Visualizações

427

Anatomia e Identificação da Madeira de 90 Espécies Tropicais comercializadas em São Paulo

O termo anatomia é derivado da palavra grega anatomé, que significa incisão ou dissecação, tendo como referência o estudo da organização e da estrutura dos seres vivos. A Anatomia Vegetal, por sua vez, é o ramo da botânica que se dedica a estudar de que forma as células, os tecidos e os órgãos das plantas estão organizados, enquanto que a Anatomia de Madeira ocupa-se com o estudo dos variados tipos de células que compõem o lenho, bem como sua organização, função e peculiaridades estruturais que tenham relação com a atividade biológica do vegetal (BURGER e RICHTER, 1991).

A estrutura anatômica do lenho é composta por um conjunto heterogêneo de diferentes tipos de células e tecidos, apresentando propriedades específicas importantes no desempenho de funções vitais para a planta que podem estar relacionadas à condução, armazenamento e transporte de substâncias nutritivas, além de sustentação do corpo vegetal.

Com relação às mais diversas finalidades de utilização da madeira, o estudo da Anatomia da Madeira também se mostra fundamental para indicação do correto emprego das diferentes espécies lenhosas, apontando as melhores características para determinada utilização, bem como na separação de espécies semelhantes que podem apresentar comportamento distinto quando empregadas para fins estruturais. Além disso, embora toda madeira seja proveniente do tecido xilemático, originado no crescimento secundário das plantas, nem todas as espécies arbóreas possuem interesse comercial, necessitando de estudos anatômicos para determinação do potencial madeireiro de cada espécie.

Anatomia e Identificação da Madeira de 90 Espécies Tropicais comercializadas em São Paulo

DOI: 10.22533/at.ed.973210801

ISBN: 978-65-5706-697-3

Palavras chave: 1. Madeira. 2. Anatomia da madeira. 3. Floresta Amazônica. 4. Madeiras tropicais. I. Santini Junior., Luiz. II. Florsheim, Sandra Monteiro Borges. III. Tommasiello Filho, Mario. IV. Título.

Ano: 2021

Autores

  • LUIZ SANTINI JR.
  • SANDRA MONTEIRO BORGES FLORSHEIM
  • MARIO TOMMASIELLO FILHO