Visualizações

326

A Educação dos Primórdios ao Século XXI: Perspectivas, Rumos e Desafios 4

Fomos surpreendidos e surpreendidas, em 2020, por uma pandemia: a do novo coronavírus. O distanciamento social, reconhecido como a mais eficiente medida para barrar o avanço do contágio, fez as escolas e universidades suspenderem as suas atividades presenciais e pensarem em outras estratégias de aproximação entre estudantes e profissionais da educação. E é a partir desse lugar de distanciamento social, permeado por angústias e incertezas típicas do contexto pandêmico, que os/as docentes pesquisadores/as e os/as demais autores/as tiveram seus escritos reunidos para a organização deste livro.

Como evidenciou Daniel Cara em uma fala na mesa “Educação: desafios do nosso tempo”, no Congresso Virtual UFBA, em maio de 2020, o contexto pandêmico tem sido uma “tempestade perfeita” para alimentar uma crise que já existia. A baixa aprendizagem de estudantes, a desvalorização docente, as péssimas condições das escolas brasileiras, os inúmeros ataques à Educação, Ciências e Tecnologias, e os diminutos recursos destinados a essas esferas são alguns dos pontos que caracterizam essa crise. A pandemia, ainda segundo Daniel Cara, só escancara o quanto a Educação no Brasil é uma reprodutora de desigualdades.

Nessas condições de produção, faz-se pertinente colocar no centro da discussão as diferentes questões educacionais, sobretudo aquelas que se entrecruzam com o contexto educacional, e que geram implicações sobre ele. Direcionar e ampliar o olhar em busca de soluções para os inúmeros problemas educacionais postos pela contemporaneidade é um desafio, desafio este aceito por muitos/as professores/as pesquisadores/as brasileiros/as, como estes/as cujos escritos compõem esta obra.

O cenário político de descuido e destrato com as questões educacionais, vivenciado recentemente, nos alerta para uma necessidade de criação de espaços de resistência. É importante que as inúmeras problemáticas que, historicamente, circunscrevem a Educação sejam postas e discutidas. Precisamos nos ouvir e sermos ouvidos/as, criando canais de comunicação – como é, inclusive, este livro – que possam provocar aproximações entre a comunidade externa, de uma forma geral, e as diversas ações que são vivenciadas no interior da escola e da universidade.

As discussões empreendidas neste volume de “A Educação, dos primórdios ao século XXI: perspectivas, rumos e desafios”, por terem a Educação como foco, produzem um espaço oportuno de discussão sobre o campo educacional, mas também um espaço de repensar esse mesmo campo em relação à prática docente, considerando os diversos elementos e fatores que a constituem, intercruzam e condicionam.

Este livro reúne um conjunto de textos originados de autores e autoras de diferentes estados brasileiros e países, e que tem a Educação como temática central, perpassando por questões de gestão escolar, inclusão, gênero, ciências e tecnologias, sexualidade,

ensino e aprendizagem, formação de professores, profissionalismo e profissionalidade, ludicidade, educação para a cidadania, política, economia, entre outros.

As autoras e os autores que constroem esta obra são estudantes, docentes pesquisadoras/pesquisadores, especialistas, mestres ou doutoras/doutores e que, partindo de sua práxis, buscam, com “novos” olhares, compreender as problemáticas cotidianas que as/os mobilizam. Esse movimento de socializar uma pesquisa ou experiência cria uma reação em cadeia, já que, pela mobilização das autoras e dos autores, pela reflexão das discussões por elas/eles empreendidas, mobilizam-se também os/as leitores/as, incentivados/as a reinventarem os seus fazeres pedagógicos e, consequentemente, a educação brasileira. Nesse movimento, portanto, desejamos a todas e todos uma leitura produtiva, engajada e lúdica!

Américo Junior Nunes da Silva

Thiago Alves França

Tayron Sousa Amaral

A Educação dos Primórdios ao Século XXI: Perspectivas, Rumos e Desafios 4

DOI: 10.22533/at.ed.489212602

ISBN: 978-65-5706-848-9

Palavras chave: 1. Educação. I. Silva, Américo Junior Nunes da (Organizador). II. França, Thiago Alves (Organizador). III. Amaral, Tayron Sousa (Organizador). IV. Título.

Ano: 2021

Autores

  • ALCIONE LINO DE ARAÚJO
  • ALINE BATISTA SOUSA
  • AMANDA KENYA GONÇALVES DOS SANTOS
  • ANA CAROLINA PINHEIRO VOLP
  • ANA LUÍSA DAMACENO MATEUS
  • ANDERSON DE MOURA LIMA
  • ANDRESSA PACÍFICO FRANCO QUEVEDO
  • ANGELA VALÉRIA DE AMORIM
  • ANGELA ZAMORA CILENTO DE REZENDE
  • ANTONIA PAULA ÉRIKA PINHEIRO SILVA
  • ARTHUR RODRIGUES DOS SANTOS
  • BRUNA FERNANDA DA SILVA VIEIRA
  • CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA CAMPOS
  • CARLOS ANTÔNIO BARBOSA FIRMINO
  • CARLOS EDUARDO MARQUES DA SILVA
  • CINARA RODRIGUES DE ALMEIDA
  • CINDY FERNANDES CINTRA
  • CRISTHIAN LOVIS
  • DIEGO DA SILVA SANTOS
  • DIRCEU DA SILVA
  • DOMINIQUE GOMES RAIOL NOBRE
  • ELISA PINHEIRO DE FREITAS
  • ESTELA LIMA PROVASI
  • GELSOMINA MARIA BIGNETTI VELOSO
  • GEORGE BEDINELLI ROSSI
  • HERVALDIR BARRETO DE OLIVEIRA
  • IGOR SIMONI HOMEM DE CARVALHO
  • ISABELLE CERQUEIRA SOUSA
  • ISABEL VICTÓRIA CORRÊA VAN DER LEY LIMA
  • JEFERSON OLIVEIRA GOMES
  • JOSÉ DE LIMA ALBUQUERQUE
  • LARISSA DE ALMEIDA REZIO
  • LEANDRO DOS SANTOS PEREIRA
  • LIDIANE SOUSA TRINDADE
  • LINDOLFO RAMALHO FARIAS JÚNIOR
  • LUCIMAR LIMA DA SILVA
  • LUÍS RODOLFO CABRAL
  • MÁRCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA
  • NEUCI CUNHA DOS SANTOS
  • PAOLA GIANOTTO BRAGA
  • PATRICIA CARLY DE FARIAS CAMPOS
  • PAULA DE CAMARGO PENTEADO
  • PEDRO HENRIQUE VILLAÇA GENTIL
  • PLÍNIO GONÇALVES FAHD
  • RAFAEL ROCHA SÁ
  • RENATO LUIZ VIEIRA DE CARVALHO
  • RETIELI DE OLIVEIRA SILVA
  • RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI
  • ROCHELE RIBAS DE OLIVEIRA
  • RONI IVAN ROCHA DE OLIVEIRA
  • SABRINA DAYANI GOMES DA SILVA
  • TARCIARA FREIRE NEIVA ROCHA
  • TERCIA ZAVAGLIA TORRES
  • THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO
  • VALQUÍRIA MARÇAL E SILVA
  • VIVIANE CHUNQUES GERVASONI
  • WALTON DANTAS DE OLIVEIRA JUNIOR
  • WEBERTON VINICIUS DIAS
  • WILLIANA CARLA SILVA ALVES

Artigos