Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook LEITURA, ESCRITA E CRITICIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DE TEXTOS PRODUZIDOS POR ACADÊMICOS DO 6° PERÍODO DE LETRAS DA UEMA/CESJOP

LEITURA, ESCRITA E CRITICIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DE TEXTOS PRODUZIDOS POR ACADÊMICOS DO 6° PERÍODO DE LETRAS DA UEMA/CESJOP

É unânime a importância dos leitores

como indivíduos capazes de reconhecer e

transformar a realidade em que se encontram.

Instituições de ensino estão cada vez mais,

incluindo em suas práticas uma diversidade de

textos. As práticas de letramento de disciplinas

acadêmicas podem ser apreendidas como

atividades sociais variadas, vinculadas a

diferentes comunidades. Com este trabalho,

objetivou-se analisar as percepções dos

acadêmicos do 6° período do curso de Letras

da Universidade Estadual do Maranhão –

CESJOP, que relataram através de produções

textuais, suas perspectivas a respeito das

mudanças encontradas na leitura, escrita e

criticidade, compreendido a transição do ensino

médio para a graduação, levando em conta

suas experiências passadas e atuais. Para a

construção das discussões, foram utilizados

trechos destacados pelos estudantes, onde a

maioria relatou que o processo de transição do

ensino médio para a graduação trouxe muitos

impactos, principalmente pela falta de estímulos

necessários ao desenvolvimento de hábitos de

leitura e posicionamento crítico, refletindo em

carências na escrita. Foi perceptível, através

das descrições, as dificuldades encontradas no

ensino superior, principalmente em decorrência

do novo patamar de leitura esperado, pelo rigor

exigido nas produções, o que não acontecia

no ensino médio, e pela estranheza às novas

formas de trabalhos científicos.

Ler mais

LEITURA, ESCRITA E CRITICIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DE TEXTOS PRODUZIDOS POR ACADÊMICOS DO 6° PERÍODO DE LETRAS DA UEMA/CESJOP

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Leitura. Letramento acadêmico. Escrita. Leitor. Criticidade.

  • Keywords: Reading. Academic letter. Writing. Reader. Criticity.

  • Abstract:

    It is unanimous the importance of

    readers as individuals capable of recognizing

    and transforming the reality in which they

    find themselves. Institutions of education

    are increasingly including in their practices

    a diversity of texts. The literacy practices of

    academic disciplines can be perceived as varied

    social activities, linked to different communities.

    The objective of this work was to analyze the

    perceptions of the students of the 6th period

    of the course of Letters of the State University

    of Maranhão - CESJOP, who reported through

    textual productions their perspectives regarding

    the changes found in reading, writing and

    criticality, understood the transition from high

    school to graduation, taking into account their

    past and current experiences. In order to

    construct the discussions, the students used a

    series of excerpts, where most reported that the

    transition process from high school to graduation brought many impacts, mainly due to

    the lack of necessary stimuli to develop reading habits and critical positioning, reflecting

    in writing. The difficulties encountered in higher education were perceptible through the

    descriptions, mainly due to the new level of reading expected, the rigor required in the

    productions, which was not the case in high school, and the strangeness of the new

    forms of scientific work.

  • Número de páginas: 15

  • Artemio Ferreira Gomes
  • Marcos Antônio Fernandes dos Santos
  • MARCOS ANTONIO FERNANDES DOS SANTOS
Fale conosco Whatsapp