Visualizações
266

Fomos surpreendidos, em 2020, por uma pandemia: a do novo coronavírus. O distanciamento social, reconhecida como a mais eficiente medida para barrar o avanço do contágio, fizeram as escolas e universidades suspenderem as suas atividades presenciais e pensarem em outras estratégias que aproximassem estudantes e professores. E é nesse lugar de distanciamento social, permeado por angústias e incertezas típicas do contexto pandêmico, que os professores pesquisadores e os demais autores reúnem os seus escritos para a organização deste livro.
Como evidenciou Daniel Cara em uma fala a mesa “Educação: desafios do nosso tempo” no Congresso Virtual UFBA, em maio de 2020, o contexto pandêmico tem sido uma “tempestade perfeita” para alimentar uma crise que já existia. A baixa aprendizagem dos estudantes, a desvalorização docente, as péssimas condições das escolas brasileiras, os inúmeros ataques a Educação, Ciências e Tecnologias, os diminutos recursos destinados, são alguns dos pontos que caracterizam essa crise. A pandemia, ainda segundo ele, só escancara o quanto a Educação no Brasil é uma reprodutora de desigualdades.
Nesse ínterim, faz-se pertinente colocar no centro da discussão as diferentes questões educacionais, sobretudo aquelas que intercruzam e implicam ao contexto educacional. Direcionar e ampliar o olhar em busca de soluções para os inúmeros problemas educacionais postos pela contemporaneidade é um desafio, aceito por muitos professores pesquisadores brasileiros, como os compõe essa obra.
O cenário político de descuido e destrato com as questões educacionais, vivenciado recentemente, nos alerta para uma necessidade de criação de espaços de resistência. É importante que as inúmeras problemáticas que circunscrevem a Educação, historicamente, sejam postas e discutidas. Precisamos nos permitir ser ouvidos e a criação de canais de comunicação, como este livro, aproxima a comunidade, de uma forma geral, das diversas ações que são vivenciadas no interior da escola e da universidade.
Portanto, as discussões empreendidas neste volume 03 de “A Educação enquanto Fenômeno Social: Política, Economia, Ciência e Cultura”, por terem a Educação como foco, como o próprio título sugere, torna-se um espaço oportuno de discussão e (re)pensar do campo educacional, assim como também da prática docente, considerando os diversos elementos e fatores que a intercruzam.
Este livro reúne um conjunto de textos, originados de autores de diferentes estados brasileiros e países, e que tem na Educação sua temática central, perpassando por questões de gestão escolar, inclusão, gênero, ciências e tecnologias, sexualidade, ensino e aprendizagem, formação de professores, profissionalismo e profissionalidade, ludicidade, educação para a cidadania, política, economia, entre outros.
Os autores que constroem essa obra são estudantes, professores pesquisadores, especialistas, mestres ou doutores e que, muitos, partindo de sua práxis, buscam novos olhares a problemáticas cotidianas que os mobilizam. Esse movimento de socializar uma pesquisa ou experiência cria um movimento pendular que, pela mobilização dos autores e discussões por eles empreendidas, mobilizam-se também os leitores e os incentiva a reinventarem os seus fazeres pedagógicos e, consequentemente, a educação brasileira. Nessa direção, portanto, desejamos a todos e a todas uma produtiva e lúdica leitura!
Américo Junior Nunes da Silva
Organizador
A Educação enquanto Fenômeno Social: Política, Economia, Ciência e Cultura 3
DOI: 10.22533/at.ed.334200511
ISBN: 978-65-5706-533-4
Palavras chave: 1. Educação. 2. Política. 3. Economia. 4. Ciência e Cultura. I. Silva, Américo Junior Nunes da (Organizador). II. Título.
