Ebook - As formações discursivas sobre o “ser surdo” na escola inclusivaAtena Editora

E-book

1. Educação inclusiva. 2. Aluno surdo. 3. Análise do discurso. 4. Formação discu...

Livros
capa do ebook As formações discursivas sobre o “ser surdo” na escola inclusiva

As formações discursivas sobre o “ser surdo” na escola inclusiva

Esta dissertação aborda as formações discursivas sobre o ser surdo na escola inclusiva. O referencial teórico foi o da Análise do Discurso francesa, circunscrita na categoria formação discursiva. A ideia em apresentar esta temática justifica-se pelas experiências adquiridas e vivenciadas enquanto profissional tradutor/intérprete de Libras em uma das escolas onde a pesquisa foi realizada, assim como pela emergente construção dessa categoria de educação inclusiva concomitante com avanços legais na conjuntura da democratização brasileira desde 1988, a fim de se verificar a pertinência concreta dessa categoria à luz da teoria de discurso perscrutando subjacências nos discursos oficiais de estratos e classes sociais agentes dessas práticas de educação inclusiva de surdos. Teve como objetivo geral analisar o discurso sobre formações discursivas elaboradas pelos professores, alunos ouvintes e alunos surdos sobre o “ser surdo” na escola inclusiva e, como específicos, investigar a realidade dos alunos surdos na escola inclusiva; analisar as formações discursivas elaboradas pelos professores em relação ao aluno surdo na escola inclusiva; examinar as formações discursivas elaboradas pelos alunos ouvintes em relação ao aluno surdo na escola inclusiva; avaliar as formações discursivas elaboradas pelos alunos surdos a respeito da escola inclusiva. A metodologia foi a qualitativa, por se tratar de uma pesquisa acerca da eficácia do discurso a respeito de fenômeno social, enquanto a pesquisa de campo adotada foi a participante, porque se conviveu com os sujeitos pesquisados, alunos surdos e ouvintes e professores.

Ler mais

As formações discursivas sobre o “ser surdo” na escola inclusiva

  • DOI: 10.22533/at.ed.760210906

  • ISBN: 978-65-5983-176-0

  • Palavras-chave: 1. Educação inclusiva. 2. Aluno surdo. 3. Análise do discurso. 4. Formação discursiva. I. Oliveira, Sebastião Reis de. II. Título.

  • Ano: 2021

Fale conosco Whatsapp