Competências para o Farmacêutico Atuante na Gestão em Saúde: um Estudo Delphi

A sociedade, a economia e o mercado exigem cada vez mais do farmacêutico uma mudança em sua prática e cultura profissionais, não devendo atuar apenas com um técnico, mas também como um gestor. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) estabelecem a competência de administração e gerenciamento no currículo farmacêutico, a qual foi eleita para esta pesquisa.  A proposta de atualização das atuais DCN do curso de Farmácia – PADCNF– torna essa competência um dos três eixos que embasam o currículo: gestão em saúde.

O estudo objetivou definir as competências necessárias aos profissionais de Farmácia que atuam na Gestão em Saúde, visando contribuir assim para a concretização das reformas pedagógicas no âmbito de uma Instituição de Ensino Superior privada do Nordeste brasileiro, nos marcos das orientações internacionais e das Diretrizes Curriculares Nacionais. Pesquisa descritiva utilizando-se o método Delphi, realizada na cidade de Maceió - AL.

A amostra constituiu-se de cinco farmacêuticos atuantes na gestão. Na primeira rodada elencaram-se as competências de gestão, na segunda rodada um consenso das competências e na terceira rodada ordenação por grau de importância.

Os resultados das rodadas foram organizados em quadros e tabelas do seguinte modo: competências e características de um bom gestor elencadas pelos especialistas; competências correlacionadas às ações-chave e desempenhos do eixo de gestão em saúde da PADCNF; matriz de competências à luz dos quatro pilares da educação; matriz de competências apuradas com nível de concordância; ponderações dos especialistas; ordem de importância das competências correlacionadas às ações-chave da PADCNF e pilares da educação. As 10 competências elencadas por ordem de importância foram: ser capaz de gerir pessoas, demonstrar liderança, dominar conhecimento da área de gestão, demonstrar compromisso, dominar as leis que regem a área de atuação, ser capaz de empreender, demonstrar firmeza nas decisões, demonstrar disciplina, demonstrar saber ouvir e ser capaz de articular ideias. A partir destes resultados foram desenvolvidos três produtos: elaboração de um Relatório técnico; Reunião como Colegiado e Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso de Farmácia da instituição de ensino em que a mestranda está vinculada profissionalmente e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas para entrega e apresentação do relatório técnico, discussão de propostas e sugestões sobre o tema e a confecção de uma Matriz de Competências para ser utilizada como instrumento avaliativo. A apresentação dos resultados foi uma iniciativa que qualificou a pesquisa, possibilitando um momento de discussão e contribuição de profissionais e docentes. Além disso, permitiu atingir os propósitos do Mestrado Profissional, demonstrando uma oportunidade de avaliação crítica e transformadora nos espaços de prática educativa e profissional.

Observou-se que a ação-chave de acompanhamento e avaliação do trabalho em saúde não foi enfatizada. Tomando como referencial os pilares da educação, foi visto que o pilar de aprender a viver juntos obteve pouca ênfase, o que impacta no desenvolvimento do trabalho em equipe. Identifica-se neste estudo a necessidade de superar os modelos dominantes de educação e prática uniprofissional, os quais já não respondem mais aos desafios e à complexidade das necessidades de saúde.

Competências para o Farmacêutico Atuante na Gestão em Saúde: um Estudo Delphi

DOI: 10.22533/at.ed.596203006

ISBN: 978-65-5706-159-6

Palavras chave: 1. Farmácia – Pesquisa – Brasil. I. Santos, Ivanilde Miciele da Silva. II. Vilela, Rosana Quintella Brandão. III. Freitas, Daniel Antunes IV. Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de. V. Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque. VI. Mousinho, Kristiana Cerqueira. VII.Dantas, Marlon Claudener dos Santos. VIII. Estevam, Roberta Adriana Oliveira. IX. Guilherme, Arthur de Cerqueira. X. Oliveira, Samara Andreia Nascimento de. XI. Soares, Isadora Santos Feitosa. XII. Cardozo, Leonardo Chaves de Amorim.

Ano: 2020

Autores

  • Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
  • Arthur de Cerqueira Guilherme
  • Daniel Antunes Freitas
  • Isadora Santos Feitosa Soares
  • IVANILDE MICIELE DA SILVA SANTOS
  • Kristiana Cerqueira Mousinho
  • Leonardo Chaves de Amorim Cardozo
  • Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos
  • Marlon Claudener dos Santos Dantas
  • Roberta Adriana Oliveira Estevam
  • Rosana Quintella Brandão Vilela
  • Samara Andreia Nascimento de Oliveira