Visualizações

98

Pesquisa em Ensino de Física 3

A coleção “Pesquisa em Ensino de Física 3” é uma obra que tem como foco principal a discussão científica por intermédio de trabalhos diversos que compõe seus capítulos. O volume aborda de forma categorizada algumas pesquisas sobre a prática docente e as ferramentas de ensino e aprendizagem modernas, as quais se caracterizam pelo uso das tecnologias da informação e metodologias ativas.

O objetivo desta obra é apresentar ao leitor que as aulas de física para a geração atual podem se tornar mais interessantes, ou atrativas para os estudantes, com a introdução de simuladores, aplicativos, ou a realização de um experimento simples, mas com qualidade e quantidade de conteúdo teórico.

No primeiro capítulo são apresentados dois artigos que apontam discussões sobre prática docente e as concepções de entendimento destes sobre as diferentes ferramentas como simuladores, práticas experimentais e metodologias ativas para laboratórios de física no Ensino Médio e curso, superior de Engenharia o qual tem a física como disciplina básica em seu currículo. São artigos que visam mostrar as dificuldades, bem como, as possíveis ações utilizando tais ferramentas digitais e as metodologias ativas como forma de promover o aprendizado autônomo nos estudantes.

Em formato de entrevistas os autores convidaram os professores a debater suas experiências com os simuladores e, durante seus relatos, surgiram comparativos da aplicação dessas tecnologias digitais com as práticas laboratoriais. Já no contexto metodologias ativas, o objetivo foi estimular o estudante a ser o protagonista em atividades experimentais, a partir do conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

No segundo capítulo são retratados dois artigos que refletem a utilização propriamente dita dos simuladores e/ ou aplicativos como prática da abordagem do conteúdo não apenas teórica, mas sim, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Os conteúdos da grade curricular da disciplina de Física abordados nos respectivos artigos, bem como, o público estudantil ao qual se destinam são: óptica geométrica utilizando aplicativo de simulações FlashFísica, direcionado para o Ensino Médio, e o movimento harmônico simples (pêndulo simples) por meio do software Modellus x, direcionado para o Ensino Superior, pois trata-se da aplicação das equações de Lagrange.  

No terceiro capítulo é apresentada uma proposta interdisciplinar e experimental, na qual são abordados conceitos de Ciências de Materiais para o estudo de Empuxo. Neste trabalho os autores apresentam o método de Arquimedes como meio de caracterização de materiais cerâmicos para obtenção de suas propriedades físicas; como a determinação de Porosidade Aparente, Absorção de Água e Massa Específica aparente (Densidade) de materiais cerâmicos.

Deste modo esta obra visa contribuir para o docente de Física enriquecer a sua prática, pois sabemos o quão importante é a divulgação científica, por isso evidenciamos também a estrutura da Atena Editora capaz de oferecer uma plataforma consolidada e confiável para estes pesquisadores exporem e divulguem seus resultados. 

Sabrina Passoni Maravieski

Pesquisa em Ensino de Física 3

DOI: 10.22533/at.ed.372202810

ISBN: 978-65-5706-537-2

Palavras chave: 1. Física. 2. Pesquisa. 3. Ensino. I. Maravieski, Sabrina Passoni (Organizadora). II. Título.

Ano: 2020

Autores

  • AGMAEL MENDONÇA SILVA
  • ARQUIMAR BARBOSA DE OLIVEIRA
  • FABIANN MATTHAUS DANTAS BARBOSA
  • GUSTAVO AFFONSO DE PAULA
  • JONILSON SILVA DIAS
  • LEANDRO JUNIOR MACHADO
  • MARCIO SILVEIRA LEMGRUBER
  • MIGUEL MONTEIRO COSTA
  • PATRICIA CAMARGO DE OLIVEIRA
  • RAPHAEL LUCA SOUZA DA SILVA
  • RICARDO YOSHIMITSU MIYAHARA
  • RONAN SILVA FERREIRA
  • ROSIEL CAMILO SENA
  • SUZANE FERREIRA PINTO
  • VENICIO FAVORETTI