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Capitalismo contemporâneo e políticas educacionais 2

Publicado em 11 de junho de 2021.

Fomos surpreendidos em 2020 pela pandemia do novo coronavírus. Nesse entremeio de suspensão de atividades e de distanciamento social, fomos levados a (re)pensar as nossas relações e a forma de ver o mundo. Mesmo em 2021, com a aprovação do uso das vacinas no Brasil e com aplicação a passos lentos, seguimos um distanciamento permeado por angústias e incertezas: como será o mundo a partir de agora? Quais as implicações do contexto pandêmico para as questões sociais, sobretudo para a Educação no Brasil? Que políticas públicas são e serão pensadas a partir de agora em nosso país?

E é nesse lugar histórico de busca de respostas para as inúmeras problemáticas postas nesse período que estão os autores e autoras que compõe esse livro. Sabemos, partindo do que nos apresentaram Silva, Nery e Nogueira (2020, p. 100), que as circunstâncias do contexto pandêmico são propícias e oportunas para construção de reflexões sobre os diversos “aspectos relativos à fragilidade humana e ao seu processo de ser e estar no mundo, que perpassam por questões culturais, educacionais, históricas, ideológicas e políticas”. Essa pandemia, ainda segundo os autores, fez emergir uma infinidade de problemas sociais, necessitando assim, de constantes lutas pelo cumprimento dos direitos de todos.

Como assevera Santos (2020), desde que o neoliberalismo foi se impondo como versão dominante do capitalismo o mundo tem vivenciado um permanente estado de crise; onde a educação e doutrinação, o capitalismo, o colonialismo e o patriarcado são os principais modos de dominação ao nível dos Estados.

Nesse sentido, a pandemia, ainda segundo o autor anteriormente referenciado, veio apenas agravar a crise que a população tem vindo a ser sujeita. Esse movimento sistemático de olhar para as crises, postas na contemporaneidade, faz desencadear o que o que Santos (2020, p. 10) chamou de “[...] claridade pandêmica”, que é quando um aspecto dessa crise faz emergir outros problemas, como os relacionados à sociedade civil, ao Estado e as políticas públicas, por exemplo. É esse, ainda segundo o autor, um momento catalisador de mudanças sociais.

As discussões empreendidas neste livro, intitulado “Capitalismo Contemporâneo e Políticas Educacionais”, por terem a Educação como foco, como o próprio título sugere, torna-se um espaço oportuno de discussões e (re)pensar da Educação, considerando os diversos elementos e fatores que a intercruzam. Na direção do apontado anteriormente, é que professoras e professores pesquisadores, de diferentes instituições e países, voltam e ampliam o olhar em busca de soluções para os inúmeros problemas postos pela contemporaneidade. É um desafio, portanto, aceito por muitas e muitos que aceitaram fazer parte dessa obra.

Os autores e autoras que constroem essa obra são estudantes, professoras e professores pesquisadores, especialistas, mestres, mestras, doutores ou doutoras que, muitos, partindo de sua práxis, buscam novos olhares a problemáticas cotidianas que os mobilizam. Esse movimento de socializar uma pesquisa ou experiência cria um movimento pendular que, pela mobilização dos autores/autoras e discussões por eles e elas empreendidas, mobilizam-se também os leitores/leitoras e os incentiva a reinventarem os seus fazeres pedagógicos e, consequentemente, a educação brasileira. Nessa direção, portanto, desejamos a todos e todas uma instigante e provocativa leitura!

Américo Junior Nunes da Silva

André Ricardo Lucas Vieira

Ilvanete dos Santos de Souza

 

REFERÊNCIAS

SILVA, A. J. N. DA; NERY, ÉRICA S. S.; NOGUEIRA, C. A. Formação, tecnologia e inclusão: o professor que ensina matemática no “novo normal”. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 5, n. 2, p. 97-118, 18 ago. 2020.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

Capitalismo contemporâneo e políticas educacionais 2

DOI: 10.22533/at.ed.661211106

ISBN: 978-65-5983-166-1

Palavras chave: 1. Educação. I. Silva, Américo Junior Nunes da (Organizador). II. Vieira, André Ricardo Lucas (Organizador). III. Souza, Ilvanete dos Santos de (Organizadora). IV. Título.

Ano: 2021

Autores

  • ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO
  • ALESSANDRA QUARESMA GONÇALVES
  • ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
  • ALGACIR JOSÉ RIGON
  • ANA CAROLINA CABRAL LEITE
  • ANA CLARA DA SILVA NASCIMENTO
  • ANGÉLICA BAUMGARTEN GEBERT
  • BRENDA NATALLIE GIRARDI DE ALMEIDA
  • CAIO VINICIUS FREITAS DE ALCÂNTARA
  • CAROLINE SIMON BELLENZIER
  • CELIO RODRIGUES LEITE
  • CÍCERO DE AQUINO COSTA SIMÕES
  • CLAUDIONEI NALLE JUNIOR
  • CRISTINA ALVES BAPTISTA
  • CRISTINA FIOREZE
  • DANIEL LIMA FONSECA
  • DARLI COLLARES
  • DÉBORA QUETTI MARQUES DE SOUZA
  • DEYSE MORGANA DAS NEVES CORREIA
  • DIOMARIO DA SILVA JUNIOR
  • EDONILCE DA ROCHA BARROS
  • ELIARA ZAVIERUKA LEVINSKI
  • EMMANUELLA APARECIDA MIRANDA
  • FABIANA HORTOLANI SARTORI
  • GILMAR DOS SANTOS SOUSA MIRANDA
  • GISELY LUZIA STROHER
  • GYLLES RICARDO STROHER
  • HELLEN
  • IVYS DE ALCÂNTARA SILVA
  • JEANE MELRIELE RODRIGUES FERREIRA
  • JOSILAINE APARECIDA PIANOSCHI MALMONGE
  • JULIANA GISELE DA SILVA NALLE
  • LILIAN APARECIDA CARNEIRO OLIVEIRA
  • MÁRCIA APARECIDA AMADOR MASCIA
  • MÁRCIA REJANE SCHERER
  • MARCOS BENTES LUNA DE CARVALHO
  • MARCUS VINÍCIUS CASTRO FARIA
  • MARIA AURORA DIAS GASPAR
  • MARIA ISABELLA LIMA GARÇÃO
  • MARIA LUIZA DE BRITTO ZEFERINO
  • MARIA PAULA CAVALCANTI CARVALHO
  • MAYARA TEODORO TAVARES
  • MICAEL BENAIC HONÓRIO SANTOS
  • NANCY RIGATTO MELLO
  • NINA ROSA VENTIMIGLIA XAVIER
  • NÚBIA ROSA BAQUINI DA SILVA MARTINELLI
  • ODAIR LEDO NEVES
  • SINTIA OTUKA ROSSI
  • VICTOR CAVALARI VIEIRA DE OLIVEIRA
  • VINICIUS DE LUNA CHAGAS COSTA

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