Visualizações
293

Diante do cenário em que se encontra a educação brasileira, é comum a resistência à escolha da docência enquanto profissão. Os baixos salários oferecidos, as péssimas condições de trabalho, a falta de materiais diversos, o desestímulo dos estudantes e a falta de apoio familiar são alguns dos motivos que inibem a escolha por essa profissão. Os reflexos dessa realidade são percebidos pela baixa procura por alguns cursos de licenciatura no país, como por exemplo, o curso de Matemática.
Para além do que apontamos, a formação de professores que ensinam Matemática vem sofrendo, ao longo dos últimos anos, inúmeras críticas acerca das limitações apresentadas para a constituição de professores. A forma como muitos cursos se organizam curricularmente, se olharmos para algumas licenciaturas, impossibilita experiências de formação que aproximem o futuro professor das diversas e plurais realidades escolares. Somada a essas limitações está o descuido com a formação de professores reflexivos e pesquisadores.
O contexto social, político e cultural tem demandado questões muito particulares para a escola e, sobretudo, para a formação, trabalho e prática docente. Isso, de certa forma, tem levado os gestores educacionais a olharem para os cursos de licenciatura e para a Educação Básica com outros olhos. A sociedade mudou, nesse contexto de inclusão, tecnologia e de um “novo normal”; com isso, é importante olhar mais atentamente para os espaços formativos, em um movimento dialógico e pendular de (re)pensar as diversas formas de se fazer ciências no país. A pesquisa, nesse interim, tem se constituído como um importante lugar de ampliar o olhar acerca das inúmeras problemáticas, sobretudo no que tange ao conhecimento matemático.
É nessa sociedade complexa e plural que a Matemática subsidia as bases do raciocínio e as ferramentas para se trabalhar em outras áreas; é percebida enquanto parte de um movimento de construção humana e histórica e constitui-se importante e auxiliar na compreensão das diversas situações que nos cerca e das inúmeras problemáticas que se desencadeiam diuturnamente. É importante refletir sobre tudo isso e entender como acontece o ensino desta ciência e o movimento humanístico possibilitado pelo seu trabalho.
Ensinar Matemática vai muito além de aplicar fórmulas e regras. Existe uma dinâmica em sua construção que precisa ser percebida. Importante, nos processos de ensino e aprendizagem matemática, priorizar e não perder de vista o prazer da descoberta, algo peculiar e importante no processo de matematizar. Isso, a que nos referimos anteriormente, configura-se como um dos principais desafios do educador matemático e sobre isso, de uma forma muito particular, abordaremos nesta obra.
É neste sentido, que o livro “Incompletudes e Contradições para os Avanços da Pesquisa em Matemática”, nasceu, como forma de permitir que as diferentes experiências do professor pesquisador que ensina Matemática sejam apresentadas e constituam-se enquanto canal de formação para professores da Educação Básica e outros sujeitos. Reunimos aqui trabalhos de pesquisa e relatos de experiências de diferentes práticas que surgiram no interior da universidade e escola, por estudantes e professores pesquisadores de diferentes instituições do país.
Esperamos que esta obra, da forma como a organizamos, desperte nos leitores provocações, inquietações, reflexões e o (re)pensar da própria prática docente, para quem já é docente, e das trajetórias de suas formações iniciais para quem encontra-se matriculado em algum curso de licenciatura. Que, após esta leitura, possamos olhar para a sala de aula e para o ensino de Matemática com outros olhos, contribuindo de forma mais significativa com todo o processo educativo. Desejamos, portanto, uma ótima leitura a todos e a todas.
Prof. Dr. Américo Junior Nunes da Silva
Incompletudes e Contradições para os Avanços da Pesquisa em Matemática
DOI: 10.22533/at.ed.405202710
ISBN: 978-65-5706-440-5
Palavras chave: 1. Matemática – Pesquisa – Brasil. I. Silva, Américo Junior Nunes da.
