Visualizações

53

Narrativas Visuais: Um Encontro com a Poética da Memória

Quando nos propusemos a escrever este livro em 2019, sentíamos uma grande necessidade de divulgar o trabalho que estávamos desenvolvendo junto à comunidade. Assim como nossa obra anterior “Por uma Geopoética da Paisagem na Prática Didática” lançado em 2019, novamente nos sentimos desafiados, pois vimos nesse projeto de extensão e seus resultados algo inusitado, que cativa a quem participa e principalmente a quem observa. Diferentemente de nossa obra lançada em 2019, nesta produção apresentamos um olhar mais maduro com ênfase às memórias, narrativas e lugares entre os participantes e os executores do projeto.

Apresentamos uma reflexão que vai desde o conceito de narrativa e memória, à construção do discurso sobre os lugares e sobre si mesmo. Contamos também com as experiências e os caminhos percorridos por autores renomados de forma a abrilhantar a obra e compartilhar com o leitor os contrastes de interpretação entre a dinâmica das narrativas visuais, os lugares da afetividade e as possíveis e plurais tessituras dos discursos e sujeitos.

Iniciamos pela construção da identidade, da memória, passamos pela visão geográfica, e na sequência trabalhamos a construção do discurso. Posteriormente atravessamos pelo mundo da arte de forma a legitimar e potencializar a subjetividade do enunciar. Por meio dessa gramática, buscamos interpretar e interagir sobre as materialidades postas no discurso visual e escrito sobre a memória coletiva, as histórias de vida, as identidades plurais e os territórios da afetividade de jovens artistas.

Neste livro, partimos da compreensão de que a formação educacional necessita ser repensada em uma perspectiva de produção de vida, cuja essência se faz indispensável das complexidades, incertezas, mistérios, amores, esperanças e utopias do mundo.

Dessa forma, essa obra enquadra-se no conceito de Arte e de Memória Coletiva como Linguagem e Tecnologia Social e também visa contribuir para o desenvolvimento sócio-histórico do município de Paraíso do Tocantins - TO, valorizando as memórias e as histórias do seu povo. Sob essa ótica, esse estudo partiu no objetivo de promover o resgate de parte da memória coletiva de uma comunidade, o protagonismo de jovens estudantes e o encontro entre gerações e sua poética da memória.

Os autores

Narrativas Visuais: Um Encontro com a Poética da Memória

DOI: 10.22533/at.ed.609201008

ISBN: 978-65-5706-260-9

Palavras chave: 1. Arte. 2. Educação. 3. Narrativas visuais. I. Freiesleben, Mariane. II. Teixeira, Patricia Luciano de Farias. III. Título.

Ano: 2020

Autores

  • MARIANE FREIESLEBEN
  • PATRICIA LUCIANO DE FARIAS TEIXEIRA
  • ROBERTO LIMA SALES