Visualizações

277

As Ciências Biológicas e a Interface com vários Saberes 2

As Ciências Biológicas abrangem múltiplas áreas do conhecimento que se dedicam ao estudo da vida e dos seus processos constituintes, sejam elas relacionadas à saúde, biotecnologia, meio ambiente e a biodiversidade. Dentro deste contexto, o E-book “As Ciências Biológicas e a Interface com vários Saberes 2”, apresenta 24 capítulos organizados resultantes de pesquisas, revisões de literatura, ensaios teóricos e vivências de diversos pesquisadores do Brasil. 

No capítulo “ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS PROVENIENTES DE COMPOSTAGEM DOMÉSTICA EM SÃO LUÍS - MA” Vasconcelos e colaboradores investigaram a presença de Samonella ssp. e de coliformes termotolerantes em compostos orgânicos provenientes de compostagem de resíduos domésticos de um bairro localizado na zona urbana de São Luís, Maranhão. Carvalho e colaboradores em “INCIDÊNCIA DE STREPTOCOCCUS AGALACTIAE EM CULTURA DE SWAB VAGINAL E ANORRETAL ANALISADAS EM LABORATÓRIO PARTICULAR DE BELÉM DO PARÁ” descreveram a incidência de Streptococcus agalactiae em amostras coletadas em sítios anais e vaginais de gestantes provenientes de um laboratório particular de Belém do Pará.  

Em “ASCARIDÍASE: UM GRAVE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL E NO MUNDO” Soares e colaboradores apresentam uma revisão sobre a parasitose causada por Ascaris lumbricoides discutindo seu modo de transmissão, sintomas, epidemiologia, tratamento e profilaxia. No capítulo “PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE DERMATOFITOSES EM PACIENTES ATENDIDOS EM UM LABORATÓRIO DA REDE PRIVADA DE MACEIÓ – AL” Calumby e colaboradores avaliaram a frequência de dermatofitoses em pacientes atendidos em um laboratório da rede privada de Maceió, Alagoas, e obtiveram dados epidemiológicos sobre a dimensão desta problemática, as quais podem servir como fonte de informações para órgãos públicos e para a comunidade científica.

Sobrinho e colaboradores no capítulo “PRINCIPAIS TÉCNICAS APLICADAS À DETECÇÃO DO PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) EM TUMORES ASSOCIADOS: BREVE REVISÃO DE LITERATURA” realizaram uma breve revisão de literatura sobre este tema, abordando os aspectos gerais da infecção por HPV, seus mecanismos de oncogênese e a reposta celular à presença do vírus. Também foram discutidos no capítulo os principais métodos utilizados na detecção do vírus, abordando as técnicas que se baseiam na detecção do genoma viral como a PCR (polymerase chain reaction) e a Captura Híbrida, e aqueles baseados na observação de alterações morfológicas induzidas pelo vírus como a detecção de coilócitos e a imuno-histoquímica. Em “CARCINOMA ORAL DE CÉLULAS ESCAMOSAS: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA” Castro e colaboradores trazem um relato de um caso clínico-cirúrgico de carcinoma de células escamosas de língua, bem como, apresentam uma revisão literária explorando a caracterização clínica, sintomatologia, diagnóstico e tratamento da doença. 

Serpe e Martins no capítulo “POLÍMERO POLI-E-CAPROLACTONA ASSOCIADO A FÁRMACOS PARA CONTROLE DA DOR E INFECÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA” efetivaram uma revisão na literatura especializada sobre os sistemas de liberação controlada a base do polímero poli-ε-caprolactona (PCL), focando em seu uso associado aos anestésicos locais, antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) e antibióticos. O capítulo de autoria de Fernandes e Suldofski “PREVALÊNCIA DE DOENÇA RENAL CRÔNICA E SUA RELAÇÃO COM O NT-PRÓBNP EM PACIENTES DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO PARANÁ” trazem dados sobre a prevalência dos estágios de DRC em uma população de pacientes que realizaram dosagem de NT-PróBNP e estudaram a relação entre os níveis deste marcador e Taxa de Filtração Glomerular (TFG) calculada por CKD-EPI.

