Ebook - Reflexões em Ensino de Ciências 2Atena Editora

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1. Ciências – Estudo e ensino. 2. Educação permanente. 3. Professores de ciência...

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capa do ebook Reflexões em Ensino de Ciências 2

Reflexões em Ensino de Ciências 2

A área de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências tem se ampliado muito desde sua criação no Brasil no final da década de 50 e início da década de 60 do século passado. Essa amplitude se reflete tanto no número de programas de pós-graduação na área que cresceram muito nas últimas décadas, quanto no número de pesquisas que se desenvolvem nesses programas e as temáticas envolvidas que são diversas. O livro Reflexões em Ensino de Ciências é uma tentativa de reunir algumas preocupações de pesquisadores da área e também de pesquisadores de áreas afins que se debruçam sobre as questões relativas ao Ensino e a Educação em Ciências, de diferentes regiões e programas de pós-graduação do país (tanto de programas considerados precursores na área, quanto programas já consolidados e ainda programas mais jovens).

Os artigos foram divididos em dois volumes. No primeiro volume o livro traz artigos que tratam sobre o Ensino de Ciências, nas subáreas de Ensino de Física, de Ensino de Química e de Ensino de Biologia, como também estudos da área de Educação em Saúde.

No segundo volume foram agrupados textos relacionadas a formação de professores, tanto a formação inicial como a formação continuada e ainda estudos de revisão da literatura sobre determinado tema, como por exemplo, o ensino e a aprendizagem por modelagem; o livro didático; a formação de professores, entre outros.

Os artigos apresentados nesse segundo volume, em sua primeira parte, abordam diferentes problemáticas que afetam a formação docente e sua prática pedagógica, a começar pela necessidade de domínio de saberes docentes específicos e que são mobilizados de forma simultânea durante sua ação docente, em especial os saberes disciplinares, já que o domínio insuficiente desse tipo de saber influencia sobremaneira a possibilidade do desenvolvimento de atividades práticas (Labarce, Bastos e Pedro). Dando seguimento o próximo capítulo discute a necessidade da formação de professores para a expansão e desenvolvimento da Educação em Ciências na Amazônia, para tanto, os autores Matos e Gonçalves abordam as narrativas de professores formadores egressos da pós-graduação na área, em cujos processos de formação ficaram evidentes indícios dos movimentos de (trans) formação pessoal e profissional, pautados no sentimento de incompletude do sujeito. Os autores Ramos, Lorencine Junior e Silva demonstram a importância do desenvolvimento de uma sequência didática fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano para a formação inicial de professores, já que possibilitou que obtivessem uma referência teórica-metodológica para elaboração das atividades pedagógicas que poderiam ser readequadas para outros contextos e outros conteúdos. O livro didático tem sido historicamente um protagonista nas pesquisas da área de Ensino de Ciências, as autoras Emmel e Pansera-deAraujo abordam a necessidade de que os professores em formação inicial percebam o livro didático como mais um recurso a ser utilizado, de maneira não linear, sintonizado com a realidade de seus alunos e não trate o conhecimento expresso no material como pronto, estático e acabado.

A partir das experiências de formação trazidas pelos autores e que são relatadas na forma de capítulos na presente obra, podemos identificar e caracterizar referências para a docência na perspectiva da profissionalização, cuja preocupação tem sido objeto central nas pesquisas sobre a temática, desde sua expansão como campo de pesquisa que emergiu no cenário internacional a partir da década de 1980.

A segunda parte da obra, traz artigos de revisão da literatura.

Consideramos que esse tipo de estudo é fundamental na área de Ensino de Ciências, em que, devido ao crescente número de trabalhos sobre temas que foram e continuam sendo recorrentes nas linhas de pesquisa, como a questão da linguagem, da formação de professores, do livro didático, de atividades experimentais, entre tantos outros temas, se faz necessário conhecer o que já foi produzido de modo a analisar e avaliar o conhecimento acumulado, possibilitando a integração da produção acadêmica nas mais diversas áreas de investigação.

Sendo assim, os capítulos propostos versam sobre a revisão da literatura nas seguintes áreas temáticas: a) Formação continuada de professores, onde os autores Mesquita, Souza e Farias desenvolvem uma análise dos artigos publicados na revista Ensaio no período de 1999 e 2014 e demonstram que o número de pesquisas com esse tema tem aumentado no decorrer dos últimos anos, sendo que as mesmas estão concentradas nas regiões sudeste e sul do país, e estão voltadas principalmente para professores da Educação Básica; b) A abordagem CTS foi alvo da revisão na revista Ciência & Educação pelos autores Souza, Mesquita e Farias em que concluem que ainda são muitos os desafios da educação na perspectiva CTS tanto no ensino como na formação do professor; c) Ensino e aprendizagem por modelagem, em que, a partir da revisão recente da literatura em periódicos nacionais e internacionais desenvolvida por Gerolim e Trivelato, as autoras concluem que os artigos analisados mostram a importância das atividades de modelagem como ferramenta para o entendimento da construção de significados em sala de aula, para a compreensão de professores e estudantes acerca da natureza da ciência, no processo de formação de professores e outros campos da educação em ciências; d) Os trabalhos desenvolvidos nos ENPEC sobre o tema Livro Didático são mapeados por Schirmer e Sauerwein, mostrando que o tema tem sido um foco de pesquisa bastante representativo no evento ao longo das nove edições; e) O Uso de matérias didáticos alternativos é revisado na revista Química nova na escola, por Mota, Mesquita e Farias, mostrando que os autores dos trabalhos analisados mostram-se criativos na busca de alternativas ao ensino tradicional.

Esse é um livro relevante à comunidade acadêmica, em particular aos professores formadores que atuam em cursos de licenciatura, para compreensão do papel que desempenham na formação de futuros professores, também aqueles professores que já atuam na educação básica nas áreas científicas e os que ainda se encontram em vias de formação inicial. É indicado ainda para acadêmicos de diferentes áreas científicas que iniciam seus estudos na área de pesquisa em Ensino de Ciências e também pesquisadores interessados nos temas abordados no livro.

Daniela Frigo Ferraz

Fabio Seidel dos Santos

Antonio Carlos de Francisco

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Reflexões em Ensino de Ciências 2

  • DOI: 10.22533/93243-10-3

  • ISBN: 978-85-93243-10-3

  • Palavras-chave: 1. Ciências – Estudo e ensino. 2. Educação permanente. 3. Professores de ciências - Formação. I. Ferraz, Daniela Frigo. II.Santos, Fabio Seidel dos. III. Francisco, Antonio Carlos. IV. Título.

  • Ano: 2016

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