Visualizações

13

Reflexões sobre Experiências de Leitura e algumas Contribuições do Mito de Don Juan

Neste livro, Angeli Rose aborda a experiência da leitura de maneira absolutamente original. Ela toma como ponto de partida os becos sem saída da educação brasileira que, ao idealizar seu leitor, encontra muita dificuldade de desenvolver o hábito de leitura nos leitores reais, aqueles que frequentam as suas salas de aula.

O movimento de idealização do leitor se acompanha do movimento de reificação da própria experiência da leitura, reificação esta favorecida pela desvalorização da antiga pedagogia do exemplo: pais e professores leem cada vez menos mas querem que seus filhos e pupilos leiam cada vez mais, sem perceberem o efeito devastador do seu próprio exemplo.

Para quebrar tanto a idealização quanto a reificação, Angeli Rose usa as categorias da ficção, particularmente as do mito de Don Juan, comprovando que nossas certezas mais caras ainda são ficções. Esta é a originalidade da sua abordagem: partir da ficção para compreender como conhecemos e como ensinamos. Desse modo, refresca e revitaliza os estudos brasileiros de educação, usualmente moralistas, mecanicistas e, o que é pior: entediantes.

Não é o caso deste metalivro, que nos obriga a ler como lemos sob perspectiva radicalmente outra – e só por isso já merece toda a nossa atenção.

Gustavo Bernardo 

Reflexões sobre Experiências de Leitura e algumas Contribuições do Mito de Don Juan

DOI: 10.22533/at.ed.486171411

ISBN: 978-85-93243-48-6

Palavras chave: 1. Don Juan (Personagem lendário) na literatura. 2. Interesses na leitura. 3. Jovens – Livros e leitura. 4. Mito na literatura. I. Título.

Ano: 2017

Autores

  • ANGELI ROSE
  • ANGELI ROSE DO NASCIMENTO