Processos de Organicidade e Integração da Educação Brasileira 4

Prezados leitores, 

Apresentamos a vocês o volume 4 da obra “Processos de Organicidade e Integração da Educação Brasileira”, no intuito de promover uma reflexão sobre a integração educacional no contexto social, considerando a educação como uma das molas propulsoras que movem o homem e a própria sociedade. Uma obra organizada em 16 capítulos que perpassam pelos mais variados temas e perspectivas. Entre eles podemos citar: Estilos de aprendizagem: um olhar para a sua importância no processo de ensino; Elaboração, desenvolvimento e validação do produto didático “física de partículas na escola: um jogo educacional”; Educação e neoliberalismo: reflexões a partir da teoria da síndrome comportamentalista de Alberto Guerreiro Ramos; Educação de surdos numa perspectiva inclusiva: uma análise a partir das políticas públicas; Educação ambiental na infância: relatos docentes; Destilaria: uma proposta de jogo inovador para o ensino de tópicos iniciais de química orgânica; Desigualdades educacionais e políticas de ações afirmativas na gestão universitária;  Desenvolvimento pedagógico de crianças negras que aguardam adoção;  Deficiência visual em idosos: o papel da convivência social;  Cultura e pertencimento na banda escolar: um estudo de caso; Conversando sobre o mosquito da dengue com os alunos do quarto ano da escola municipal professora Armida Frare Gracia, Ponta Grossa, PR; Contribuições da autoavaliação institucional nos processos autoavaliativos de cursos: relato de experiência na Universidade Federal do Pampa; Comunidade política: o esperançar na perpetuação de todo tipo de vida;  Avaliação da relação entre o nível de estresse e o desempenho acadêmico nas provas práticas; Avaliação da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição pública de ensino superior;  Avaliação da disciplina de lógica programável em sua primeira oferta no curso de engenharia da computação nas modalidades EAD e presencial. Toda essa diversidade de temas, denota a amplitude e abrangência dos processos de organização e integração da educação, confirmando, que são muitos os desafios nesse campo de investigação. 

Desejamos a todos vocês uma boa leitura e boas reflexões.

Dr. Marcelo Máximo Purificação

Dra. Filomena Teixeira

Me.  Guilherme Sousa Borges  

 

Processos de Organicidade e Integração da Educação Brasileira 4

DOI: 10.22533/at.ed.480202906

ISBN: 978-65-5706-148-0

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Pesquisa – Brasil. I. Purificação, Marcelo Máximo. II.Teixeira, Filomena. III. Borges, Guilherme Sousa.

Ano: 2020

Autores

  • Airton Carlos Batistela
  • Amanda de Andrade Cavalcante
  • ANA CRISTINA DA SILVA RODRIGUES
  • Ana Natália Vasconcelos Arcanjo
  • Artur Rocha Silva
  • Carlos Eduardo Teodoro Vieira
  • Celso Eduardo Pereira Ramos
  • Cláudio José Amante
  • Cristiane Aparecida Gonçalves Huve
  • Cristina Lúcia Sant'Ana Costa Ayub
  • Danielle Pessoa Lima
  • Débora Quetti Marques de Souza
  • Deise Bastos de Araújo
  • Derivan Bastos dos Santos
  • Dulce Maria Strieder
  • Ederson Cichaczewski
  • Emily Ayumi Moriguchi
  • Everton Marcos Batistela
  • Fernanda Carla Wasner Vasconcelos
  • Fernanda Fonseca
  • Francisco Wandemberg Rodrigues dos Santos
  • FRANCISVAL CANDIDO DA COSTA
  • João Timóteo de los Santos
  • Juciany Ojeda Rojas Ferreira
  • LISIANE INCHAUSPE DE OLIVEIRA
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura
  • Manoel Adir Kischener
  • Manoel Adir Kischener
  • Maria Clara Holanda Lima
  • MARIA ELIZA ROSA GAMA
  • Maria Waldenez de Oliveira
  • Mariza Rotta
  • Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão
  • Maximiliano de Freitas Martins
  • Nelson Canzian da Silva
  • Nina Rosa da Silveira Cunha
  • Patrick Cunha
  • Paulo Henrique dos Santos
  • Raissa de Quadros
  • Raquel Pinheiro
  • Regiane Dias Coitim
  • Ricardo Luís De Ré
  • Sandra Cristina de Souza
  • Silvana Maria Jacinto
  • Sílvia Andreia Parizattie
  • Simone Andressa Nunes Lima
  • Soraia Selva da Luz
  • Stacy Pedro Bach
  • Taís Helena Palhares
  • Thiago Muza Aversa

Artigos