Visualizações

320

Prospecção do Uso da Biomassa Florestal para Finalidades Energéticas no Brasil

Este livro é resultado da dissertação de mestrado da primeira autora, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UDESC. A pesquisa foi desenvolvida para atender a uma demanda relacionada ao futuro da biomassa florestal no Brasil, em especial, nas regiões chamadas de “novas fronteiras” no que tange à expansão da produção de florestas para finalidades energéticas. O escopo inicial da pesquisa foi desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa “Avaliação socioeconômica e ambiental da produção florestal de eucalipto em regiões de novas fronteiras”, coordenado pela EMBRAPA Florestas.

Assim, o objetivo do presente livro é apresentar um estudo de prospecção sobre o comportamento futuro do uso da biomassa florestal para finalidades energéticas no Brasil, considerando também as diferentes regiões e estados da federação. De forma mais detalhada, são apresentados:

• Tendências relacionadas ao uso da biomassa florestal para energia, de modo a auxiliar à formulação de políticas públicas e orientar à tomada de decisões.

• Os principais fatores críticos relativos ao uso da biomassa florestal para fins energéticos considerando as áreas de pesquisa, mercado, cogeração de energia, empresa do ramo florestal e produção de papel e celulose;

• As demandas de tecnologia, de capacitação e pesquisa que visem o desenvolvimento dessa fonte de energia renovável no Brasil;

• As potencialidades do uso de biomassa florestal para finalidades energéticas nos próximos anos (até 2030).

Organizamos o texto em 5 capítulos, sendo que uma introdução ao assunto, considerando um panorama geral do uso de biomassa florestal para energia é apresentado no primeiro capítulo. O segundo capítulo apresenta os procedimentos metodológicos empregados no estudo de prospecção futura, desde a elaboração do questionário, seleção dos especialistas, envio e recebimento dos dados e, por fim, o tratamento estatístico aos mesmos. Os resultados são apresentados no capítulo 3 e está dividido em 4 subseções: diagnóstico dos especialistas entrevistados; prospecção para a situação brasileira; prospecção para as regiões brasileiras e prospecção para os estados brasileiros. No quarto capítulo, os dados são discutidos considerando o cenário energético brasileiro. As conclusões do trabalho, reunindo os principais resultados obtidos e recomendações para pesquisas futuras, são apresentadas no quinto capítulo.

Esperamos que esta obra contribua com informações para tomada de decisões, quer seja no âmbito público ou privado, quer seja por profissionais ligados ao setor produtivo ou pesquisadores, como também por estudantes e outros setores relacionados, no intuito de contribuir para a melhoria do desempenho econômico, social e ambiental deste importante setor da economia brasileira.

Os autores.

Prospecção do Uso da Biomassa Florestal para Finalidades Energéticas no Brasil

DOI: 10.22533/at.ed.366211202

ISBN: 978-65-5706-836-6

Palavras chave: 1. Biomassa vegetal. 2. Biocombustíveis. 3. Biomassa Florestal. 4. Energia de Biomassa. I. Baesso, Tamires Nedel. II. Simioni, Flávio José. III. Buschinelli, Cláudio Cesar de Almeida. IV. Título.

Ano: 2021

Autores

  • TAMIRES NEDEL BAESSO
  • FLÁVIO JOSÉ SIMIONI
  • CLÁUDIO CESAR DE ALMEIDA BUSCHINELLI
  • JOSÉ MAURO MAGALHÃES ÁVILA MOREIRA