Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook PRODUÇÃO ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO DAS TEORIAS LINGUÍSTICAS DE ABORDAGEM LEXICAL E APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS

PRODUÇÃO ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO DAS TEORIAS LINGUÍSTICAS DE ABORDAGEM LEXICAL E APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS

Este estudo tem como objetivo

apresentar uma proposta didática para o

trabalho com produção escrita de gêneros

textuais na disciplina de Língua Inglesa no

Ensino Médio. Sugere uma articulação entre

a prática da leitura como um mecanismo de

motivação para a produção textual em língua

inglesa. Ancora-se nas teorias linguísticas

de Lexical Approach (Abordagem Lexical),

por meio do ensino-aprendizagem de

collocations (combinações lexicais), phrasal

verbs (verbos preposicionados) e ensino de

expressões usuais baseado no gênero textual

que será trabalhado na escrita, a teoria Task-

Based Learning (Aprendizagem Baseada em

Tarefas), por meio das orientações didáticas

para elaboração/reelaboração de produções

textuais a partir da leitura e análise de um

gênero textual previamente selecionado pelo

docente junto com os seus alunos e na Teoria

Sociointeracional de Aprendizagem como uma

perspectiva de aquisição de segunda língua

no trabalho entre professores e alunos. Neste

estudo, foi selecionado um corpus contendo um

exemplo de gênero textual de língua inglesa

como elemento motivador para a produção

escrita de alunos de ensino médio do gênero

artigo de opinião e a partir da aplicação

das teorias linguísticas e de aprendizagem,

observou-se que é uma alternativa possível e

viável para o processo de ensino-aprendizagem

de produção escrita em língua inglesa.

Ler mais

PRODUÇÃO ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO DAS TEORIAS LINGUÍSTICAS DE ABORDAGEM LEXICAL E APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Gêneros textuais. Produção Escrita. Ensino Médio. Aprendizagem baseada em Tarefas. Abordagem Lexical.

  • Keywords: Textual genres. Writing. High School. Task-Based Learning. Lexical Approach.

  • Abstract:

    This study focuses on presenting

    a teaching proposal to work with textual genre

    writing in English classes at High School. It

    suggests an articulation between the practices

    of reading as a tool for motivation to the English

    writing. It is based on the language theories

    Lexical Approach, through the teaching and

    learning process of collocations, phrasal verbs

    and teaching of usual expressions based on the

    textual genre which will be worked on writing,

    Task-Based Learning, through the teaching

    guidelines to drafting/redrafting of compositions

    previously chosen by the teacher along with his/

    her students and the Socio Interactionist Learning

    Theory as a perspective for second language

    acquisition in the students and teachers’ work.

    In this study, a corpus was chosen containing

    an example of an English textual genre as a

    hook to the High School students writing of an

    article of opinion. From the application of these linguistic and learning theories, it was

    observed that is a possible and viable alternative to the teaching and learning process

    of English writing.

  • Número de páginas: 15

  • Tiago da Costa Barros Macedo
Fale conosco Whatsapp