Visualizações
123

A Atena Editora apresenta o e-book “Ciências Sociais Aplicadas: Organizações, inovações e sustentabilidade”, são ao todo trinta e seis artigos dispostos em dois volumes.
As pesquisas apresentadas congregam esforços de análises e reflexões relevantes sobre a sociedade contemporânea, especialmente no que se refere as relações conflituosas entre inovação e sustentabilidade e a busca de estratégias para resolução destes conflitos.
Os artigos que compõem o volume 1 possibilitam ao leitor o acesso pesquisas relacionadas às políticas públicas, relações políticas, questões de gênero, capital, renda e processos organizacionais. Os temas são abordados a partir de categorias de análise relevantes para a compreensão das relações que permeiam a sociedade brasileira, como a cordialidade, o patrimonialismo e a representatividade.
Ainda no volume 1, destaca-se que os temas são tratados de forma a considerar a importância e impactos da democracia ou da fragilidade desta diante da falta de representatividade, possibilidades de participação e tomada de decisão. Sendo considerado nestes aspectos as disputas de classe e reconhecendo-se os impactos diretos para as questões de gênero, raciais, de acessibilidade, mobilidade e exclusão financeira.
As pesquisas apresentadas no volume 2 do e-book estão vinculadas a duas temáticas centrais, o primeiro é sustentabilidade e meio ambiente, com estudos que tratam sobre a relação da temática com a produção do lixo, o consumo, práticas sustentáveis, processos participativos, tomadas de decisão e comunidades tradicionais. Por outro viés, a temática sustentabilidade e meio ambiente é também analisada a partir da responsabilidade social diante das problemáticas apresentadas pelo agronegócio e sistema empresarial e impactos destes para o meio ambiente.
Para finalizar, são apresentados artigos que contribuem para a reflexão sobre a relação entre inovação e sustentabilidade em processos educacionais através do uso de bibliotecas, contações de histórias, alfabetização digital e funções de linguagem.
Com temática contemporânea e imprescindível para as relações estabelecidas nos diferentes aspectos da vida social, espera-se com os artigos apresentados contribuir para o reconhecimento de desafios e estratégias construídas coletivamente, bem como, para novas análises da temática e com diferentes perspectivas teóricas.
Boa leitura a todos e a todas.
Dra. Luciana Pavowski Franco Silvestre
Ciências Sociais Aplicadas: Organizações, Inovações e Sustentabilidade 2
DOI: 10.22533/at.ed.570201911
ISBN: 978-65-5706-557-0
Palavras chave: 1. Ciências Sociais. 2. Organizações. 3. Inovações. 4. Sustentabilidade. I. Silvestre, Luciana Pavowski Franco (Organizadora). II. Título.
Ano: 2020
Autores
- ALBA SIMON
- ALINE DA SILVA MOREIRA
- ALTACIR BUNDE
- AMANDA FRICK
- ANA MARIA MOTTA RIBIERO
- BEATRIZ NASCIMENTO GOMES
- CAMILLA HELENA DA SILVA
- CARLOS CINI MARCHIONATTI
- CAROLINA MERIDA
- CAROLINA WEILER THIBES
- CRISTIANE RAMSCHEID FIGUEIREDO
- CRISTINA MARIA PEREIRA ROSA GONÇALVES
- DANIELA ARAÚJO DOS ANJOS
- DAVID VERNON VIEIRA
- ELIVANIA CRISTINA DE ASSIS ANANIAS
- ELIZETI TEREZINHA CASER ROCHA
- FERNANDA DE BARROS BOAVENTURA
- FERNANDA DOS SANTOS TRINDADE
- FRANCINE CANSI
- INÁCIO FERREIRA FAÇANHA NETO
- JESÚS ESTRADA GARCÍA
- JOÃO GABRIEL LIMA COSTA
- JORGE A ROMERO-HIDALGO
- JOSANNE CRISTINA RIBEIRO FERREIRA FAÇANHA
- LAONE LAGO
- LARA VITÓRIA PINTO ESPÍNDOLA
- LEONARDO ALEJANDRO GOMIDE ALCÂNTARA
- LITON LANES PILAU SOBRINHO
- LUCIA HELENA DE OLIVEIRA
- LUCIANO ZILLE PEREIRA
- LUCIENE CRISTINA DE ASSIS
- MAGDA DE SÁ NUNES
- MARCELINO CONTI DE SOUZA
- MARIA DAIANE DE OLIVEIRA LIMA
- MARIA GRACINDA CARVALHO TEIXEIRA
- MARIA IVETE TREVISAN FOSSÁ
- MARIA VILANI LOPES LIMA
- NEUSA CHRISTINA SOARES SANTOS
- PAULA C ISIORDIA-LACHICA
- RICARDO ALBERTO RODRÍGUEZ CARVAJAL
- RODOLFO BEZERRA DE MENEZES LOBATO DA COSTA
- ROGÉRIO GERALDO ROCCO
- TAMIREZ DORNELLES PIRES GRAMMATIKOPOULOS
- VERA LÚCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
- VERONICA SOARES DOS SANTOS
- WAGNER DE OLIVEIRA RODRIGUES
- WILSON MADEIRA FILHO
Artigos
- A BIOLOGIA DO CONHECIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COGNITIVAS.
- A disseminação de informação e o papel social da biblioteca pública: relato do curso de Alfabetização Digital para Mulheres na Biblioteca Pública do Espírito Santo
- A DOCÊNCIA E OS DILEMAS DO ESTRESSE OCUPACIONAL: ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
- ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS PROMOVIDAS PELOS MINISTÉRIOS DA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE: IMPLICAÇÕES DIRETAS NO AGRONEGÓCIO
- Análisis de la generación de conocimiento y desarrollo tecnológico por las Instituciones de Educación Superior (IES) e impacto en la cultura organizacional de PYMES de Sonora, México
- APONTAMENTOS PARA A ELABORACAO DE UMA POLITICA SOCIOAMBIENTAL PARA AS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBO NO ALTO RIO TROMBETAS E EM SEU ENTORNO
- AS FUNÇÕES DE LINGUAGEM NA CONSTRUÇÃO NARRATIVA DO LIVRO POP-UP
- A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA DEPENDE DO SEU CONSUMO E DA ORGANIZAÇÃO DO LIXO QUE VOCÊ PRODUZ.
- CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E CONSENSUALIDADE: uma reflexão em prol do consenso e em busca por dimensões metacríticas
- CONSELHOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO PARTICIPATIVA NO ICMBIO
- Ética e Integridade Empresarial em Discussão: O Pacto Contra a Corrupção do Instituto ETHOS como Estratégia de Responsabilidade Social
- INTERAÇÕES FLORESTAIS E HÍDRICAS: A possibilidade de despoluição do Lago Guaíba
- O ENCANTO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A MEDIAÇÃO DO CHÃO DE LETRAS
- PARA ALÉM DAS ESTANTES: retrato do projeto Biblioterapia: doutores da leitura do Colégio Objetivo em Juazeiro do Norte-CE
- Política Pública e Conflitos: Delineando Distintas Perspectivas nas Relações Socioambientais nas APAs de Município da Baixada Fluminense
- PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO SHOPPING RIOMAR EM FORTALEZA/CE
- RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL: Uma Análise da Evidenciação da Empresa Samarco
- UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS COM FOCO NA INCLUSÃO SOCIOECONÔMICA DOS CATADORES DA ASSOCIAÇÃO NOVO HORIZONTE EM SANT’ANA DO LIVRAMENTO/RS