Visualizações

278

Coletânea Nacional sobre Entomologia 3

A Entomologia é a ciência que se dedica a estudar os insetos, pequenos invertebrados incluídos na classe Insecta (Hexapoda: Arthropoda). Estes se constituem no grupo de seres vivos com maior abundância e diversificação no planeta terra. Sabe-se que a Entomologia vem sendo alvo de interesse desde a Grécia antiga, expandindo-se progressivamente em todo o mundo na idade média, moderna e contemporânea. No que diz respeito aos dias atuais, verifica-se a existência de um grande salto qualitativo e quantitativo no entorno da construção de conhecimentos dessa área, o que proporcionou a sua consolidação como uma ciência autônoma, tendo contribuições nos campos da morfologia, fisiologia, etologia, ecologia, bem como, o apoio da genética, biofísica e bioquímica. 

Esse progresso está intimamente associado ao desenvolvimento de grupos de estudos e criação de programas de pós-graduação nas universidades em todo o mundo, inclusive no Brasil, os quais fomentam as pesquisas e produções nos diversos aspectos relacionado a Entomologia. Diante deste cenário, a presente obra intitulada “Coletânea Nacional sobre Entomologia 3” se constitui em mais uma iniciativa para difundir pesquisas no que tange aos insetos em todos os seus aspectos básicos e aplicados, abrangendo 20 capítulos escritos por pesquisadores de diversas áreas do Brasil. 

No capítulo “SCOLYTINAE (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE) EM TRÊS FRAGMENTOS FLORESTAIS DA REGIÃO DE MOGI GUAÇU, SP” Silva e colaboradores estudaram a composição dos representante da subfamília Scolytinae, em três fragmentos florestais da região do planalto central paulista de Mogi Guaçu, São Paulo, visando fornecer subsídios para auxiliar o monitoramento ambiental, utilizando esse grupo de insetos como indicador ecológico. 

Grossi e Conte em “COMPOSIÇÃO DE BORBOLETAS FRUGÍVORAS (LEPIDOPTERA, NYMPHALIDAE) EM ÁREAS URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE MANDAGUAÇÚ - PARANÁ – BRASIL” coletaram e analisaram a abundância e a riqueza de espécies de borboletas frugívoras em dois fragmentos de área urbana e dois fragmentos de área rural do município de Mandaguaçú, no estado do Paraná, buscando verificar e comparar a diversidade desse grupo de insetos em diferentes fragmentos. 

De autoria de Silva, Rodrigues e Maia, o capítulo “PRIMEIROS REGISTROS DE INSETOS GALHADORES (INSECTA, DIPTERA, CECIDOMYIIDAE) NA SERRA DO MENDANHA, RIO DE JANEIRO – RJ” discute sobre os Cecidomyiidae galhadores na Serra do Mendanha no Rio de Janeiro, apresenta as novas ocorrências das espécies para o município, e traz um compilado de dados sobre as localidades em que essas espécies já foram registradas.

Silva, Celestino e Costa no capítulo “INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE CULTIVO DE ALFACE SOBRE A DIVERSIDADE DA ENTOMOFAUNA” caracterizaram a distribuição da fauna de insetos em área de manejo orgânico e convencional com plantio de alface no povoado Flexeiras em Arapiraca, Alagoas. 

No capítulo intitulado “MANEJO AGROECOLÓGICO DE MOSCAS-DAS-FRUTAS EM GOIABEIRAS (PSIDIUM GUAJAVA L.) NO CEARÁ” Azevedo discorre sobre métodos de controles agroecológicos, como o controle cultural, comportamental, mecânico, físico e biológico conservativo para o manejo de moscas-das-frutas.

 Em “TÉCNICA PARA AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS NA REDUÇÃO DA POPULAÇÃO DE MOSCAS-DAS-FRUTAS EM CONDIÇÕES DE CAMPO” Silva e colaboradores descreveram uma técnica desenvolvida pela Embrapa Amapá para avaliar a efetividade de fungos entomopatogênicos na redução de sua população em condições de campo. 

Pimentel e colaboradores em “SUSCETIBILIDADE DE HÍBRIDOS DE MILHO BT A SITOTROGA CEREALELLA (LEPIDOPTERA: GELECHIIDAE) E PERDA DE PESO CAUSADA PELA INFESTAÇÃO” avaliaram a suscetibilidade de híbridos de milho Bt ao desenvolvimento de S. cerealella e a redução de peso em grãos oriunda da infestação. 

No capítulo “CRISOPÍDEOS: INTERFACE ENTRE BIOLOGIA E AMBIENTE AGRÍCOLA” Scudeler e colaboradores caracterizaram os crisopídeos, insetos pertencentes à família Chrysopidae, através de uma documentação de suas principais características durante seu ciclo de vida, englobando fase de ovo, larva, pupa e adulto, bem como, sua ocorrência em diferentes plantas com interesse econômico, e, apresentam as aplicações destes insetos em ensaios ecotoxicológicos. 