Ano: 2020
Autores
- ALESSANDRA DOS SANTOS FERNANDES
- AMÉRICO JUNIOR NUNES DA SILVA
- ANDRÉ RICARDO LUCAS VIEIRA
- ANGELA LEITE MORENO
- BRUNO SEBASTIÃO RODRIGUES DA COSTA
- CARINE GELTRUDES WEBBER
- CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
- CELIMAR REIJANE ALVES DAMASCENO PAIVA
- CELSO RIBEIRO CAMPOS
- CINTHYA MARIA SCHNEIDER MENEGHETTI
- CLAUDIA MAZZA DIAS
- CRISTIANA ANDRADE POFFAL
- DAIANA LANA
- DIANE SARAIVA FRONZA
- DIONÍSIO BURAK
- DOMINGOS ANTONIO LOPES
- EDSON CRISOSTOMO DOS SANTOS
- ELIANE FERREIRA DE SANTANA
- EUSOM PASSOS LIMA
- FELIPE MANOEL CABRAL
- FRANCISCO ERISSON BATISTA GOMES
- GUILHERME SCHILDT DUARTE
- ISOLDA GIANNI DE LIMA
- IZAIAS SILVA RODRIGUES
- JAIRO ALVES BATALHA
- JANETE BIZATTO FERREIRA
- JEIZI FERREIRA SANTOS
- JOÃO CARLOS LEMOS JUNIOR
- JOSUÉ ANTUNES DE MACÊDO
- JULIO SILVA DE PONTES
- KAROLINE DE SARGES FONSECA
- KELEN RICARDO DOS REIS
- LARA RAFAELA DE MENEZES
- LARISSE LORRANE MONTEIRO MORAES
- LAURETE TERESINHA ZANOL SAUER
- LENIEDSON GUDES DOS SANTOS
- MAIKY BAILÃO SARDINHA
- MANUEL OSÓRIO BINELO
- MARCELA LIMA SANTOS
- MARCELO EDER LAMB
- MARCOS VINICIUS SILVA ALVES
- MARTINHO WOJDYLO
- MAURÍLIO MESSIAS BOMFIM ALVES
- MICHELA CAROLINE MACÊDO
- MICHELE MARTINS LOPES
- MÍRIAN SILVA FERREIRA
- NILSON LUIZ CASTELUCIO BRITO
- NILTON ROSINI
- OTAVIO JUNIOR REIS DE MORAES
- PEDRO AUGUSTO LOPES ROSA
- PEDRO HUMBERTO DE ALMEIDA MENDONCA GONZAGA
- PEDRO PABLO DURAND LAZO
- RICARDO KLEIN LORENZONI
- ROBERTA DALL AGNESE DA COSTA
- RODOLFO CHAVES
- RODOLFO FRANÇA DE LIMA
- RODRIGO FERREIRA DOS SANTOS
- RODRIGO FONSECA SANTANA COSTA
- RONALDO JACUMAZO
- ROSANA PINHEIRO TAVARES
- SEBASTIÃO ERIK PINHEIRO E PINHEIRO
- SILVANA GRIMES
- ULISSES SURIANO DA SILVA NETO
- VANESSA FAORO
- VERA LÚCIA DE OLIVEIRA FREITAS RUAS
- WEVERTON AUGUSTO DA VITÓRIA
- XU YANG
Artigos
- A MATEMÁTICA AUXILIANDO NO COMBATE A OBESIDADE INFANTIL
- A Matemática na Sustentabilidade
- A PASSAGEM DO 3D↔2D NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL
- APLICAÇÃO DO TEOREMA DE BAIRE
- APLICATIVO EDUCACIONAL ARTE AQUI!: UMA PROPOSTA BASEADA NA CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS
- ASPECTOS PRÁTICOS NA FORMAÇÃO DO DOCENTE EM PEDAGOGIA A PARTIR DO TRABALHO COM MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
- AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A APROPRIAÇÃO DO WEB CURRÍCULO PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA COMO O “X” DA QUESTÃO
- Calibration of local volatility surfaces with uncertain asset price: an EnKF-EnKF approach
- Concepções de licenciandos de Pedagogia sobre a Qualidade da Educação Matemática na formação inicial
- Derivabilidade e diferenciabilidade no ensino do cálculo
- DETERMINAÇÃO DAS MEDIDAS DE DESEMPENHO DE UMA FILA M/M/1 ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM BAYESIANA.
- Ensino de Matemática: Sistema Numérico Egípcio por meio de um Cenário
- INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Investigando as potencialidades do YouTube: uma prática com Modelagem
- LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ESCRITA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS VIVÊNCIAS EM UMA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO SEMIÁRIDO BAIANO
- MODELAGEM E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
- MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO 3D DE GRÃOS AGRÍCOLAS NO PROCESSO DE ARMAZENAGEM
- OPERAÇÕES E SISTEMAS DE NUMERAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
- O PRINCÍPIO DO MÁXIMO E APLICAÇÕES
- O SABOR DA MATEMÁTICA – O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS E RECEITAS CULINÁRIAS
- PROCESSOS (NÃO) HEGEMÔNICOS DE MATEMATIZAR: ANÁLISE DE LIVROS (PARA)DIDÁTICOS SOBRE O CÁLCULO DA ÁREA DE FIGURAS PLANAS
- TEM ÂNGULO EM TODO LUGAR
- UM RESULTADO SOBRE FUNÇÕES MENSURÁVEIS LIMITADAS EM Lp
- VIVÊNCIAS MATEMÁTICAS: RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FRAÇÕES