Visualizações

399

Astronomia Básica em Perspectiva: Um Guia sobre as Estações do Ano

O ensino de Astronomia Básica na Educação Básica, mais especialmente no Ensino Fundamental II, sempre foi muito prejudicado nas escolas por dois grandes motivos: o primeiro é que normalmente os professores de Ciências não tiveram uma disciplina de Astronomia durante a sua formação inicial, o que de culta muito que esses professores consigam trabalhar com a Astronomia em suas aulas (felizmente essa é uma realidade que está mudando, de forma lenta, mas está mudando, com cada vez mais cursos de Licenciatura em Ciências ou Biologia inserindo disciplina de Astronomia em suas componentes curriculares); o segundo motivo é que a maioria dos autores de livros didáticos dão pouca importância para os conteúdos de Astronomia, provavelmente por já saberem de antemão do problema com a formação desses professores.

Nos últimos anos, muitas pesquisas têm sido realizadas analisando essa realidade, apresentando propostas e caminhos a serem seguidos para um efetivo ensino de Astronomia no Ensino Fundamental II, com isso, a situação vem melhorando aos poucos.

Dentro desse contexto, o conteúdo abordado neste livro faz parte de 3 dissertações de mestrado de pesquisas nessa área e, por mais que ele seja baseado em 3 pesquisas diferentes, seu conteúdo está muito bem conectado, como se todo esse conteúdo tivesse sido produzido para este livro e isso facilita bastante o cumprimento de seu objetivo primordial, que é servir de material básico para professores.

A estruturação desse livro em trabalhar com os conceitos teóricos e atividades práticas sobre as Estações do ano a partir das dimensões necessárias para explica-las, sendo elas Clima e Tempo, Astronomia do Sistema Solar e a Física da Luz, fazem dessa produção um texto muito bem organizado, fácil de entender e fácil de ser reproduzido e isso é muito importante quando o material é voltado para professores. O livro começa pela introdução onde é apresentado um breve contexto sobre o ensino de Astronomia, na sequência o Capítulo 1 foca os aspectos teóricos que permitem compreender todos os fatores que explicam as

estações do ano, com a vantagem de envolver várias disciplinas, tais como Física, Matemática e Geografia, o que pode permitir aos professores planejar um trabalho interdisciplinar ao trabalhar com a temática das Estações do ano. O Capítulo 2 é reservado para a apresentação das 3 propostas de atividades práticas sobre as Estações do ano e estão todas muito bem estruturadas com os conteúdos a serem trabalhados, os materiais necessários, os procedimentos para a realização da atividade, uma questão motivadora e uma discussão sobre a atividade. Resumindo, o livro é um material muito bem planejado, bem estruturado, bem escrito, de fácil leitura e com as atividades apresentadas sendo fáceis de serem reproduzidas por professores e por quaisquer pessoas interessadas pelo assunto.

Aproveitem a leitura!

Prof. Dr. Ricardo Francisco Pereira

Departamento de Física/Universidade Estadual de Maringá

www.recursosdefisica.com.br

Astronomia Básica em Perspectiva: Um Guia sobre as Estações do Ano

DOI: 10.22533/at.ed.235202810

ISBN: 978-65-5706-523-5

Palavras chave: 1. Astronomia. 2. Estudo e ensino. 3. Estações do ano. 4. Recursos didáticos. 5. Formação de professores. I. Batista, Michel Corci. II. Almeida Junior, Edson Ribeiro De Britto De. III. Menezes, Luana Paula Goulart De. I. Título.

Ano: 2020

Autores

  • MICHEL CORCI BATISTA
  • EDSON RIBEIRO DE BRITTO DE ALMEIDA JUNIOR
  • EDSON RIBEIRO DE BRITTO DE ALMEIDA JUNIOR
  • LUANA PAULA GOULART DE MENEZES
  • VERIDIANE CRISTINA MARTINS
  • TAISY FERNANDES VIEIRA
  • CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA MAGALHÃES JÚNIOR