Ebook - Bens culturais e economia criativa: Da mercadorização à indignaçãoAtena Editora

E-book

1. Economia. 2. Bens culturais. 3. Economia criativa. 4. Editoras. I. Silva, Edm...

Livros
capa do ebook Bens culturais e economia criativa: Da mercadorização à indignação

Bens culturais e economia criativa: Da mercadorização à indignação

Publicado em 16 de junho de 2021.

A finalidade dessa pesquisa foi investigar a existência de pequenas editoras que pudessem ser inseridas no nicho da criatividade, bem como as noções de bens culturais e de economia criativa e como esses dois elementos juntos podem fazer emergir, se é que podem, outros sentidos capazes de questionar a imposição do capitalismo. A questão que atravessou a pesquisa foi: em que medida os bens culturais representados pelos livros e outras formas de produção de linguagem escrita, bem como as estratégias para a distribuição desses bens, podem apontar para a experiência questionadora das práticas capitalistas que capturam e subjugam a produção cultural local e regional? Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo como técnica para coleta de dados a entrevista e aplicação de questionários. As entrevistas das editoras ocorreram por conveniência, pois dependia da disponibilidade dos fundadores para participar da pesquisa. Quanto à amostra delimitou-se a região de Alagoinhas, que pertence ao Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, bem como o mapeamento de outras editoras baianas de que se teve notícias para pesquisas futuras. Também, procurou-se analisar o trabalho do intelectual que tem como principal resultado o livro.  Espera-se compreender de que modo aqueles situados fora do grande mercado editorial interpretam seu fazer, seu papel, quais discursos constroem ou descontroem, como se afirmam e afirmam a vida, para então construir uma interpretação que possa contribuir com a desmontagem dos discursos capitalistas que capturam tudo ao redor, aprisionando os sentidos e a vida.

Ler mais

Bens culturais e economia criativa: Da mercadorização à indignação

  • DOI: 10.22533/at.ed.920211606

  • ISBN: 978-65-5983-192-0

  • Palavras-chave: 1. Economia. 2. Bens culturais. 3. Economia criativa. 4. Editoras. I. Silva, Edmario Nascimento da. II. Título.

  • Ano: 2021

Fale conosco Whatsapp