Visualizações

197

Ciências Biológicas: Realidades e Virtualidades

Sabe-se que as Ciências Biológicas envolvem múltiplas áreas do conhecimento que se dedicam ao estudo da vida e dos seus processos constituintes, sejam essas relacionadas à saúde, biotecnologia, meio ambiente e a biodiversidade. As Ciências biológicas apresentam singularidades como campo de conhecimento e características próprias em relação às demais Ciências, exibindo características específicas em termos de objetos que estudam, objetivos que almejam, métodos e técnicas de pesquisa, linguagens que empregam, entre outros. Dentro deste contexto, o E-book “Ciências Biológicas: realidades e virtualidades” está organizado com 23 capítulos escritos por diversos pesquisadores do Brasil, resultantes de pesquisas de natureza básicas e aplicadas, revisões de literatura, ensaios teóricos e vivências no contexto educacional.

No capítulo “BACTÉRIAS ENTOMOPATOGÊNICAS COM POTENCIAIS DE CONTROLE BIOLÓGICO” Alves e colaboradores efetivaram uma revisão de literatura explicitando as principais bactérias com potenciais de controle biológico, buscando caracterizar suas particularidades e aplicações na agricultura. Cordeiro e Paulo em “DETERMINAÇÃO DOS DADOS DE COEFICIENTE DE PARTIÇÃO DA LINHAGEM BACTERIANA LACTOBACILLUS ACIDOPHILUS ATCC 4356 NOS SISTEMAS AQUOSOS BIFÁSICOS, FORMADOS PELA DEXTRANA NATIVA E PELO PVA” apresentam no capítulo o emprego dos sistemas aquosos bifásicos utilizando poliacetato de vinila (PVA) e um exopolissacarídeo, identificado como dextrana, produzido pelo Leoconostoc pseudomesenteroides R2, e verificaram que esta consiste em uma alternativa excelente de imobilização de células bacterianas para promover a encapsulação, protegendo os microorganismos das intempéries do ambiente.

Vila e Saraiva no capítulo “CONDIÇÕES FISICOQUÍMICAS PARA A PRODUÇÃO DE CAROTENÓIDES POR FLAVOBACTERIUM SP.” estudaram os fatores físico-químicos como a temperatura, fontes de carbono e nitrogênio e composição mineral na produção de carotenóides de um isolado antártico identificado como Flavobacterium sp. No capítulo “IMOBILIZAÇÃO DE FRUTOSILTRANSFERASE EM SÍLICA GEL E BUCHA VEGETAL PARA A SÍNTESE DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS” os autores apresentam a influência da temperatura de imobilização na velocidade e rendimento de imobilização de enzimas Frutosiltransferase extracelulares de Aspergillus oryzae IPT-301 imobilizadas em sílica gel, assim como a atividade recuperada e estabilidade destas enzimas imobilizadas em bucha vegetal. Em o “EFECTO CITOTÓXICO DE LA (-)- EPIGALOCATEQUINA-GALATO (EGCG) OS EXTRACTOS DE TÉ VERDE MATCHA Y TÉ VERDE SENCHA EN LA LÍNEA CELULAR 3T3-L1” Gutiérrez-Nájera e colaboradores apresentam o efeito citotóxico e proliferativo do polifenol EGCG puro (Sigma Chemical Co., St. Louis, MO, EUA), do extrato aquoso do chá verde Sencha e do chá verde matcha na linhagem de adipócitos 3T3 -L1.

Costa e colaboradores em “BIOPROSPECÇÃO DE FUNGOS AMAZÔNICOS PRODUTORES DE L-ASPARAGINASE EXTRACELULAR” realizaram uma bioprospecção através de fungos filamentosos produtores de Lasparaginase extracelular provenientes de solos Amazônicos da área territorial da cidade de Coari, Amazonas. No capítulo “TESTES DE SUBSTRATOS PARA PRODUÇÃO DE HIDROLASES DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO DE FUNGOS FILAMENTOSOS DA AMAZÔNIA” Costa e colaboradores testaram diferentes resíduos agrícolas (cascas de castanha-do-pará, mandioca e banana) como substratos para produção de hidrolases por fungos filamentosos amazônicos no município de Coari, amazonas. 

