Visualizações
490

O livro O Ensino alicerçado em Fundamentos Teórico-Metodológicos é resultado do trabalho contínuo de investigação de discentes, docentes e de profissionais de diversas áreas e de diversos contextos, que se integram com a finalidade de dialogar sobre o “Ensino” e arcabouço de artefatos, estratégias e metodologias que o torna dinâmico e perspicaz. Qualificar os processos de ensino e de aprendizagem é sem sombra de dúvidas importante para qualquer contexto, e, os resultados podem colaborar para melhoria do ensino em todos os seus níveis.
Por isso, este livro torna-se um importante elo de comunicação e reflexão social, haja vista, a integração de diálogos que a obra promove, perpassando todos os níveis de ensino e desembocando, no conhecimento científico e tecnológico. O livro, apresenta 21 textos (Capítulos) por onde, os diálogos dos discentes e docentes, e, de outros, problematizam, redimensionam, pontuam caminhos e novas conjecturas de edificação do ensino, apresentando os fundamentos e os caminhos teóricos-metodológicos percorridos.
Entre as palavras-chave que sustentam e direcionam as discussões, estão: o ensino, pesquisa e extensão – sabemos, que a indissociabilidade entre essas três palavras, representa princípios basilares, para os processos pedagógicos nas Universidades. Portanto, vocês, discentes, docentes, pesquisadores em geral, curiosos - sobre a arte de aprender e ensinar (...), recebam com carinho esta obra.
Dr. Marcelo Máximo Purificação
Dr. Éverton Nery Carneiro
Dr. César Costa Vitorino
O Ensino alicerçado em Fundamentos Teórico-Metodológicos
DOI: 10.22533/at.ed.647101408
ISBN: 978-65-5706-264-7
Palavras chave: 1. Aprendizagem. 2. Educação – Pesquisa – Brasil. 3. Ensino – Metodologia. I. Purificação, Marcelo Máximo. II. Carneiro, Éverton Nery. III. Vitorino, César Costa.
Ano: 2020
Autores
- ADELCIO MACHADO DOS SANTOS
- ALEX BRANDON CANICEIRO
- ANA BEATRIZ LUCHO
- ANANDA SANTANA GALLO
- ANDRESSA ALGAYER DA SILVA MORETTI
- ANGELICA YOLANDA BUENO BEJARANO VALE DE MEDEIROS
- ARTHUR NICOLAS DE SOUZA BISPO
- BÁRBARA ABREU
- BRUNO HENRIQUE FIORIN
- CAMILA NUNES DORNELES
- CASSIA REGINA ROSA VENÂNCIO
- CLERES CARVALHO DO NASCIMENTO SILVA
- CRISTIANE HAMMEL
- DIONI PAULO PASTORIO
- ELIANE APARECIDA CAMPESATTO
- ELIANE RAMOS PEREIRA
- ÉVERTON MARTINS SIQUEIRA
- FERNANDA ELOY SCHMEIDER
- FRANCIELE SILVA DE OLIVEIRA
- FRANCIS JESSÉ CENTENARO
- GABRIELLE CABRAL MELVILLE DE SOUZA TENÓRIO
- HENRIQUE DE VICQ NORMANDE NETO
- ILANA DE JESUS BARBOSA MACIEL
- INGRID NAZARÉ ARAÚJO DE OLIVEIRA SANTOS
- JOÃO ROGÉRIO CENTENARO
- JONATAN SCHMEIDER
- JOSEMAR ALVES
- JULIANA AZI MARTINS ACHÁ
- KAIO COURA MELO PACHECO
- LARISSA GRUNITZKY
- LEONARDO SANTOS SOUZA
- LETÍCIA RAMALHO PAES
- LUCAS HENRIQUE VIOLA
- LUCIANO DE OLIVEIRA
- LUIZA HELENA BISOGNIN CIERVO
- MAIRA REJANE OLIVEIRA PEREIRA
- MANOEL LEANDRO FÁVERO
- MARCIA CAMILO FIGUEIREDO
- MARCIO FAVERO FIORIN
- MARCIO PEREIRA JUNIOR
- MARCUS VINÍCIUS SILVA WEIGEL-GOMES
- MARIA RAKEL DE CERQUEIRA SANTOS
- MARISE MIGLIOLI LORUSSO
- MARY SELMA DE OLIVEIRA RAMALHO
- MATEUS BRUM PEREIRA
- MURYEL PYETRO VIDMAR
- NATALIA PINHO DE OLIVEIRA RIBEIRO
- NATASHA ROCHA DA SILVA
- PATRÍCIA AMARAL DA SILVA
- PATRICIA MARIA FORTE RAULI
- PAULO HENRIQUE BRAZ
- PAULO HENRIQUE DOS SANTOS SARTORI
- PENN LEE MENEZES RODRIGUES
- RICARDO YOSHIMITSU MIYAHARA
- ROSE MARY COSTA ROSA ANDRADE SILVA
- SANDRO APARECIDO DOS SANTOS
- SUELANY RIBEIRO
- TÂNIA ROBERTA COSTA DE OLIVEIRA
- THALITA ALMEIDA
- VEJANE GAELZER
- WALTER JOSÉ MOREIRA DIAS JUNIOR
Artigos
- A Grounded Theory pela ótica metafórica da lenda inglesa sobre Joãozinho e seu pé de feijão
- A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PROPORCIONAR A INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL
- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: O ELO INICIAL ENTRE O PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM
- Brincando de detetive: Estratégia para aderência psicoterapêutica de criança com Transtorno de Ansiedade Generalizada e Dermatite Atópica
- Características físico-químicas do Guabijú (Myrcianthes Pungens)
- DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA EM VINTE E ZINCO DE MIA COUTO
- DIFERENTES HORÁRIOS DE COLHEITA SANGUÍNEA E O ESTRESSE TÉRMICO ALTERAM A CONTAGEM DE ERITRÓCITOS E A HEMATIMETRIA DE GALINHAS POEDEIRAS
- EDUCAÇÃO PÚBLICA E A REPRODUÇÃO DO CREDENCIALISMO: o caso do Estado do Rio de Janeiro
- ESTUDOS COMPARADOS DE RELIGIÃO – A visão de Aldo Natale Terrin
- FUNCIONALIDADE DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA APLICAÇÃO
- NECESIDADES PEDAGÓGICAS PARA LA ENSEÑANZA EN ENTORNOS VIRTUALES DE APRENDIZAJE
- O DESENVOLVIMENTO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM IMPERATRIZ-MA
- O ensino de língua portuguesa na era digital: ponto de vista dos estudos culturais
- PRÁTICAS AMBIENTAIS EDUCATIVAS: UMA PERSPECTIVA AUSUBELIANA PARA PROFESSORES E ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- PROCESSO DE ENSINO NO DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERPROFISSIONAIS EM ESTUDANTES DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
- Reforço em Matemática: uma prática para a “reinserção” escolar
- RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: MOTIVAÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA PARA INGRESSAR NO PROGRAMA E OBJETIVOS ADQUIRIDOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
- ROBÓTICA EDUCACIONAL E PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB O VIÉS CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE) E ASC (APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRITICA)
- Sprachmischung E Seus Efeitos Nas Práticas Sociais
- UTILIZANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA TRABALHAR COM TEMA CONCEITUAL: DROGAS, E SE EU USAR?
- VIVÊNCIA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PELA MONITORIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS