Visualizações

67

Elaboração de Catálogo sobre os Recursos Materiais de Tecnologia Assistiva e Materiais Adaptados disponíveis nas Escolas Municipais de Niterói

O uso da Tecnologia Assistiva na Educação de Alunos com Deficiência tem se mostrado um precioso recurso de apoio e suporte ao processo ensino- aprendizagem em todos os níveis de ensino na Educação Básica, representando uma ferramenta pedagógica indispensável ao percurso acadêmico de alunos com deficiência. A Rede Municipal de Educação do Município de Niterói têm em sua composição 92 escolas, distribuídas em 7 Polos. O objetivo do presente estudo foi quantificar; classificar a existência de materiais e recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis para os alunos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Educação de Niterói, além de conhecer o perfil dos profissionais responsáveis pela Sala de Recursos. A proposta metodológica foi o da Pesquisa-Ação, cujo aporte teórico foi Michael Thiollent. A Pesquisa - Ação tem por objetivo, conhecer uma determinada realidade social, na qual prevê a participação dos interessados em torno de uma questão real e que pretende contribuir para a qualidade da prática pedagógica na educação.

Dessa forma, foi realizado um levantamento dos recursos materiais existentes na Oficina de Tecnologia Assistiva/Fundação Municipal de Educação, bem como nas escolas da Rede Municipal de Educação localizadas nos Polos 6 e 7.   

A escolha de tais Polos deu-se pelo fato da pesquisadora atuar no Polo 6  e a opção por dois Polos diferentes, abrangendo dessa forma bairros distintos, ocorreu para que a pesquisa demonstrasse o AEE na Sala de Recursos, e os recursos disponíveis, favorecendo assim, a análise dos dados dentro de um contexto diverso e de realidades tão distintas das 14 escolas do campo de pesquisa. A coleta de dados para traçar o perfil do profissional que atua na Sala de Recursos foi realizada por meio de questionário e entrevista semiestruturada. O levantamento e a análise dos dados coletados deu-se por meio do método misto quanti-qualitativo. Os dados colhidos com a aplicação do questionário e as respostas nas entrevistas foram analisados e tabulados juntamente com as informações obtidas e as respectivas observações feitas pelos professores. Para a produção do catálogo, foram feitos registros fotográficos dos recursos existentes nas salas de recursos investigadas e na Oficina de Tecnologia Assistiva da Fundação Municipal de Educação de Niterói, cujos recursos materiais estão disponibilizados para o trabalho no Atendimento Educacional Especializado, junto aos alunos com deficiência. O que possibilitou uma visão concreta do real cenário em que se encontram os alunos e dos meios disponibilizados para o seu desenvolvimento em cada unidade escolar visitada. O catálogo tem como principal objetivo viabilizar o fácil acesso e consulta dos professores, contribuindo para que eles possam aplicar tais recursos no seu dia a dia, nas intervenções junto aos alunos com deficiência.

Elaboração de Catálogo sobre os Recursos Materiais de Tecnologia Assistiva e Materiais Adaptados disponíveis nas Escolas Municipais de Niterói

DOI: 10.22533/at.ed.843201112

ISBN: 978-65-5706-684-3

Palavras chave: 1. Educação Especial. 2. Alunos com deficiência. 3. Tecnologia Assistiva. 4. Escolas Municipais de Niterói-RJ. I. Bandeira, Paola Martins Bagueira Pinto. II. Gomes, Suzete Araujo Oliveira. III. Título.

Ano: 2020

Autores

  • PAOLA MARTINS BAGUEIRA PINTO BANDEIRA
  • SUZETE DE ARAÚJO OLIVEIRA GOMES