Tuono e colaboradores em “TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA NO FUTEBOL FEMININO DE ELITE: ANÁLISE DE MEMBROS INFERIORES EM REPOUSO DURANTE AS FASES DO CICLO MENSTRUAL” analisaram a temperatura da pele dos membros inferiores, em repouso, de jogadoras de futebol de elite do Brasil, durante as diferentes fases do ciclo menstrual. Alves e colaboradores no capítulo “AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA ASSOCIADA À CRONOBIOLOGIA EM TRABALHADORES DE TURNO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DOS CAMPOS GERAIS” analisaram o perfil cronobiológico da equipe de enfermagem responsável pela clínica médica do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), visando correlacionar o cronotipo com a qualidade de vida dos indivíduos estudados.

No capítulo “A EXPOSIÇÃO AOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE HUMANA” Tenório e colaboradores discutem sobre as implicações negativas que o contato direto e indireto com essas substâncias pode acarretar na saúde humana.  Em “EXTRATOS DE DALEA COMO POTENCIAL PARA FITO-INGREDIENTES: AVALIAÇÕES ANTIOXIDANTES, ANTITIROSINASE, ANTIFÚNGICA E CITOTOXICIDADE IN VITRO” Gaudio e colaboradores analisaram as propriedades químicas e biológicas de Dalea leporina, espécie sem estudo químico ou biológico, e a comparou com as espécies D. boliviana e D. pazensis  visando verificar a existência de atividade antioxidante, antitrosinase e antifúngica.

No capítulo “AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE DEGRADAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA DE EFLUENTES LÁCTEOS POR LEVEDURAS” Ribeiro e colaboradores avaliaram a capacidade de degradação da matéria orgânica presente no soro de ricota, que é um dos principais efluentes das indústrias de laticínios, e, analisaram a dosagem de açúcar redutor e proteínas totais antes e após a fermentação. De autoria de Pessoa, Mesch e Guzmán, o capítulo “ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS SOBRE ISOLADOS DE ALTERNARIA SOLANI, CAUSADOR DA PINTA PRETA NO TOMATEIRO” avaliaram o efeito antifúngico dos óleos de eucalipto (Eucalyptus globulus), melaleuca (Melaleuca quinquenerviano), citronela (Cymbopogon winterianus) e cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) no controle do fungo causador da pinta preta do tomate em condições in vitro. 

O capítulo “DESCRIÇÃO ANATÔMICA DA CAVIDADE ORAL DE TUBARÃO-MARTELO, SPHYRNA LEWINI” de autoria de Vargas e colaboradores apresenta um estudo morfológico detalhado da cavidade oral de Sphyrna lewinii e correlacionam o tamanho, as estruturas e formatos ao tipo de alimentação e hábito de forrageio desde animal. Silva e colaboradores em “MARCADORES MITOCONDRIAIS REVELAM BAIXA VARIABILIDADE GENÉTICA DE PROCHILODUS NO SISTEMA HIDROLÓGICO PINDARÉ-MEARIM” utilizaram sequências do genoma mitocondrial para identificar e estimar os níveis de variabilidade genética de Prochilodus na tentativa de esclarecer o status taxonômico de P. lacustris de ocorrência nas bacias hidrográficas Pindaré e Mearim do Maranhão.

