Visualizações
85

O homem sempre buscou na natureza, esse rico conjunto de elementos envolvendo mares, rios, lagos, terras, flora e fauna, sua capacidade de sobrevivência. Primitivamente caçando e coletando, vivendo no nomadismo até o surgimento das primeiras comunidades, quando sua capacidade e habilidades lhe permitiram perceber que não havia mais necessidade de tantos deslocamentos. A ideia de recurso como insumo estava clara. Havia abundância de materiais e com adequação ferramental a vida evoluía. Era o início de conquistas e realizações na área do conhecimento humano. Ocorriam, portanto, os primeiros passos no campo da experimentação científica, fato que permitiu, ao longo do tempo, a expansão da visão de mundo, bem como o domínio e controle cada vez mais maior dentro de uma vida já em sociedade.
Dentre as várias áreas do saber que evoluíram desde então, surge a engenharia como uma grande aplicadora desse conhecimento, transformando os recursos naturais ou gerando bens que são necessários e largamente utilizados para o desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, a técnica, a metodologia e a instrumentação no mundo são uma constante e embasam toda a vida humana contemporânea. E tomada, então, como referencial, a tecnologia requer um olhar atento sobre o qual o trabalho repousa. Atualmente, o método científico tende a ser dominante e hegemônico, caracterizando-se por uma ciência experimental, por isso, a instrumentação e a medição são formas de garantir a confiabilidade de resultados. Para tal e perante tantas possibilidades de materiais, técnicas e ensaios, é necessário aprender a lidar com o novo que emerge a cada momento. Um dos paradigmas da educação que se aplica, nesse caso, é a formação de profissionais sobretudo na área tecnológica não apenas dotando-os de elementos técnicos para dominar uma realidade, mas permitindo-lhes compreender o significado e tendências dessa mesma realidade.
Nesse sentido, esta publicação é uma modesta contribuição a esse processo de formação e todos capítulos são oriundos de atividades de pesquisas desenvolvidas e conduzidas diretamente pelos autores.
Os organizadores desejam expressar agradecimentos a todos que graciosamente se dispuseram a colaborar nesta publicação e esperam que a leitura possa ser enriquecedora e fonte de inspiração.
Edna Alves Oliveira
Luiz Antônio Melgaço Nunes Branco
Belo Horizonte, agosto/2020
Tecnologia em Materiais e Processos Construtivos
DOI: 10.22533/at.ed.891201811
ISBN: 978-65-5706-589-1
Palavras chave: 1. Tecnologia. 2. Materiais e processos construtivos. I. Oliveira, Edna Alves (Organizadora). II. Branco, Luiz Antônio Melgaço Nunes (Organizador). III. Título.
Ano: 2020
Autores
- ADRIANO DE PAULA E SILVA
- ALDO GIUNTINI DE MAGALHÃES
- ANDRÉ RICARDO DE SOUZA
- CRISTIANE MACHADO PARISI JONOV
- CYNARA FIEDLER BREMER
- DANIELLE MEIRELES DE OLIVEIRA
- EDNA ALVES OLIVEIRA
- GLÁUCIA NOLASCO DE ALMEIDA MELLO
- JAMILE SALIM FUINA
- JOÃO BATISTA SANTOS DE ASSIS
- JULIANA MOREIRA SENNA GUIMARÃES
- JULIANA SENNA GUIMARÃES
- LUIZ ANTÔNIO MELGAÇO NUNES BRANCO
- LUIZ BRANCO
- MARIANA TONINI DE ARAUJO
- PRISCILA SALVADOR SANTOS
- SAMUEL ÂNGELO SANTIAGO
- SÉRGIO GERALDO DOS REIS JÚNIOR
- SIDNEA ELIANE CAMPOS RIBEIRO
Artigos
- Análise do ciclo de vida energético de uma habitação por meio de três métodos construtivos
- AVALIAÇÃO DA MICROESTRUTURA E DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DO CONCRETO COM INCORPORAÇÃO DE BACTÉRIAS DO GÊNERO BACILLUS SUBTILIS
- Comportamento ao cisalhamento de mini paredes executadas com blocos encaixáveis de solo cimento
- ESTUDOS DE IMPLANTAÇÃO DE COBERTURAS VERDES EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE
- PLANEJAMENTO DE CRONOGRAMAS FÍSICO FINANCEIROS UTILIZANDO LINHA DE BALANÇO E TECNOLOGIA BIM
- POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO DE ARGAMASSA E CONCRETO COM RESIDUOS DE MARMORES E GRANITOS
- TIJOLITO – SISTEMA AG CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA
- VERIFICAÇÃO DO DESEMPENHO ACÚSTICO DE PAINÉIS PRÉ-FABRICADOS MISTOS EM CONCRETO E BLOCO CERÂMICO PARA VEDAÇÃO