistas e TPD´s)” contribuiu para a normatização das condutas de biossegurança a serem adotadas nos laboratórios de prótese dentária evitando contaminação de pacientes, profissionais e estudantes no exercício de suas funções.

Os “Os impactos promovidos na saúde dos trabalhadores de usinas de cana de acuçar” apresentaram os quadros clínicos desses  profissionais decorrentes dos procedimentos de segurança implantados para minimizar os impactos na sua saúde  consolidação dos procedimentos de segurança do trabalho.

A “Percepción del trabajo decente en las empresas transportistas de pasageros, caso de estudio:Central Camionera de Manzanillo, Colima, México”  tem por objetivos analisar as condições de trabalho em empresas de transporte através das dimensões do emprego, proteção social, direito laboral e dialogo social.

Em “Preservando flores:  o Reiki como prática integrativa e complementar e sua influência na qualidade de vida de profissionais tradutores e interpretes de lingua de sinais” foi verificado se o Reiki ao ser utilizado como  recurso por terapeutas ocupacionais influenciou a percepção dos mesmos quanto aos sintomas desencadeados de estresse e sobrecarga devido à rotina de trabalho.

Analisar os principais impactos do Covid-19 na saúde dos médicos por serem estes os responsáveis pelas decisões que influenciarão na melhoria da saúde do coletivo social´é o o objetivo do capítulo: “Principais impactos da COVID-19  na saúde dos médicos: uma análise bibliométrica”.

A revisão bibliográfica acerca da “Simulação e dissimulação na perícia médica” fundamentou a simulação e dissimulação da perícia médica, e o erro médico num contexto de simulacro, onde existe de fato uma doença.

Na “Sindrome do esgotamento profissional (burnout) em enfermeiras da rede hospitalar no contexto da pandemia da COVID-19” se discitu as repercussões da pandemia da COVID-19 na exacerbação da Síndrome do Esgotamento Profissional (SEP) em enfermeiros de uma rede hospitalar. 

Quando se tratou dos”Sistemas de prevenção contra incêndio em hospitais” se analisou os requisitos técnicos e legais dos sistemas de prevenção a incêndio em hospitais.

E, finalmente a análise do “Telessaúde como ferramenta para a vigilância da saúde do trabakhador arenido na estratégia de saúde da família” identificou  ações de vigilância à saúde dos trabalhadores atendidos na Atenção Primária à Saúde por meio desse respectivo recurso tecnológico.

Espera-se ao final dessa publicação ter-se contribuído para melhor compreensão dos contextos dos trabalhadores das mais diferentes atividades economicas e condições condições de trabalho em termos de higiene, saúde, e segurança pessoal e socioemocional.

Boa Leitura. 

Jozadake Petry Fausto Vitorino

Harrysson Luiz da Silva

Gisele Cristina Manfrini

Janete Josina Abreu 

A saúde do trabalhador(a) na atualidade do mundo do trabalho

DOI: 10.22533/at.ed.843210810

ISBN: 978-65-5983-584-3

Palavras chave: 1. Trabalhadores - Cuidados médicos. 2. Saúde do trabalhador. I. Vitorino, Jozadake Petry Fausto (Organizador). II. Silva, Harrysson Luiz da (Organizador). III. Manfrini, Gisele Cristina (Organizadora). IV. Título.

Ano: 2021

Autores

  • ALINE SARTURI PONTE
  • AMANDA MELISSA DE LIMA FARIAS
  • ANA LUIZA FERRER
  • ANDREZA REGINA LOPES DA SILVA
  • ANNA BIANCA R MELO
  • ANNA PAULA MATOS DE JESUS
  • ARIANE OLIVEIRA PEREIRA
  • ARTHUR LOPES DA SILVA
  • AURELIO DENIZ GUIZAR
  • CARLA BEATRIZ MARTINS DA SILVA
  • CELIA DOS SANTOS SILVA
  • CHIARA LUBICH MEDEIROS DE FIGUEIREDO
  • CLEBIO DOMINGUES DA SILVEIRA JÚNIOR
  • DAILEY OLIVEIRA CARVALHO
  • DANIELA FAGUNDES DE OLIVEIRA
  • DANIEL ÍTALO DA SILVA DE OLIVEIRA
  • DEBORAH GURGEL SMITH
  • DEISE ALMEIDA DOS SANTOS
  • DEISE ALVES CAIRES
  • DIEGO SEBASTIAN CARVALHO DE SOUZA
  • DILMÁRIA PINHEIRO CARVALHO
  • DOUGLAS DE SOUZA E SILVA
  • DOUGLAS VINÍCIUS UTZIG
  • DRA. MARTHA BEATRIZ SANTA ANA ESCOBAL
  • DR.RUTILIO RODOLFO LÓPEZ BARBOSA
  • ELIANE COSTA SOUZA
  • FABIANA SANTOS GONÇALVES
  • FERNANDA MATHEUS ESTRELA
  • IZAQUE DO NASCIMENTO DE OLIVEIRA
  • JANAINA MORENO DE SIQUEIRA
  • KALINE RIBEIRO DE FREITAS
  • KAREN LIANA DA ROSA WENDPAP
  • MAGDA GUIMARÃES DE ARAUJO FARIA
  • MARCELO LADISLAU DA SILVA
  • MARIA ALDEISA GADELHA
  • MARIA AUGUSTA TENÓRIO FERREIRA
  • MARIA CAROLINA DE MELO LIMA
  • MARIZÂNGELA LISSANDRA DE OLIVEIRA SANTIAGO
  • MIRIAM CABRERA CORVELO DELBONI
  • MORGANA GUILHERME DE CASTRO SILVERIO
  • PRISCILA ARAÚJO GRISI
  • PRISCILLA DE OLIVEIRA REIS ALENCASTRO
  • RAIMUNDA HERMELINDA MAIA MACENA
  • RENATA ADELE LIMA NUNES
  • SELTON DINIZ DOS SANTOS
  • SHEILA NASCIMENTO PEREIRA DE FARIAS
  • SHEILA RODRIGUES DE SOUSA PORTA
  • SIMONI TOWNES DE CASTRO
  • SÓSTENES HERMANO VIRGOLINO MISSIAS
  • TALITA AQUIRA DOS SANTOS VIEIRA
  • TAMIRES FEITOSA DE LIMA
  • TÂNIA DE FREITAS BORGES
  • THAIS MOREIRA PEIXOTO
  • THIAGO GADELHA DE ALMEIDA
  • VERONICA DAS NEVES INVENÇÃO
  • VITÓRIA ANTÔNIA FEITOSA LIMA
  • WILSON JOSE CONSTANTE JUNIOR