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capa do ebook A DIMENSÃO DISCURSIVA-ARGUMENTATIVA DAS REPETIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS REFERENCIAIS NO GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR: UM OUTRO PENSAR SOBRE O TRABALHO COM TEXTOS

A DIMENSÃO DISCURSIVA-ARGUMENTATIVA DAS REPETIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS REFERENCIAIS NO GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR: UM OUTRO PENSAR SOBRE O TRABALHO COM TEXTOS

As atividades linguageiras, que

circundam os variados campos de atividade

humana, pressupõem um olhar específico para

os fenômenos da língua. Neste artigo, buscase

compreender as estratégias referencias

com orientação argumentativa do fenômeno

da repetição lexical em um gênero específico:

a redação escolar. O fenômeno da repetição

sempre foi associado à língua oral e segundo

Koch (2003) é, tradicionalmente, avaliado de

forma negativa. Por isso, costuma-se criticar

seu emprego em textos diversos, desprezandose

os aspectos que contemplam uma análise

mais discursiva. Nesse sentido, observamos

que a repetição de algumas palavras em

redações escolares de alunos de 7ª série do

Ensino Fundamental consiste numa estratégia

de argumento que nos leva a pensar que ela

não é um fenômeno gratuito, assim como

não designa sintoma de pobreza linguística

dos usuários, mas uma forma de produção,

compreensão e conexão discursiva constituídos

na atividade interacional entre sujeitos. Analisálas

é a proposta deste artigo.

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A DIMENSÃO DISCURSIVA-ARGUMENTATIVA DAS REPETIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS REFERENCIAIS NO GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR: UM OUTRO PENSAR SOBRE O TRABALHO COM TEXTOS

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: repetições. estratégias referenciais. gênero redação escolar.

  • Keywords: repetitions, referential strategies, school writing genres.

  • Abstract:

    The languages that surround the

    variety of fields of human activity presupposes

    a specific look at the phenomena of language.

    This article aims to understand the referential

    strategies with the argumentative orientation

    of the phenomenon of lexical repetition in a

    specific genre: school writing. The phenomenon

    of repetition has always been associated with

    oral language and according to Koch (2003) is

    traditionally evaluated negatively. Therefore, it

    is customary to criticize its use in various texts,

    neglecting the aspects that come with a more

    discursive analysis. In this regard, we observed

    that the repetition of some words in school

    essays of elementary school students consists

    of an argument strategy that leads us to think that

    it is a gratuitous phenomenon, just as it does not

    designate a symptom of linguistic poverty of the

    users, but a form of production, understanding

    and discursive connection constituted in the

    interactional activity between subjects. Analyze

    them is the purpose of this article.

  • Número de páginas: 15

  • Aline Batista Rodrigues
  • Rosinélio Rodrigues da Trindade
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