Visualizações

333

Raças de Milho do Brasil e Uruguai: Diversidade e Distribuição nas Terras Baixas da América do Sul

Neste Catálogo apresentamos os resultados da classificação de raças de milho do Brasil e do Uruguai como parte das ações do Projeto “Raças de Milho das Terras Baixas da América do Sul: ampliando o conhecimento sobre a diversidade de variedades crioulas do Brasil e do Uruguai”, coordenado pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos em Agrobiodiversidade – InterABio.

A publicação exibe como tema central a diversidade de raças de milho dos dois países – suas características morfológicas, distribuição geográfica e usos principais – de um grupo de 255 variedades crioulas conservadas in situ-on farm nos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa. De forma complementar foram incluídas informações sobre o Projeto e a metodologia utilizada para classificar as raças de milho, bem como os descritores utilizados para sua caracterização.

No total foram classificadas 29 raças de milho e três complexos raciais. Destacamos que a pesquisa não contemplou os mesmos territórios das classificações realizadas na década de 1970 e, por isso, as informações contidas nesta publicação se somam à informação anterior e, não, a substitui.

Ressaltamos que investigar a diversidade de milho a partir do estudo das raças não é uma tarefa definitiva, pois a informação deve ser analisada periodicamente, quer seja realizando novas coletas, quer seja revisando e ajustando os dados já disponíveis, agregando novas informações a respeito das variedades crioulas ou até mesmo utilizando outras ferramentas de análise de dados.

Esperamos que as informações aqui apresentadas possam contribuir para o fortalecimento da conservação realizada pelos (as) agricultores (as) e suas organizações, motivando-os a continuarem exercendo o valioso papel de guardiões e guardiãs da diversidade genética do milho.

Bem vind@s ao universo das raças de milhos!

Natália Carolina de Almeida Silva

Rafael Vidal

Flaviane Malaquias Costa

Elizabeth Ann Veasey

Raças de Milho do Brasil e Uruguai: Diversidade e Distribuição nas Terras Baixas da América do Sul

DOI: 10.22533/at.ed.274212302

ISBN: 978-65-5706-827-4

Palavras chave: 1. Milho. 2. Cultivo. 3. Raças de milho. 4. Brasil. 5. Uruguai. 6. América do Sul. I. Silva, Natália Carolina de Almeida (Organizadora). II. Vidal, Rafael (Organizador). III. Costa, Flaviane Malaquias (Organizadora). IV. Título.

Ano: 2021

Autores

  • NATÁLIA CAROLINA DE ALMEIDA SILVA
  • RAFAEL VIDAL
  • FLAVIANE MALAQUIAS COSTA
  • ELIZABETH ANN VEASEY