De autoria de Fernandes e Colaboradores, o capítulo “DIVERSIDADE DE USO MEDICINAL DA FLORA EM UMA ÁREA DE CERRADO NA CHAPADA DO ARARIPE, NE, BR” realizaram um levantamento da diversidade de plantas medicinais em uma área de Cerrado na Chapada do Araripe, e investigaram a percepção da comunidade local sobre a aplicabilidade dessa flora em enfermidades e as epistemologias envolvidas nesses conhecimentos. Em “ETNOECOLOGIA: TRANSVERSALIDADE PARA A CONSERVAÇÃO DE ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS” Dutra e colaboradores desenvolveram um ensaio explorando a relevância da transversalidade entre a Etnoecologia e a Educação Ambiental para a conservação da biodiversidade de áreas naturais protegidas. 

Albuquerque e colaboradores em “DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS OCASIONADOS POR LIXEIRAS VICIADAS NA CIDADE DE MANAUS – AM” realizaram uma revisão da literatura com bases de dados especializadas sobre as problemáticas ambientais ocasionadas por lixeiras viciadas na cidade de Manaus – AM. De autoria de Almeida Júnior e colaboradores, o capítulo “RESISTÊNCIA AO TRIPES DO PRATEAMENTO ENNEOTHRIPS FLAVENS MOULTON (THYSANOPTERA: THRIPIDAE) NOS GENÓTIPOS DO AMENDOINZEIRO ARACHIS HYPOGAEA L. ERETO” avaliaram a resistência aos tripés, a interação de genótipos e inseticida e o potencial produtivo de genótipos de amendoim. 

No capítulo “AÇÃO DE BIOESTIMULANTES VIA TRATAMENTO DE SEMENTES PARA GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PLÂNTULAS DE CUCURBITA MOSCHATA L.” Matsui e colaboradores avaliaram a emergência e desenvolvimento de plântulas de Cucurbita moschata provenientes de sementes tratadas com um bioestimulante e um extrato de algas. Veras e colaboradores em “LEVANTAMENTO DE FORMIGAS EM ÁREAS ANTROPOMORFIZADAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, TERESINA – PI”, realizaram um levantamento dos gêneros de formigas encontradas em áreas antropomorfizadas, especificamente locais de alimentação, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no campus Poeta Torquato Neto, Piauí. 

Silva, Teixeira e Sesterheim em “INFLUÊNCIA DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL SOBRE A PRODUÇÃO DE RATOS LEWIS EM UM CENTRO DE PESQUISA” avaliaram a influência do enriquecimento ambiental nos índices zootécnicos de unidades reprodutivas de ratos Lewis. Em “PROCEDIMENTOS DA BIOLOGIA MOLECULAR UTILIZADAS PARA DESVELAR CRIMES” Aguiar e colaboradores apresentam os principais métodos que a biologia molecular e a genética forense dispõem para desvendar e entender os diversos tipos de crimes por intermédio dos marcadores moleculares. 

Aguiar e colaboradores em “MÉTODO SOROLÓGICO E MOLECULAR DA TOXOPLASMOSE” discutem aspectos do diagnóstico sorológico e molecular da toxoplasmose. Os autores ainda identificaram a importância do conhecimento sobre a infecção pelos profissionais de saúde, visto que o diagnóstico correto resulta da correlação das variáveis clínicas com a resultados de análises laboratoriais. Em “PROFISSIONAIS DOS CUIDADOS DE SAÚDE, DIGNIDADE HUMANA E BIOÉTICA” Rocha, Chemin e Meirelles efetivaram uma revisão bibliográfica apresentando a Bioética como uma ferramenta norteadora para compatibilizar as necessidades de pacientes e o respeito a profissionais dos cuidados de Saúde, também detentores de dignidade.

No capítulo “O JOGO COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO VEGETAL” Fernandes e Souza Júnior analisaram a eficácia do jogo didático “Detetive – Evolução Vegetal” no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte, observando a influência da estratégia didática utilizada para a compreensão da evolução das plantas através dos seus táxons: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Santos, Conceição e Sales no capítulo “JOGO “BINGO DA REVISÃO”: APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS-BA” avaliaram a relevância do jogo “Bingo da Revisão” como uma atividade lúdica para melhoria da aprendizagem e instrumento de revisão para os discentes do ensino fundamental, na Escola Estadual Luiz Navarro de Brito, município de Alagoinhas, Bahia.

