Ebook - Geropedagogia: Educar para EnvelhecerAtena Editora

E-book

1. Gerontologia. 2. Envelhecimento. 3. Gerontologia Educacional. 4. Pedagogia do...

Livros
capa do ebook Geropedagogia: Educar para Envelhecer

Geropedagogia: Educar para Envelhecer

Impulsionada pela mudança demográfica brasileira que se evidenciou nas últimas décadas do século passado e, pelo exato momento em que estou vivenciando o meu processo de envelhecimento, hei de estar o de “ter” clareza de que a presente proposta - GEROPEDAGOGIA – Educar para se envelhecer, situar-se-á realisticamente na trajetória própria de minhas experiências para adoção do novo estilo de vida de envelhecer bem e, como educadora, proponho este projeto, não de caráter acadêmico ou científico, mas de natureza programática educativa. 

Somada a minha longa história de ser educadora e, na fase atual da minha vida, sinto a necessidade de sistematizar um novo projeto de vida, na perspectiva atual do envelhecimento humano, como proposta pedagógica susceptível de contínua reflexão teórica para uma ação pragmática, considerando os pressupostos do processo do envelhecimento e, esperando, também para que aja revisão permanente dos objetivos educacionais aliadas as concepções e ações do envelhecer. Em outras palavras, propor uma Pedagogia do Envelhecimento colocando a pessoa idosa como a protagonista do seu processo de envelhecimento.

Para tanto, inicia-se este trabalho com uma visão de que o envelhecimento deva ser visto como  fase de desenvolvimento humano, assim como foi a infância, adolescência e até quando o indivíduo chega ao  estágio de maturidade biopsicossocial bem ou mal. A trajetória humana ao longo do ciclo vital é construída culturalmente e experimentada de forma singular. Cada indivíduo carrega as marcas do seu estilo de vida (saudável ou não) contingenciado pela sua história de vida que culmina com o seu modo de envelhecer. Cada fase do desenvolvimento humano determina e prediz as possibilidades no momento posterior - envelhecemos como vivemos. Outro fio condutor para o envelhecimento positivo, é a ancoragem à saúde, aos vínculos e ao engajamento em relações significativas (poder contar com familiares e amigos), mas, há aqueles que optem pela solidão, morar sozinho – sempre como resultado de escolhas próprias e, nunca pelo abandono deliberado da família ou da sociedade. 

Por esses motivos, proponho uma pedagogia, aqui denominada de GEROPEDAGOGIA, na possibilidade de vir a ser incorporada a Gerontologia Educacional, vislumbrando as seguintes finalidades:

• Ação geroeducativa do bem-estar do idoso com aquisição de competências e novas habilidades para aprender a envelhecer;

• Formação social do indivíduo para envelhecer;

• Programa pedagógico para a educação (formal ou informal) dos idosos. 

Pensando assim, justifica-se este projeto, a GEROPEDAGOGIA - Educar para Envelhecer, que sinalizará e se concretizará na dinâmica exigida por um programa da Gerontologia Educacional na perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar com a Educação de idosos, em espaços formais ou informais, bem como autodidática do aprendiz-idoso.

Logo, a GEROPEDAGIA situar-se-á entre a Gerontologia e a Educação como uma Pedagogia do Envelhecimento. 

Boa Leitura!

Ler mais

Geropedagogia: Educar para Envelhecer

  • DOI: 10.22533/at.ed.171202311

  • ISBN: 978-65-5706-617-1

  • Palavras-chave: 1. Gerontologia. 2. Envelhecimento. 3. Gerontologia Educacional. 4. Pedagogia do Envelhecimento. 5. Longevidade. 6. Envelhecimento Ativo. 7. Geropedagogia. I. Carvalho, Teresinha Augusta Pereira de. II. Título.

  • Ano: 2020

Fale conosco Whatsapp