Coletânea de Estudos da Assistência à Grupos Prioritários na Atenção Primária à Saúde

Proferir algumas palavras desta obra me traz toda a honra e felicidade por fazer parte do meio de profissionais tão gabaritados e competentes que idealizaram o livro intitulado Coletânea de estudos da assistência à grupos prioritários na Atenção Primária à Saúde. Sua leitura remeterá a uma perspectiva pouco explorada, visto que as temáticas selecionadas apresentam um arcabouço de evidências científicas indispensáveis para uma assistência qualificada.

Este compilado é fruto de um extrato de monografias de alunos do Curso de Enfermagem do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA) orientadas pelo organizador do livro, o professor Msc José de Ribamar Ross. Falar sobre o organizador é falar de dedicação, amor à profissão e ética.

O livro apresenta-se organizado em cinco capítulos com abordagem atual e inovadora, trazendo á luz a reflexão de um grupo de pesquisadores que se dedica ao desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria da qualidade da assistência. Os capítulos são, a saber: Estratégias para o rastreamento populacional do câncer de colo de útero e de mama; Tempo de diagnóstico e tratamento de mulheres com câncer; Expressões de homens sobre o toque retal; Rastreamento de fatores de risco para doenças cardiovasculares em mulheres de comunidades quilombola e Falando sobre LGBTfobia no contexto escolar.

Cada capítulo traz uma abordagem teórica e metodológica relacionados às diferentes temáticas como o câncer de colo do útero, mama e próstata; comunidades quilombolas e LGBT, constituindo-se uma importante fonte de consulta para estudiosos da área e afins, tendo em vista que demonstram a relevância de uma produção original e inovadora. Os resultados deste estudo remetem à questão da necessidade de os profissionais estarem preparados para atender cada indivíduo e suas peculiaridades, respeitando-o na sua diversidade.

Esta obra certamente irá orientar alunos, profissionais, e estudiosos da área para auxiliarem às “boas práticas” na atuação profissional. Portanto, convido os leitores a direcionarem seus olhares para a experiência pautada no cuidado holístico, humanizado e sensível. Que este estudo sirva para a ampliação de discussão das temáticas supracitadas, e sensibilize-nos para a avaliação das nossas próprias condutas durante as nossas atividades laborais.

Teresina, 29 de julho de 2020.

Profa Msc Natália Pereira Marinelli

Professora do Colégio Técnico de Teresina

Universidade Federal do Piauí

Coletânea de Estudos da Assistência à Grupos Prioritários na Atenção Primária à Saúde

DOI: 10.22533/at.ed.945201811

ISBN: 978-65-5706-594-5

Palavras chave: 1. Saúde. 2. Aspectos sociais. 3. Assistência. 4. Grupos prioritários. 5. Atenção primária à saúde. I. Ross, José de Ribamar (Organizador). II. Título.

Ano: 2020

Autores

  • BRENO DE OLIVEIRA FERREIRA
  • GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS
  • INDEXAR
  • JOCIEL FERREIRA COSTA
  • JOSE DE RIBAMAR ROSS
  • JOSÉ DE RIBAMAR ROSS
  • KARIN VIEGAS
  • MOIZÉS ALVES DE ALMEIDA NETO
  • NATALIA PEREIRA MARINELLI
  • RAIMUNDA THAYS CARDOSO DOS SANTOS
  • RIVANE SOUSA DA SILVA