Azevedo, Macêdo e Evangelista Júnior discutem no capítulo “PRAGAS DO SAPOTIZEIRO E SPONDIAS” sobre as principais pragas destas culturas, contendo informações baseadas em trabalhos de pesquisa de instituições brasileiras, bem como em observações nas regiões produtoras. 

No capítulo “TRATAMENTO DE SEMENTES DE ALGODÃO COM INSETICIDAS PARA O CONTROLE DE PRAGAS INICIAIS” Trindade e colaboradores analisaram diferentes inseticidas no tratamento de sementes para o controle das pragas iniciais e a influência desses inseticidas no desenvolvimento inicial da cultura do algodão. 

Em “FLUTUAÇÃO POPULACIONAL E COLORAÇÃO DE ADULTOS DE DIAPHORINA CITRI EM CITRUS LIMONIA EM CONDIÇÃO CONTROLADA DE LABORATÓRIO” Pessoa e colaboradores avaliaram a flutuação populacional de adultos de D. citri em C. limonia em condição controlada de laboratório de criação, a partir de infestações iniciais de ninfas coletadas de criação em M. paniculata e acompanhadas por gerações sucessivas.

No capítulo “EVALUACIÓN DEL NIVEL DE CONSUMO DE SPODOPTERA ERIDANIA SOBRE HOJAS DE SOJA TRATADAS CON FLUBENDIAMIDA” Trapp e colaboradores efetivaram uma avaliação acerca do nível de consumo de S. eridania em folhas de soja tratadas com o inseticida flubendiamida. 

Harter-Marques e colaboradores no capítulo intitulado “INFLUÊNCIA DA MANIPUEIRA SOBRE A ENTOMOFAUNA EDÁFICA ASSOCIADA A LAVOURAS DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ) NO SUL DO BRASIL” investigaram o potencial bioinseticida da manipueira sobre os insetos edáficos em duas lavouras comerciais de mandioca no município de Sangão, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

No capítulo “GUIA PARA TRIAGEM ESPECÍFICA DE SIMULÍDEOS (DIPTERA: SIMULIIDAE) VETORES DE ONCOCERCOSE NO BRASIL” Cesário e colaboradores dispõe de um guia técnico e simplificado para identificação de espécies antropofílicas e vetores de simulídeos da área endêmica para oncocercose no Brasil, utilizando caracteres e terminologias de fácil identificação e compreensão, para atendimento a técnicos da saúde e da educação, iniciantes no estudo de vetores de oncocercose no país. 

Em “PERFIL SOCIOEPIDEMIOLÓGICO E DIAGNÓSTICO ENTOMOLÓGICO DE PACIENTES ACOMETIDOS COM MIÍASE NO RIO DE JANEIRO” Azevedo e colaboradores avaliaram os fatores socioepidemiológicos de pacientes diagnosticados com miíase no Hospital Federal do Andaraí (HFA), bem como, identificaram as espécies causadoras da doença nesta região.

Nunes e colaboradores em “MOSQUITOS AEDES AEGYPTI E SEU APARELHO DIGESTÓRIO: O QUE HÁ ALÉM DA NUTRIÇÃO?” discutem pontos relevantes relacionados ao sistema digestório do mosquito A. Aegypti, como a morfofisiologia do inseto e métodos de dissecação, nutrição e alimentação em laboratório, relação entre o sistema digestório e a interação entre os vetores e diferentes patógenos, dentre outros tópicos pertinentes. 

De autoria de Macambira, Jardim e Macambira o capítulo “PREDAÇÃO DE CUPINS POR FORMIGAS EM FRAGMENTO FLORESTAL EM BELÉM, PARÁ, BRASIL” discute as possíveis predações de cupins por formigas em dois diferentes habitats (terra firme e igapó) e apresenta os gêneros de formigas predadoras. 

No capítulo “COMPORTAMENTO SEXUAL DE RHODNIUS ROBUSTUS LARROUSE 1927 (HEMIPTERA: REDUVIIDAE) E TRANSFERÊNCIA E MIGRAÇÃO DO ESPERMATOZOIDE” Machado e Colaboradores realizou um estudo do comportamento sexual e o tempo de migração dos espermatozoides do espermatóforo de R. robustus, vetor de Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas.

Em “VISITANTES FLORAIS DE AANNONA SQUAMOSA L. NA REGIÃO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS, ALAGOAS, BRASIL” Celestino, Silva e Costa estudaram as espécies da família Nitidulidae que ocorrem nos pomares de pinheira na região de Palmeira dos Índios, Alagoas.

 Macambira e Silva em “OLIMPÍADAS DE CAXIUANÃ: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ENTOMOLOGIA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA FLORESTA NACIONAL DE CAXIUANÃ, MELGAÇO-PA” relatam o desenvolvimento de oficinas pedagógicas abordando a vida dos insetos e a importância para o ambiente. Na oportunidade, estudantes do ensino fundamental realizaram coletas manuais, coletas com rede entomológica e com guarda-chuva entomológico, bem como a observação de insetos em flores e botões florais. 

