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Capitalismo contemporâneo e políticas educacionais 3

Publicado em 11 de junho de 2021.

Fomos surpreendidos em 2020 pela pandemia do novo coronavírus. Nesse entremeio de suspensão de atividades e de distanciamento social, fomos levados a (re)pensar as nossas relações e a forma de ver o mundo. Mesmo em 2021, com a aprovação do uso das vacinas no Brasil e com aplicação a passos lentos, seguimos um distanciamento permeado por angústias e incertezas: como será o mundo a partir de agora? Quais as implicações do contexto pandêmico para as questões sociais, sobretudo para a Educação no Brasil? Que políticas públicas são e serão pensadas a partir de agora em nosso país?

E é nesse lugar histórico de busca de respostas para as inúmeras problemáticas postas nesse período que estão os autores e autoras que compõe esse livro. Sabemos, partindo do que nos apresentaram Silva, Nery e Nogueira (2020, p. 100), que as circunstâncias do contexto pandêmico são propícias e oportunas para construção de reflexões sobre os diversos “aspectos relativos à fragilidade humana e ao seu processo de ser e estar no mundo, que perpassam por questões culturais, educacionais, históricas, ideológicas e políticas”. Essa pandemia, ainda segundo os autores, fez emergir uma infinidade de problemas sociais, necessitando assim, de constantes lutas pelo cumprimento dos direitos de todos.

Como assevera Santos (2020), desde que o neoliberalismo foi se impondo como versão dominante do capitalismo o mundo tem vivenciado um permanente estado de crise; onde a educação e doutrinação, o capitalismo, o colonialismo e o patriarcado são os principais modos de dominação ao nível dos Estados.

Nesse sentido, a pandemia, ainda segundo o autor anteriormente referenciado, veio apenas agravar a crise que a população tem vindo a ser sujeita. Esse movimento sistemático de olhar para as crises, postas na contemporaneidade, faz desencadear o que o que Santos (2020, p. 10) chamou de “[...] claridade pandêmica”, que é quando um aspecto dessa crise faz emergir outros problemas, como os relacionados à sociedade civil, ao Estado e as políticas públicas, por exemplo. É esse, ainda segundo o autor, um momento catalisador de mudanças sociais.

As discussões empreendidas neste livro, intitulado “Capitalismo Contemporâneo e Políticas Educacionais”, por terem a Educação como foco, como o próprio título sugere, torna-se um espaço oportuno de discussões e (re)pensar da Educação, considerando os diversos elementos e fatores que a intercruzam. Na direção do apontado anteriormente, é que professoras e professores pesquisadores, de diferentes instituições e países, voltam e ampliam o olhar em busca de soluções para os inúmeros problemas postos pela contemporaneidade. É um desafio, portanto, aceito por muitas e muitos que aceitaram fazer parte dessa obra.

Os autores e autoras que constroem essa obra são estudantes, professoras e professores pesquisadores, especialistas, mestres, mestras, doutores ou doutoras que, muitos, partindo de sua práxis, buscam novos olhares a problemáticas cotidianas que os mobilizam. Esse movimento de socializar uma pesquisa ou experiência cria um movimento pendular que, pela mobilização dos autores/autoras e discussões por eles e elas empreendidas, mobilizam-se também os leitores/leitoras e os incentiva a reinventarem os seus fazeres pedagógicos e, consequentemente, a educação brasileira. Nessa direção, portanto, desejamos a todos e todas uma instigante e provocativa leitura!

Américo Junior Nunes da Silva

André Ricardo Lucas Vieira

Ilvanete dos Santos de Souza

 

REFERÊNCIAS

SILVA, A. J. N. DA; NERY, ÉRICA S. S.; NOGUEIRA, C. A. Formação, tecnologia e inclusão: o professor que ensina matemática no “novo normal”. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 5, n. 2, p. 97-118, 18 ago. 2020.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

Capitalismo contemporâneo e políticas educacionais 3

DOI: 10.22533/at.ed.654211106

ISBN: 978-65-5983-165-4

Palavras chave: 1. Educação. I. Silva, Américo Junior Nunes da (Organizador). II. Vieira, André Ricardo Lucas (Organizador). III. Souza, Ilvanete dos Santos de (Organizadora). IV. Título.

Ano: 2021

Autores

  • ADALGIZA IGNACIO
  • ALUMA DOS SANTOS ALVES
  • ANA MARA COELHO DA SILVA
  • ANA PAULA VELOSO DE ASSIS SOUSA
  • ANDREA GERALDI SASSO
  • ANTONIA LUZIVAN MOREIRA POLICARPO
  • BIANCA REIS DA SILVA
  • BRUNA ALBORNOZ D'ÁVILA
  • BRUNA SOARES
  • CARLOS ALBERTO DA COSTA
  • CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA
  • CRISTIANO CHUQUIA DOS SANTOS ORRICO
  • DIRNO VILANOVA DA COSTA
  • EDICLEA MASCARENHAS FERNANDES
  • EDICLÉA MASCARENHAS FERNANDES
  • ELANA DOS SANTOS MARQUES
  • ELIZABETH RODRIGUES DE OLIVEIRA PEREIRA
  • FLAVIA VARRIOL DE FREITAS
  • GILMAR VIEIRA MARTINS
  • GLADYS DENISE WIELEWSKI
  • GLAYZER ANTÔNIO GOMES DA SILVA
  • GRASIELE MÔNIZ MENDONÇA
  • GUILHERME SOARES VIEIRA
  • HÉLIO ORRICO
  • HELOYSA HELEN DOS SANTOS COLARES
  • ISABEL LOPES VALENTE
  • JANETE TEREZINHA SCHMITZ
  • JANIELE NASCIMENTO DA SILVA
  • KALMON DA SILVA OLIVEIRA
  • KEZIA GRAZIELA DE QUEIROZ
  • LAURA PAULA DE OLIVEIRA
  • LAURENTINO XAVIER DA SILVA
  • LEARICE BARRETO ALENCAR
  • LUANE DE HOLANDA SILVEIRA
  • MARCELO MARQUES DE ARAÚJO
  • MARIA AURORA DIAS GASPAR
  • MARIANA PRADO SULLA
  • MAURO LÚCIO MOREIRA DE OLIVEIRA MARTINS
  • MICHELA RUTA
  • NAYALA NUNES DUAILIBE
  • PATRÍCIA SANTOS
  • PEDRO HENRIQUE ALVES FRANCISCO
  • PROFA MS DRA MARIA AURORA DIAS GASPAR
  • RONNY DIOGENES
  • ROSELI TERRA OLIVEIRA COSTA
  • SANDRA GARCIA NEVES
  • SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
  • SONIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
  • STEFANIA NEVES DE OLIVEIRA
  • TATIANA SCHMITZ DA SILVA
  • THALITA CAVASSANA DIAS DA FONSECA
  • THAUANY CRISTINA DE MORAES
  • THIFFANNE PEREIRA DOS SANTOS
  • VALÍCIA FERREIRA GOMES
  • WAGNER DOS SANTOS SILVA
  • WALAS LEONARDO DE OLIVEIRA

Artigos