Em “QUANTIFICAÇÃO DO ÁCIDO URSÓLICO PRESENTE EM EXTRATOS HIDROETANÓLICOS DE DIFERENTES PARTES DA NÊSPERA” Santos, Silva e Fante realizaram um estudo quantitativo do ácido ursólico presente em extratos de diferentes partes da nêspera. Gonçalves e colaboradores em “TOXICIDADE EM NÍVEL CELULAR DE PRODUTOS SANEANTES DE POLIMENTO DE UTENSÍLIOS DE ALUMÍNIO PRODUZIDOS E COMERCIALIZADOS NO BRASIL” investigaram por meio de meristemas de raízes de Allium cepa, em dois tempos de exposição e três concentrações/diluições, os potenciais citotóxicos e genotóxicos de produtos “brilha alumínios” produzidos e comercializados no país. No capítulo “QUALIDADE BIOLÓGICA DO SOLO EM ÁREAS CULTIVADAS COM CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DE GOIÁS” Faquim e colaboradores estudaram a influência da cultura da cana-de-açúcar nos atributos biológicos do solo, em duas regiões do estado de Goiás (Quirinópolis e Goianésia), em talhões de cana-de-açúcar com diferentes anos de implantação, de modo a identificar se há equilíbrio, sustentabilidade e possíveis modificações no solo em decorrência do cultivo da cana-de-açúcar. 

Pinheiro e Silva em “ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO E SAÚDE SOBRE CÂNCER DE PELE NA EJA NA COMUNIDADE PESQUEIRA DE PIAÇABUÇU/AL” descrevem o processo de construção e aplicação de um material didático desenvolvido para auxiliar na execução de ações de educação e saúde em uma escola da rede pública na modalidade EJA no município de Piaçabuçu, Alagoas. Pinto e colaboradores no capítulo “ANÁLISE DE CONCEITOS GEOCIÊNTÍFICOS ABORDADOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO UTILIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO” analisaram a eficiência do conteúdo de geociências em um livro didático em comparação com a Base Nacional Comum Curricular. 

O capítulo de autoria de Pozzebon e Lima “MANDALA SENSORIAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO DE BOTÂNICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL” utilizaram-se de uma Mandala Sensorial, construída na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, para possibilitar a construção do conhecimento de Educação Ambiental e Botânica, além de promover a inclusão de alunos atendidos pela sala de recursos multifuncionais de um Colégio do município de Dois Vizinhos em Paraná. Em  “ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOCUMENTAL DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INDIGENA: UM OLHAR PARA A BOTÂNICA” Marques e colaboradores realizaram uma análise documental e bibliográfica sobre o ensino indígena com foco no conteúdo de botânica, presentes nas orientações Curriculares nacionais e estaduais vigentes para o ensino de Ciências e Biologia. Pozzobon e Merli no capítulo “SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E BIOCOMBUSTIVEIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL” investigaram na literatura especializada elementos que buscam sistematizar as discussões à temática ambiental e a produção de energia limpa dentro da área da educação, visto que estes devem ser trabalhados para o processo de socialização dos conhecimentos científicos e uma mudança de perfil socioambiental das gerações futuras.

Em todos esses trabalhos, percebe-se a linha condutora entre as Ciências Biológicas e suas interfaces com diversas áreas do saber, como a Microbiologia, Parasitologia, Anatomia, Biologia Celular e Molecular, Botânica, Zoologia, Ecologia, bem como, estudos envolvendo os aspectos das Ciências da Saúde, Ciências Ambientais, Educação em Ciências e Biologia. Espero que os estudos compartilhados nesta obra contribuam para o enriquecimento de novas práticas acadêmicas e profissionais, bem como possibilite uma visão holística e transdisciplinar para as Ciências Biológicas em sua total complexidade. Por fim, desejo à todos uma ótima leitura. 

Clécio Danilo Dias da Silva

As Ciências Biológicas e a Interface com vários Saberes 2

DOI: 10.22533/at.ed.382200210

ISBN: 978-65-5706-438-2

Palavras chave: 1. Ciências biológicas – Pesquisa – Brasil. I. Silva, Clécio Danilo Dias da.

