Visualizações

42

A reconstrução histórica do centro de atenção integral à criança e ao adolescente reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha – CAIC: a primeira escola universitária (1950-1993)

Publicado em 18 de julho de 2021.

A universidade é mais que uma instituição ou local de trabalho, é o espaço da pesquisa, e da construção do conhecimento. Desempenha importante papel na organização e manutenção do conhecimento socialmente produzido, na produção de novos conhecimentos e na sua inserção social.

O papel da universidade é muito mais amplo que a formação de profissionais para as diferentes áreas de atuação, se instituindo historicamente na sociedade ocidental por volta do século XII e desde então evoluindo constantemente.

A universidade brasileira por ser bem mais recente recebeu influência de diferentes modelos. Podemos destacar as universidades alemã e americana as quais trazem a importância da produção e aplicação de novos conhecimentos remetendo aos conceitos de pesquisa e inovação.

Aliado a esses conceitos desenvolve-se a perspectiva da relação mais próxima com a comunidade na qual se insere na busca de um diálogo que permita aproximar os conhecimentos produzidos via pesquisa daquelas comunidades.

Assim, quando falamos em universidade nos referimos a suas atividades fim: de ensino, pesquisa e extensão.

O trabalho das professoras Dra. Rosiane Machado da Silva e Dra. Maria Isabel Nascimento, sob o título: “A reconstrução histórica do Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha – CAIC: a primeira escola universitária (1950-1993)” é um exemplo dessa articulação “ensino-pesquisa-extensão” no contexto universitário.

O tema da pesquisa nasce da ação da UEPG na formação de professores ainda na década de 1940 na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras e nesse processo de ensino a necessidade de criação de uma escola de aplicação, que por sua vez, vem atender necessidades educacionais da comunidade pontagrossense, numa ação também de caráter extensionista.

O resultado aqui apresentado decorre de primoroso estudo e pesquisa desde o Colégio de Aplicação até a criação do Centro Educacional, posteriormente denominado CAIC Álvaro Augusto Cunha Rocha, tendo como recorte histórico o período de 1950-1993.

O trabalho analisa as transformações históricas do período, o desenvolvimento social e político que permite compreender as reais condições de criação do primeiro Colégio de Aplicação administrado pela UEPG.

A relevância da pesquisa é a contribuição para a produção do conhecimento sobre a história das instituições escolares no Paraná e no Brasil. Além disso, contribui para que toda a comunidade universitária e pontagrossense valorize suas instituições e sua história.

Profa. Dra. Graciete Tozetto Goes - Universidade Estadual de Ponta Grossa Ponta Grossa

Prof. Dr. João Carlos Gomes - Universidade Estadual de Ponta Grossa 

 

Abril 2021

A reconstrução histórica do centro de atenção integral à criança e ao adolescente reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha – CAIC: a primeira escola universitária (1950-1993)

DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.115211507

ISBN: 978-65-5983-311-5

Palavras chave: 1. Educação. 2. Escola. I. Silva, Rosiane Machado da. II. Nascimento, Maria Isabel Moura. III. Título.

Ano: 2021

Autores

  • ROSIANE MACHADO DA SILVA
  • MARIA ISABEL MOURA NASCIMENTO