Maximo e Krzyzanowski Júnior no capítulo “AS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE BUSCA DE INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE MICROBIOLOGIA” fizeram um levantamento e verificaram os tipos de fontes que estão sendo utilizadas pelos estudantes da educação básica nas pesquisas sobre assuntos científicos, com ênfase em temas da microbiologia. No capítulo “A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA” Souza e colaboradores apresentam um relato de experiência de ex-bolsistas do PIBID/UESC-Biologia sobre o desenvolvimento de uma aula prática utilizando a metodologia experimentação com turmas do ensino fundamental em uma instituição da rede pública de Ilhéus, Bahia. 

Em “DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SABERES DA MATA ATLÂNTICA” Agrizzi, Teixeira e Leite apresentam e discutem as iniciativas e os impactos alcançados pela proposta de popularização da ciência do projeto “Saberes da Mata Atlântica”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa BIOPROS, da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Rodrigues e Sousa em “OBJETOS DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA E ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM SOBRE BIOMAS BRASILEIROS” investigaram alguns objetos de aprendizagem destinados ao ensino de Biologia, que realizam uma abordagem sobre os biomas brasileiros, analisando as abordagens dos conteúdos biológicos, com base em referenciais da área e em suas aproximações com documentos oficiais da educação brasileira, propondo sugestões sobre suas possibilidades de utilização. 

Em todos os capítulos, percebe-se uma linha condutora envolvendo diversas áreas das Ciências Biológicas, como a Microbiologia, Micologia, Biologia Celular e Molecular, Botânica, Zoologia, Ecologia, bem como, pesquisas envolvendo aspectos das Ciências da Saúde, Ciências Ambientais, Educação em Ciências e Biologia. Espero que os estudos compartilhados nesta obra contribuam para o enriquecimento de novas práticas acadêmicas e profissionais, bem como, possibilite uma visão holística e transdisciplinar para as Ciências Biológicas em sua total heterogeneidade e complexidade.

Desejo a todos uma boa leitura. 

Clécio Danilo Dias da Silva

 

Ciências Biológicas: Realidades e Virtualidades

DOI: 10.22533/at.ed.518200511

ISBN: 978-65-5706-551-8

Palavras chave: 1. Ciências Biológicas. I. Silva, Clécio Danilo Dias da (Organizador). II. Título.

