Visualizações

126

Uma Plataforma Digital para o Emprego das Competências e Habilidades propostas pela nova BNCC nas Avaliações de Matemática

As diferentes abordagens sobre educação não conseguem ser suficientes diante da complexidade do planejamento do professor em sala de aula e os desafios que se apresentam constantemente, sejam novos ou recorrentes, exigem soluções específicas e alternativas positivas. Ao longo do processo de ensino, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, ou seja, estabelecer aprendizagens essenciais onde os estudantes consigam desenvolver esse processo de forma satisfatória.

Deparar-se com situações-problema faz parte do cotidiano na área da educação. Os professores hoje, em determinados casos, não estão aplicando atividades que proporcionem uma análise do que o aluno apresenta como características necessárias para se realizar uma atividade e garantir a sua qualidade. Qualidade esta que pode ser garantida também como uma forma de avaliação e a sua eficácia no dia-a-dia escolar tem se destacado com fator predominante, amplamente discutido quanto a sua forma de desenvolvimento.

Em sua essência, a avaliação caracteriza-se como um instrumento eficaz e essencial para verificar o progresso do aprendizado do estudante e fornece informações imprescindíveis para a tomada de decisão do professor. A eficácia desse instrumento está diretamente atrelada à capacidade do professor de elaborar a avaliação e interpretar seus resultados. No entanto, com o cenário atual da educação no Brasil, em especial o setor público, o professor, na maioria dos casos, tem dificuldade em explorar a eficácia deste instrumento no processo de ensino-aprendizagem, principalmente em função da alta carga horária em sua jornada semanal e do número de alunos sob sua responsabilidade. Aliado a isso, a forma mais comum adotada pelo professor para o auxiliar na interpretação dos resultados de suas avaliações é a tabulação das notas dos alunos em papel ou em uma planilha eletrônica, processo que, em geral, não fornece informações qualitativas que o auxilie na interpretação dos resultados.

Não bastasse estas considerações, outro aspecto relevante no contexto da avaliação foi o lançamento da versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018. 

A BNCC é um documento governamental normativo criado com o intuito de definir um conjunto de aprendizagens essenciais, compostas por competências e habilidades, que deve ser desenvolvido pelos alunos ao longo do período que contempla a educação básica.

As escolas e redes de ensino tiveram até o final de 2019 para adequarem seus currículos para trabalhar com a BNCC, cujo meta foi a formulação e adaptação dos currículos locais, adaptação dos materiais didáticos, formação e orientação dos professores e criação de novos recursos alinhados à proposta do Ministério da Educação.

A partir da implantação da BNCC, os professores deverão ser capazes de avaliar os estudantes segundo as competências e habilidades definidas para cada área de ensino e estar atento à evolução do aluno segundo a proposta implementada. Diante deste cenário, este livro objetiva apresentar uma proposta de avaliação diferenciada, de acordo com as competências e habilidades da BNCC de tal forma que os profissionais do ensino tenham informações significativas sobre o desempenho dos alunos lançadas ao estudante e consigam implementar melhorias para a eficácia da avaliação no processo de ensinoaprendizagem.

Fabio André Garaluz dos Santos

Greicy Nayara Pazini Zagui

Rafael Liberato Roberto

Flávia Aparecida Reitz Cardoso

Uma Plataforma Digital para o Emprego das Competências e Habilidades propostas pela nova BNCC nas Avaliações de Matemática

DOI: 10.22533/at.ed.185210801

ISBN: 978-65-5706-718-5

Palavras chave: 1. Tecnologia da Informação. 2. Plataforma Digital. 3. BNCC. 4. Matemática. 5. Avaliação. I. Santos, Fabio André Garaluz dos. II. Zagui, Greicy Nayara Pazini. III. Roberto, Rafael Liberato. IV. Título.

Ano: 2021

Autores

  • FABIO ANDRÉ GARALUZ DOS SANTOS
  • GREICY NAYARA PAZINI ZAGUI
  • RAFAEL LIBERATO ROBERTO
  • FLÁVIA APARECIDA REITZ CARDOSO