De modo geral, almeja-se com essa obra disseminar informações extremamente relevantes e ampliar os horizontes da Entomologia, indo desde pesquisas com caráter taxonômico, morfofisiológico, ecológico, agrícola e médico até a inserção de temas envolvendo esta ciência no processo de ensinagem na educação básica. 

Desejo à todos uma boa leitura!

Clécio Danilo Dias da Silva

Coletânea Nacional sobre Entomologia 3

DOI: 10.22533/at.ed.399200110

ISBN: 978-65-5706-439-9

Palavras chave: 1. Entomologia. I. Silva, Clécio Danilo Dias da.

Ano: 2020

Autores

  • ACACIO GERALDO DE CARVALHO
  • ADILSON LOPES LIMA
  • ADRIANA BARIANI
  • ALENE RAMOS RODRIGUES
  • ALICE HELENA RICARDO SILVA
  • ANA CAROLINA DOS SANTOS VALENTE
  • BETINA EMERICK PEREIRA
  • BIRGIT HARTER-MARQUES
  • BRUNO VINICIUS DAQUILA
  • CAMILA KARINE MOURA SILVA
  • CARLOS ALBERTO MONTEIRO DA SILVA
  • CLAUDIA SANTOS SOARES LESSA
  • CRISTIANE RAMOS DE JESUS
  • CRISTIAN FERREIRA DOS SANTOS
  • DANIELA CARVALHO DOS SANTOS
  • DANIEL GONÇALVES JARDIM
  • ELTON LUIZ SCUDELER
  • ERICA FRAZÃO PEREIRA DE LORENZI
  • ERICA LÍVEA FERREIRA GUEDES CELESTINO
  • ÉRICA LÍVIA FERREIRA GUEDES CELESTINO
  • ÉRIKA SILVA DO NASCIMENTO CARVALHO
  • FABIOLA DA CRUZ NUNES
  • FELIPE TAVARES RODRIGUES
  • FERNANDO HERCOS VALICENTE
  • FRANCISCO ROBERTO DE AZEVEDO
  • GABRIEL JOVENTINO DO NASCIMENTO
  • GEOVANNE AMORIM LUCHINI
  • HELIO CONTE
  • HELIO CONTE
  • HENRIQUE TREVISAN
  • HIGOR JARDIM MACAMBIRA
  • HYAGO LUIZ RIQUE
  • IVAN CRUZ
  • IVÊNIO RUBENS DE OLIVEIRA
  • JACENIR REIS DOS SANTOS MALLET
  • JEANETTE ALTENHOFEN
  • JEANNE SCARDINI MARINHO-PRADO
  • JHULIE EMILLE VELOSO DOS SANTOS
  • JOÃO GOMES DA COSTA
  • LARISSA RAQUEL KLEMIG E SILVA
  • LARYSSA BARBOSA XAVIER SILVA
  • LETICIA MARAMARQUE BELLINI
  • LOUISE HELENA GUIMARÃES DE OLIVEIRA
  • LUCIANO PACELLI MEDEIROS DE MACEDO
  • LUIS FELIPE GARCIA FUENTES
  • LUIZ ALEXANDRE NOGUEIRA DE SÁ (IN MEMORIAM)
  • LUIZ EDUARDO GROSSI
  • MARCO AURÉLIO GUERRA PIMENTEL
  • MARCOS ROBERTO PEREIRA CARDOZO
  • MARIA CONCEIÇÃO PERES YOUNG PESSOA
  • MARIA DO SOCORRO DE ANDRADE SILVA
  • MARIA DO SOCORRO MIRANDA DE SOUSA
  • MARIA LUCIA JARDIM MACAMBIRA
  • MARIANA DO PASSOS NUNES
  • MARIELA FREO TRAPP
  • MARILZA MAIA HERZOG
  • MÓNICA L. RAMÍREZ
  • RAQUEL DE ANDRADE CESÁRIO
  • RENATO COLARES PEREIRA
  • RICARDO ADAIME
  • RICARDO ADAIME
  • RICARDO A. THIEBEAUD
  • RODOLPHO FREIRE MARQUES
  • ROSE BENEDITA RODRIGUES TRINDADE
  • SARAH GALATTO CANCILLIER
  • SHARLENE ASCENDINO HORACIO DA SILVA
  • SIMONE MARTINS MENDES
  • SIMONE PATRÍCIA CARNEIRO DE FREITAS
  • TALINE DE LIMA SILVA
  • THAÍS AGUIAR COELHO
  • THAÍS STRADIOTO MELO
  • THIAGO PEIXOTO MACHADO
  • THIAGO SAMPAIO DE SOUZA
  • THIAGO SAMPAIO DE SOUZA
  • VALÉRIA CID MAIA
  • VALÉRIA MAGALHÃES AGUIAR
  • VERÓNICA I. SOSA
  • WALTER SANTOS EVANGELISTA JÚNIOR
  • WANDERSON PATRÍCIO TEIXEIRA
  • WELLINGTON THADEU DE ALCANTARA AZEVEDO

Artigos