Visualizações
248

O livro “Pesquisa e Desenvolvimento de Abordagens para o Ensino de Biologia” é uma obra composta por estudos de diferentes áreas da biologia desenvolvidos durante o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional dos mestrandos da Universidade Estadual do Piauí (PROFBIO/UESPI).
O PROFBIO é um curso de pós-graduação stricto sensu que tem como objetivo a qualificação profissional de professores das redes públicas de ensino em efetivo exercício da docência de Biologia. O curso pauta-se na construção e consolidação dos conhecimentos biológicos, através da aplicação do método científico e de utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs), sendo esse “conhecimento construído” associado à transposição didática imediata para a sala de aula, de maneira que o mestrando possa trabalhar simultaneamente com seus alunos do ensino médio os conceitos-chave explorados em cada tópico de Biologia
Assim, essa coleção representa o esforço conjunto dos mestrandos e professores na construção do conhecimento a partir de abordagens diferenciadas em sala de aula, pautadas no protagonismo do aluno como agente no processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se que as pesquisas só foram possíveis graças à parceria estabelecida entre a Universidade e as diversas Escolas que receberam os mais variados projetos e ainda que todos os estudos foram realizados com o Apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
Prof. Pedro Marcos de Almeida
Profa. Francielle Alline Martins
Pesquisa e Desenvolvimento de Abordagens para o Ensino de Biologia
DOI: 10.22533/at.ed.023202209
ISBN: 978-65-5706-402-3
Palavras chave: 1. Biologia – Estudo e ensino. 2. Pesquisa e desenvolvimento. I.Almeida, Pedro Marcos de. II. Martins, Francielle Alline.
Ano: 2020
Autores
- ALBINO VELOSO DE OLIVEIRA
- ANA PAULA DA SILVA FREIRE
- ANTONIO CARLOS MONTEIRO REIS
- ANTONIO MARCOS NOGUEIRA SODRÉ
- ANTONIO MARCOS NOGUEIRA SODRÉ
- ANTONIO SÉRGIO DE SOUSA
- CLEOMAR CAVALCANTE DE PAULA JUNIOR
- DOMINGOS CARVALHO CHAVES
- EMERSON GEORGE MELO MENDES
- EMÍLIA ORDONES LEMOS SALEH
- FÁBIO JOSÉ VIEIRA
- FRANCIELLE ALLINE MARTINS
- FRANCISCA CARLA SILVA DE OLIVEIRA
- FRANCISCA LUCIA DE LIMA
- FRANCISCO ALBERTO BATISTA RODRIGUES
- FRANCISCO PIRES PEREIRA
- FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO
- FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO
- HERMESON CASSIANO DE OLIVEIRA
- JEFERSON LUIZ LIMA
- JOSIANE SILVA ARAÚJO
- MARCIA PERCÍLIA MOURA PARENTE
- MARIA DE FÁTIMA VERAS ARAÚJO
- MARIA DO SOCORRO DE BRITO LOPES
- MARIA GARDENIA SOUSA BATISTA
- MÁRIO CRISTIANO PEREIRA DO NASCIMENTO
- MARTA ROCHELLY RIBEIRO GONDINHO
- MATHEUS SOARES GOMES
- MICHELLE MARA DE OLIVEIRA LIMA
- MICHELLE MARA DE OLIVEIRA LIMA
- PAULO HENRIQUE DA COSTA PINHEIRO
- PEDRO MARCOS DE ALMEIDA
- ROSELIS RIBEIRO BARBOSA MACHADO
- TATIANA GIMENEZ PINHEIRO
- THÂMARA CHAVES CARDOSO
Artigos
- A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL (COM ÊNFASE AOS ESPAÇOS E A COMUNICAÇÃO NÃO FORMAIS) APLICADA AO ENSINO DE BIOLOGIA
- A microbiologia no ensino médio com viés investigativo: exemplo de abordagem
- APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MARANHÃO
- Aracnídeos: uma teia de possibilidades no ensino de artrópodes em Biologia
- COLEÇÕES BOTÂNICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE SISTEMÁTICA E MORFOLOGIA VEGETAL NO ENSINO MÉDIO
- ENSINO DE BIOLOGIA: O VÍDEO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CONTEÚDOS DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
- ENSINO DO CICLO CELULAR EM UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA
- ESTRATÉGIAS DINAMIZADORAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA (MICOLOGIA) NO ENSINO MÉDIO
- Jogo MasterBio-Citologia: um Recurso Didático para o ensino de Citologia no Ensino Médio
- MEMÓRIA SOCIOAMBIENTAL DA COMUNIDADE BREJO DE SÃO FÉLIX NO ESPAÇO ESCOLAR
- O ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS
- Percepção Discente Acerca dos Conteúdos de Genética e Meios de Informação
- UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO, PEDRO II, PIAUÍ, BRASIL
- Utilização de recursos didáticos para dispositivos móveis, como ferramentas pedagógicas para o ensino de biologia: um estudo de caso.