Ano: 2020
Autores
- ALINE LORINHO RODRIGUES
- ANA BEATRIZ CATONIO DE VASCONCELOS
- ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR
- ASHILEY SARMENTO DA SILVA
- AUGUSTO CÉSAR LÚCIO DE OLIVEIRA
- BRUNO DE SOUZA TOLEDO
- BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA
- CAMILA MARINS MOURAO
- CAMILA MARINS MOURÃO
- CAMILA MOREIRA
- CARLOS DANILO LUZ
- CARLOS EDUARDO DA SILVA
- CARLOS FERNANDES JUNIOR
- CENAAR KLIPPEL AGUIAR
- CHARLEANE MARIA DOS SANTOS
- CLARA SENA MATA OLIVEIRA
- CLEIDE SANTOS DE SOUSA
- CRISTIANO CAMPOS DE MIRANDA
- DANIELLE DE JESUS PINHEIRO CAVALCANTE
- DAVI HAGAP EMANUEL DA SILVA
- DEIVISON DANILO FERREIRA DIAS
- DINANI GOMES AMORIM
- EDSON ROSA DOS SANTOS JUNIOR
- ELIDIEL ANTONIO BARROSO DE SOUSA
- ELIEZER MARIANO JORGE
- ESMERALDA DOS SANTOS ARAUJO DA SILVA
- FERNANDO CARDOSO DE MATOS
- GIAN CARLOS DA SILVA
- GLADYS DENISE WIELEWSKI
- GUSTAVO HENRIQUE PEREIRA LIMA
- HAMILTON BRITO DA SILVA
- HEBERT FREITAS COSTA
- HELENA ALESSANDRA SCAVAZZA LEME
- HÉLIO GUEDELHA DE LIMA
- IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILÉO
- ISABEL CRISTINA DA SILVA FONTINELES
- JAIME DE SOUZA COSTA
- JAISLANE KÉLVIA REIS COSTA
- JOÃO GABRIEL ALVARENGA FRANCA
- JORGE LUIZ FACINA
- JOSÉ VÍCTOR ACIOLI DA ROSA
- JULIA AMORIM MONTEIRO
- JÚLIA ANGELI DA SILVA
- KAREN OHANA SOARES DE SOUSA
- KARINA DUTRA DE CARVALHO LEMOS
- KARINE LUIZ CALEGARI MROTSKOSKI
- KENNEDY LIMA DA SILVA
- LAISE VIEIRA GONÇALVES
- LÉIA GONÇALVES DE FREITAS
- LEIDIVÂNIA RAMOS ROCHA
- LEONARDO ALVES DA SILVA PALACIO
- LETÍCIA DA SILVA COSTA
- LUCAS DEL BIANCO FARIA
- LUCAS MORAIS DO NASCIMENTO
- LUCIENE MESSIAS FERREIRA DE PAIVA
- LUDIMILA KLIPPEL AGUIAR
- MAIKY BAILÃO SARDINHA
- MÁRCIO JOSÉ SILVA
- MARCOS ANTONIO NUNES DE ARAUJO
- MARCOS LOPES SPINOLA
- MARCOS VINÍCIUS DE SOUZA TOLEDO
- MARILUZA SARTORI DEORCE
- MATHEUS DE ALBUQUERQUE COELHO DOS SANTOS
- PEDRO PAULO LIMA FERREIRA
- RAFAELA CABRAL BELINI
- RAFAELA CABRAL BELINI
- RENATA LOPES DA SILVA
- ROBERTO MIRANDA CARDOSO
- RODAMY DE BRITO PEREIRA
- ROGÉRIO LIMA TEIXEIRA MENDES
- ROSELAINE TEREZINHA MIGOTTO WATANABE
- SIMEI BARBOSA PAES
- SUELY RIBEIRO FERREIRA
- THACIELE ALVES MACIEL DOS SANTOS
- VITOR HUGO RODRIGUES CARVALHO
- VIVIANE RAUPP NUNES DE ARAÚJO
- ZILLENE SOUZA CAVALCANTE
Artigos
- A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DE JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ELEMENTOS DIDÁTICOS DAS AULAS DE CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO
- A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS VIVENCIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA – PA
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO EM SAÚDE EM PRIMEIROS SOCORROS
- A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO APOIO PEDAGÓGICO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA NA UNIDADE ESCOLAR FREI HELIODÓRIO
- ANÁLISE DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DO SCRATCH PARA APRENDIZAGEM
- ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DESENVOLVIDA A PARTIR DA ARTE POP
- ANALYSIS AND IMPROVEMENTS OF ELECTRICAL FACILITIES ABOUT SECURITY AGAINST ELECTRICAL SHOCKS IN RESIDENCES FROM COUNTRYSIDE OF ARAPIRACA-AL
- APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
- ARTEFATO EDUCATIVO SOBRE DILATAÇÃO
- ATIVIDADES EDUCATIVAS EM ALEITAMENTO MATERNO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM GRUPO DE GESTANTES
- DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO BÁSICA
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL
- ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
- ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
- NOVAS ABORDAGENS NO ESTUDO DAS ELIPSES
- O PAPEL DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO MILITAR NIVO DAS NEVES
- O USO DE JOGOS NO APOIO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
- O USO DE STOP MOTION COMO MEIO DE APRENDIZADO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS EM SALA DE AULA
- SABERES EXPERIENCIAIS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
- USO DA REGRESSÃO LINEAR EM TRABALHOS ACADÊMICOS: IDH X RELIGIÃO
- VIDA FINANCEIRA: ENSINANDO MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE JOGOS
- VIVÊNCIAS DO MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR: PROJETOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PROMAT Jr.)
- VIVÊNCIAS PIBIDIANAS NO PROJETO ÁGUAS DA MINHA ESCOLA