Ano: 2020

Autores

  • ADRIANA RODOLFO DA COSTA
  • ALESSANDRA TUDISCO DA SILVA
  • ALICE MARGE DE AQUINO GUEDES
  • ALINE ASSIS CARDOSO
  • ALINE HOLANDA SOUSA
  • AMANDA DE OLIVEIRA SOUSA CARDOSO
  • AMANDA NERIS DOS SANTOS
  • ANA CAROLINA DOS SANTOS LOPES PEIXOTO
  • ANA CAROLINA SANTANA VIEIRA
  • ANA CAROLINE DA SILVA FAQUIM
  • ANA CAROLINE ZAGO PESTANA
  • ANA CLARA DAMASCENO SOARES
  • ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA GUIZELINI MERLI
  • ANA LETÍCIA GRIGOL DIAS
  • ANA LÚCIA GONÇALVES
  • ANA PAULA DE ALMEIDA PORTELA DA SILVA
  • ANA PAULA DE CASTRO RODRIGUES
  • ANA PAULA PERON
  • ANA RAQUEL BATISTA DE CARVALHO
  • ANDREIA RODRIGUES MOURA DA COSTA VALLE
  • ANGÉLICA TAMARA TUONO
  • ANTONIO AUGUSTO LIMA TEIXEIRA JÚNIOR
  • ANTONIO LIMA DA SILVA NETO
  • ANTONIO MACHADO ALENCAR JUNIOR
  • BRUNA HELOYSA ALVES
  • BRUNO MENDES TENORIO
  • CAIO FERNANDES RIBEIRO
  • CAMILA ARGENTA FANTE
  • CAMILA FRANÇA DE LIMA
  • CARINA SCANONI MAIA
  • CARLOS EDUARDO MALAVASI BRUNO
  • CARLOS ROBERTO PADOVANI
  • DANIELA DE ALCANTARA LEITE DOS REIS
  • DANIELA MACEDO DE LIMA
  • DANIELA REIS JOAQUIM DE FREITAS
  • DANIEL BONOTO GONÇALVES
  • DANIEL NOVAIS GUEDES
  • DAVI PORFIRIO DA SILVA
  • DÉBORA CRISTINA DE SOUZA
  • DIANA BABINI LAPA DE ALBUQUERQUE BRITTO
  • ÉDERSON VECCHIETTI GONÇALVES
  • ELIANA PAULA FERNANDES BRASIL
  • ELIANE TEREZINHA GIACOMELLI
  • ELIDY RAYANE DE REZENDE FRANÇA
  • ELMARY DA COSTA FRAGA
  • ERIKA MORGANNA NEVES DE OLIVEIRA
  • FABIANA POSTIGLIONE MANSANI
  • FABIANO SILVA PINHEIRO
  • FELÍCIO DE FREITAS NETTO
  • FELIPE JOSÉ MESCH
  • FERNANDA DA CONCEIÇÃO SILVA
  • FERNANDA DAS CHAGAS ANGELO MENDES TENORIO
  • FERNANDA DOS REIS CARVALHO
  • FILIPE DE SOUZA PINTO
  • FLÁVIA VIEIRA DA SILVA MEDEIROS
  • FRANCISCO SÉRGIO MOURA SILVA DO NASCIMENTO
  • GABRIEL NICOLAU SANTOS SOUSA
  • GEORGIANA EURIDES DE CARVALHO MARQUES
  • GEOVANNA HACHYRA FACUNDO GUEDES
  • GUSTAVO AUGUSTO BRAZ VARGAS
  • GYL EANES BARROS SILVA
  • INARA PEREIRA DA SILVA
  • ÍRIS KAROLAYNE DA SILVA SANTOS
  • JANE RANGEL ALVES BARBOSA
  • JANUÁRIA RUTHE CORDEIRO FERREIRA
  • JAQUELINE DINIZ PINHO
  • JAYANE OMENA DE OLIVEIRA
  • JÉSSIKA LORRINE DE OLIVEIRA SOUSA
  • JOÃO PAULO BORIN