Ano: 2020

Autores

  • ADRIEL RODRIGUES DA SILVA
  • AIRTON ARAÚJO DE SOUZA JÚNIOR
  • ALESSANDRA JACKELINE GUEDES DE MORAES
  • ALEXANDRE CAETANO PEROZINI
  • ALEXANDRE COLLI DAL PRÁ
  • ALFREDO EDUARDO MAIORANO
  • ALICE DE PAULA DE SOUSA CAVALCANTE
  • ALICE FERNANDES GUSMÃO
  • AMANDA FARIAS DE VASCONCELOS
  • ANA BEATRIZ PEREIRA LELIS DA COSTA
  • ANA BEATRIZ PEREIRA LÉLIS DA COSTA
  • ANA CLEIDE ALCANTARA MORAIS-MENDONÇA
  • ANA PAULA ALVES DA MATA
  • ANA PAULA MAGNO DO AMARAL
  • ANTENOR MATOS DE CARVALHO JUNIOR
  • APARECIDA ZERBO TREMACOLDI
  • ARMANDO FALCÃO MENDONÇA
  • BEATRIZ CAMPOS MIRANDA
  • BIANCA KYNSENG BARBOSA DA SILVA COSTA
  • BIANCA KYNSENG BARBOSA DA SILVA COSTA
  • BRUNA JAQUELINE SOUSA NOBRE
  • BRUNO ARAÚJO DE SOUZA
  • BRUNO OLIVEIRA SILVA
  • CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
  • CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES
  • CÉLIA CARVALHO ALMEIDA
  • CONCEIÇÃO APARECIDA COSSA
  • DAMIÃO WELLINGTON DA CRUZ SANTOS
  • DIEGO LEMOS ALVES
  • DINALIA CAROLINA LOPES PACHECO10
  • DOMINGAS MACHADO DA SILVA
  • EDSON ALVES MENEZES JÚNIOR
  • EDSON LAZARINI
  • ELAINE SÍLVIA DUTRA
  • ELDA SABINO DA SILVA
  • ELINALVA MACIEL PAULO
  • ELISETE APARECIDA FERNANDES OSIPI
  • ELTAMARA SOUZA DA CONCEIÇÃO
  • FERNANDA KAROLINA SANCHES DE BRITO
  • FERNANDA VALENTE PENNER
  • FLÁVIO KRZYZANOWKI JÚNIOR
  • FRANCISNAIDE DOS SANTOS SOUZA
  • GEORGE PIMENTEL FERNANDES
  • GIANCARLO DE SOUZA DIAS
  • GISELE BARATA DA SILVA
  • GLEDSON LUIZ SALGADO DE CASTRO
  • GLEICIANE RODRIGUES DOS SANTOS
  • GUSTAVO ANDRÉ SIMON
  • IRON JONHSON DE ARAUJO VERAS
  • JOAQUIM JÚLIO DE ALMEIDA JÚNIOR
  • JOCIREUDO DE JESUS CARNEIRO DE AGUIAR
  • JOSÉ PEDRO ZANETTI PRADO
  • JOSIANE PACHECO ALFAIA
  • JÚLIO MIGUEL ALVARENGA
  • JUSSARA MARIA LEAL DE MEIRELLES
  • KATYA BONFIM ATAIDES SMILJANIC
  • LARISSA LEMOS FARIA
  • LAYS SOUSA DO NASCIMENTO
  • LEANDRO DA RIN SANDRE JUNIOR
  • LEILIANE SILVA DOS SANTOS
  • LEONARDO SGARGETA USTULIN
  • LILIA MARIA NOBRE MENDONÇA DE AGUIAR
  • LUANA ALMEIDA DOS SANTOS
  • LUCAS FARO BASTOS
  • LULUCHA DE FÁTIMA LIMA DA SILVA
  • MARCELO HAPONIUK ROCHA
  • MARCIA REGINA CHIZINI CHEMIN
  • MARIA APARECIDA DA FONSECA SORACE
  • MARIA ARLENE PESSOA DA SILVA
  • MARIA DA PAZ FÉLIX DE SOUZA
  • MARIA EUGENIA VILA
  • MARIA FLAVIANA BEZERRA MORAIS-BRAGA
  • MARIA JOSÉ DIAS SALES
  • MAUREN SORACE
  • MICHELLE DA CUNHA ABREU XAVIER
  • MICHEL NASSER CORRÊA LIMA CHAMY
  • MIRLANA EMANUELE PORTILHO RODRIGUES
  • MIZAEL CARDOSO DA SILVA
  • NAIANE ARANTES DA SILVA
  • PAULO FREZATO NETO
  • PAULO HENRIQUE AFONSO DO VALE PINTO
  • PRISCILLA AUGUSTA DE SOUSA FERNANDES
  • RAFAEL FIRMANI PERNA
  • RENATO DOS SANTOS REIS
  • RICARDO GOMES DE BRITO
  • RICARDO GOMES DE BRITO
  • RICARDO GOMES TOMÁZ
  • RODRIGO RUAN COSTA DE MATOS
  • ROSIELE BEZERRA DA SILVA
  • RUAN CARLOS DA SILVEIRA MARCHI
  • SERGIO ANDRES VILLALBA MORALES
  • SHAILA REGINA HERCULANO ALMEIDA MAXIMO
  • SULEIMAN LEISER ARAÚJO
  • TELMA FÁTIMA VIEIRA BATISTA
  • UATYLA DE OLIVEIRA LIMA
  • VERONICA SARAVIA
  • VICTOR JÚLIO ALMEIDA SILVA
  • VICTOR YOSHIAKI MATSUI
  • VILMAR NEVES DE REZENDE JÚNIOR
  • VINÍCIUS SOUZA CORDEIRO
  • WINSTON THIERRY RESENDE SILVA

Artigos