Eu existo? Narrativas de Travestis e Transexuais sobre Assistência em Saúde

As sensações e percepções individuais, solitárias e internas, muitas vezes machucam, soam estranhas ou diferentes de tudo o que parece natural à sociedade visível. Quando confrontadas com realidades semelhantes, se nos permitirmos estas vivências, quando aceitamos observar e ampliar nossa visão de mundo, nos trazem, de um lado o conforto, e ainda a dimensão da exclusão social e da dor do outro.

A vivência pessoal da homoafetividade me impulsionou a buscar compreender melhor todo o universo de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) e a aproximação com travestis e transexuais, transportou-me a outro universo, o do preconceito e a exclusão que se mostrou ainda mais intenso e doloroso para estas pessoas.

Quando ingressei no Curso de Enfermagem, pude associar parte significativa dessa exclusão presente nos serviços de saúde, que dificulta o acesso e o acolhimento e reproduz em suas práticas cotidianas a discriminação na sociedade.

Hoje, como profissional da saúde, compreendo que atuar em saúde é acolher e cuidar a todos, sem distinção e respeitando as singularidades. Além disso, é meu dever, enquanto cidadão, atuar em prol da aproximação do sistema de saúde de travestis e transexuais e “pretensiosamente” lutar para que travestis e transexuais sejam notadas pela sociedade e reconhecidas como pessoas, detentoras de sabedoria, conhecimento, capacidades, dignidade e de direitos.

Este estudo é acima de tudo um espaço de fala de travestis e transexuais e um lugar em que pude chegar graças à decisão de ter me permitido olhar para esse universo tão próximo a mim, mas tão singular e ainda mais excluído e discriminado.

Robson Lovison

Eu existo? Narrativas de Travestis e Transexuais sobre Assistência em Saúde

DOI: 10.22533/at.ed.041201802

ISBN: 978-65-86002-04-1

Palavras chave: 1. Minorias sexuais – Saúde e higiene - Política governamental – Brasil. 2. Política de saúde – Brasil. I. Lovison, Robson. II. Ascari, Tania Maria. III. Zocche, Denise Antunes de Azambuja. IV. Durand, Michelle Kuntz. V. Ascari, Rosana Amora. VI. Moretti, Rodrigo Otávio.

Ano: 2020

Autores

  • Denise Antunes de Azambuja Zocche
  • Michelle Kuntz Durand
  • Robson Lovison
  • Rodrigo Otávio Moretti
  • Rosana Amora Ascari
  • Tania Maria Ascari