Visualizações
341

O contexto social, histórico e cultural contemporâneo, fortemente marcado pela presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC, entendidas como aquelas que têm o computador e a internet como instrumentos principais, gera demandas sobre a escola e sobre o trabalho docente. Não se trata de afirmar que a presença das tecnologias na sociedade, por si só, justifica sua integração à educação, mas de considerar que os nascidos na era digital têm um perfil diferenciado e aprendem a partir do contexto em que vivem, inclusive fora da escola, no qual estão presentes as tecnologias.
É nesta sociedade altamente complexa em termos técnico-científicos, que a presença da Matemática, alicerçada em bases e contextos históricos, é uma chave que abre portas de uma compreensão peculiar e inerente à pessoa humana como ser único em sua individualidade e complexidade, e também sobre os mais diversos aspectos e emaranhados enigmáticos de convivência em sociedade. Convém salientar que a Matemática fornece as bases do raciocínio e as ferramentas para se trabalhar em outras ciências. Faz-se necessário, portanto, compreender a importância de se refletir sobre as estratégias pedagógicas utilizadas no ensino desta ciência.
Ensinar Matemática não se limita em aplicação de fórmulas e regras, memorização, aulas expositivas, livros didáticos e exercícios no quadro ou atividades de fixação, mas necessita buscar superar o senso comum através do conhecimento científico e tecnológico. Importante, nos processos de ensino e aprendizagem matemática priorizar e não perder de vista o prazer da descoberta, algo peculiar e importante no processo de matematizar. Isso, a que nos referimos anteriormente, configura-se como um dos principais desafios do educador matemático.
A prática pedagógica intrínseca ao trabalho do professor é complexa, e buscar o “novo” exige o enfrentamento de situações inusitadas. Como a formação inicial representa a instância formadora dos esquemas básicos, a partir dos quais são desenvolvidas outras formas de atuação docente, urge analisá-la a fundo para identificar as problemáticas que implicam diretamente no movimento de profissionalização do professor que ensina matemática.
É neste sentido, que o livro “Investigação, Construção e Difusão do Conhecimento em Matemática”, em seu volume 2, reúne trabalhos de pesquisa e experiências em diversos espaços, como a escola por exemplo, com o intuito de promover um amplo debate acerca das variadas áreas que o compõe.
Por fim, ao levar em consideração todos esses elementos, a importância desta obra, que aborda de forma interdisciplinar pesquisas, relatos de casos e/ou revisões, refletem-se nas evidências que emergem de suas páginas através de diversos temas que suscitam não apenas bases teóricas, mas a vivência prática dessas pesquisas.
Nessa direção, portanto, desejamos a todas e a todos uma boa leitura!
Prof. Dr. Américo Junior Nunes da Silva
Prof. Me. André Ricardo Lucas Vieira
Profa. Dra. Mirian Ferreira de Brito
Investigação, Construção e Difusão do Conhecimento em Matemática 2
DOI: 10.22533/at.ed.102201012
ISBN: 978-65-5706-610-2
Palavras chave: 1. Matemática. 2. Conhecimento. I. Silva, Américo Junior Nunes da (Organizador). II. Vieira, André Ricardo Lucas (Organizador). III. Brito, Mirian Ferreira de (Organizadora). IV. Título.
Ano: 2020
Autores
- ALESSANDRA MAUÉS QUARESMA
- ALLANNY KARLA BARBOSA VASCONCELOS
- AMÉRICO JUNIOR NUNES DA SILVA
- ANTONIO JOSE MELO DE QUEIROZ
- BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA
- CARLA MALDONADO IVANKOVIC
- CRISLAINE PEREIRA ANTUNES
- ELDON RICARDO SOUZA PEREIRA
- EUSOM PASSOS LIMA
- FRANCISCO CLEUTON DE ARAUJO
- GILMAR DOS SANTOS BATISTA
- GILVAN DE SOUZA MARQUES
- HISLLEY FEITOSA MENESES
- ILVANETE DOS SANTOS DE SOUZA
- IZABEL CRISTINA GEMAQUE PINHEIRO
- JESUS CARLOS DA MOTA
- JOSE CARLOS PIÑERO CHARLO
- JULIO ROBSON AZEVEDO GAMBARRA
- KAROLINE DE SARGES FONSECA
- KAROLLAYNE STEFANNY DE FARIAS HOLANDA
- LEONARDO POSPICHIL LIMA NETO
- LISANDRO BITENCOURT MACHADO
- MARIA DE FÁTIMA PEREIRA DE SOUSA LIMA FERNANDES
- MARIA ISABEL PITEIRA DO VALE
- MARIA TERESA COSTADO DIOS
- MAURO SÉRGIO SANTOS DE OLIVEIRA
- MAYANNA CAYRES OLIVEIRA
- RENAURA MATOS DE SOUZA
- RÔMULO DAMASCLIN CHAVES DOS SANTOS
- SELMA DE NAZARÉ VILHENA MACHADO
- SIMEI BARBOSA PAES
- VALTERCIO DE ALMEIDA CARVALHO
Artigos
- ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO DOS PRINCIPAIS MÉTODOS DE CONTAGEM NÃO ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO
- A RESOLUÇÃO DE TAREFAS MATEMÁTICAS EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM POR ALUNOS DO ENSINO ELEMENTAR
- A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA DE ÁREA E PERÍMETRO DAS FIGURAS PLANAS
- CURRÍCULO E FORMAÇÃO MATEMÁTICA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: O DESAFIO DOS ANOS INICIAIS
- DIMENSÕES EM Z AO ALCANCE PARA TODOS: UMA GENERALIZAÇÃO DA GEOMETRIA
- ENTENDIMENTOS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O USO [OU NÃO] DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
- MATHEMATICAL MODELING AND BIDIMENSIONAL SIMULATION OF THE NAVIER-STOKES EQUATIONS FOR TURBULENT FLOW IN INCOMPRESSIBLE NEWTONIAN FLUIDS AROUND ISOTHERMAL GEOMETRIES
- MÉTODOS DIRETOS E ITERATIVOS PARA SOLUÇÃO DO SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES AX = B: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO
- O PERCURSO PROFISSIONAL DE MANFREDO PERDIGÃO DO CARMO E A GEOMETRIA DIFERENCIAL NO BRASIL
- O USO DE JOGOS E DINÂMICAS EM GRUPO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA PRÁTICA NO PRIMEIRO ESTÁGIO
- PERFIL DE UNIÃO DAS TURMAS DE MATEMÁTICA LICENCIATURA DA UFAL CAMPUS ARAPIRACA
- PROCESO COORDINADO DE FORMACIÓN DE MAESTROS DEL GRADO DE EDUCACIÓN PRIMARIA
- Séries Infinitas