Visualizações

52

Conceitos básicos de Design de Interação

Publicado em 14 de maio de 2021.

O livro que você tem em mãos começou a ser escrito há quase vinte anos.

Desde que comecei a tratar do tema em atividades acadêmicas, num processo que culminou com a criação do primeiro curso de especialização em Design de Interação do país em 2006 vinha nutrindo a ideia de tocar um projeto mais ousado, de difundir o Design de Interação e o Design Centrado no Usuário junto à estudantes e profissionais.

Durante o tempo em que atuei como coordenador do curso, de 2006 a 2009, o volume de trabalho me impediu de organizar as ideias e os conceitos que trabalhava em sala de aula num livro. Em 2011 eu me afastei da pós para terminar meu doutorado e, novamente, o plano de organizar as coisas em um livro foi adiado.

Este livro começou a tomar forma apenas em 2013, como parte de um projeto que tive de difundir o Design de Interação e falar da importância de pensarmos o desenvolvimento de produtos interativos tendo como foco as pessoas. A ideia se concretizou por meio de uma série de treinamentos que foram conduzidos junto a profissionais durante os anos de 2012 e 2013. O projeto se chamava inter.ativida.de e foi bem bacana conduzir as sessões do curso. Muitas ocorreram aproximando profissionais de diferentes regiões do país. Foi bem divertido.

Este livro reúne assuntos tratados naquelas sessões. Sua primeira versão foi apresentada em forma de apostilas separadas. Depois, ao terminarmos a última sessão, eu organizei a primeira versão deste livro, que ficou disponibilizada desde então em meu site.

Agora eu revisito este texto e o disponibilizo com pequenas atualizações de forma a acertar arestas e documentar conceitos que julgo serem primordiais para quem está se enveredando pelo Design de Interação. A proposta é apresentar o assunto. Conceitos básicos e que julgo serem primordiais para termos o foco nas pessoas que efetivamente utilizarão os dispositivos interativos que construímos.

Espero que seja de valia para você aquilo que está disposto nas páginas a seguir.

Quero ressaltar que este texto não pretende ser a sua referência consolidada sobre Design de Interação. Meu objetivo aqui, friso, é o de proporcionar de forma simples e com exemplos bem fáceis e práticos o que vem a ser Design de Interação e os conceitos mais básicos relacionados a este universo. Existem vários outros textos muito mais completos sobre o tema e recomendo que, para um aprofundamento, você recorra a estes trabalhos.

De qualquer forma, chamo atenção para as referências que uso. Trata-se de autores que julgo serem de fundamental leitura para quem quer trabalhar desenvolvendo soluções interativas.

Boa leitura!

Caio Cesar, 2021

Conceitos básicos de Design de Interação

DOI: 10.22533/at.ed.916211405

ISBN: 978-65-5983-091-6

Palavras chave: 1. Design de Interação. I. Oliveira, Caio Cesar Giannini. II. Título.

Ano: 2021

Autores

  • CAIO CESAR GIANNINI OLIVEIRA