  • JONAS ONIS PESSOA
  • JORDÂNIA LETÍCIA DO NASCIMENTO SILVA
  • JORGE ANDRÉS GARCÍA SUÁREZ
  • JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA
  • JOSÉ EDUARDO LAGE DE CASTRO
  • JOSÉ LUIS CABRERA
  • JOSÉ RIBAMAR RODRIGUES CALIXTO
  • JOYCE SANTOS LAGES
  • JOYCE VICENTE DO NASCIMENTO
  • JÚLIA ANTUNES TAVARES RIBEIRO
  • JÚLIA EDUARDA NÓBREGA DE MELO E CASTRO
  • JULIANA MELO MACEDO MENDES
  • JULIANA PINTO DE MEDEIROS
  • LAÍS NICOLLY RIBEIRO DA SILVA
  • LEONARDO BORGES COLETO CORREIA
  • LETÍCIA DOS SANTOS PINTO DA CUNHA
  • LETÍCIA SCALA FRÂNCICA
  • LETÍCIA SILVEIRA MEURER
  • LIDIANE DE LIMA FEITOZA
  • LUCIANA DA SILVA BASTOS
  • LUCIANA DOROCHENKO MARTINS
  • LUCIANO SERPE
  • MAIARA ANDRÊSSA POZZEBON
  • MAIÇA YASMIN RODRIGUES DOS SANTOS
  • MÁRCIA MARIA MENDES MARQUES
  • MARCOS AURÉLIO SANTOS DA COSTA
  • MARCOS VINÍCIUS MENDES SILVA
  • MARIA ANILDA DOS SANTOS ARAÚJO
  • MARIA CECÍLIA DIAS CORREA
  • MARIA CLAUDENE BARROS
  • MARÍA DANIELA SANTI
  • MARIA ELIETE BATISTA MOURA
  • MARÍA GABRIELA ORTEGA
  • MARIA GLORIMAR CORRÊA CARVALHO
  • MARIA JOSE CORREA GUZMAN
  • MARIANA ANDREA PERALTA
  • MARIANE MARCELINO FERNANDES
  • MARTA REGINA DE CASTRO BELFORT
  • MAYARA RODRIGUES
  • MICAELA DEL GAUDIO
  • MICHEL DE PAULA ANDRAUS
  • MÔNICA TEREZA SULDOFSKI
  • NATHÁLIA ARNOSTI VIEIRA
  • NATIELI FLORES FERNANDES
  • NETO ANTONIO ROSA DE SOUSA
  • ODINÉA MARIA AMORIM BATISTA
  • OSMAR LUIS SILVA VASCONCELOS
  • OTACIANA OTACILIA DE ARRUDA
  • PAULO AFONSO GRANJEIRO
  • PAULO AGENOR ALVES BUENO
  • PEDRO LEÃO FONTES NETO
  • QUELI GHILARDI CANCIAN
  • RAIMUNDO GLADSON CORREA CARVALHO
  • RENAN MARQUES
  • RENATA PELEGATTI
  • RICARDO DA CRUZ MONSORES
  • RODRIGO BARBOSA LORENA
  • RODRIGO JOSÉ NUNES CALUMBY
  • RODRIGO LIMA SANCHES
  • ROSSANA TEOTÔNIO DE FARIAS MOREIRA
  • SUÊNIA MARCELE VITOR DE LIMA
  • SURAMA DA COSTA PINHEIRO
  • SUZAN SANTOS DE ALMEIDA
  • TAYRINE MAINKO HOBLOS POZZOBON
  • THAÍS BASTOS MORAES SOBRINHO
  • THALITA MOURA SILVA ROCHA
  • THIAGO AUGUSTO DO PRADO
  • VALTER ALVINO
  • VILMAR MALACARNE
  • VIVIANE DIAS MEDEIROS SILVA
  • VIVIAN PARANHOS
  • WESLIANY EVERTON DUARTE
  • WILSON MOZENA LEANDRO
  • WYRLLEN ÉVERSON DE SOUZA
  • YASMIN NASCIMENTO DE BARROS

Artigos