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capa do ebook ENTRE FRONTEIRAS CULTURAIS: AS ESTRATÉGIAS DA EMPRESA COLONIAL PORTUGUESA E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO HÍBRIDO EM VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO, DE MIA COUTO

ENTRE FRONTEIRAS CULTURAIS: AS ESTRATÉGIAS DA EMPRESA COLONIAL PORTUGUESA E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO HÍBRIDO EM VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO, DE MIA COUTO

Entre os romances de Mia Couto,

cuja tônica principal é a preocupação com

Moçambique e seu povo, encontra-se Venenos

de Deus, remédios do Diabo, para o qual

se voltou o presente trabalho. A obra em

questão constrói, através da escrita, uma dupla

temporalidade: uma Moçambique colonizada,

às vésperas de uma independência, e uma

Moçambique do presente, reflexo de um

passado colonial e de um período de pósguerras

(guerra de independência e guerra

civil). Este trabalho fez um recorte nesta dupla

temporalidade, abordando apenas a primeira.

A temporalidade moçambicana, rasgada pela

fronteira que separa o colonial do nacional, em

Venenos de Deus, remédios do Diabo, revelou,

por um lado, o discurso da empresa colonial

e suas estratégias de dominação, através do

racismo e do paradigma da cultura superior,

impondo a assimilação, cujo resultado é a

mímica; e, por outro, os efeitos da diáspora para

a construção de um sujeito híbrido.

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ENTRE FRONTEIRAS CULTURAIS: AS ESTRATÉGIAS DA EMPRESA COLONIAL PORTUGUESA E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO HÍBRIDO EM VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO, DE MIA COUTO

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Mia Couto. Temporalidade. Colonização. Hibridização. Moçambique.

  • Keywords: Mia Couto. Temporality. Colonization. Hybridization. Mozambique.

  • Abstract:

    Among the novels of Mia

    Couto whose main focus is the concern with

    Mozambique and its people, there are “Venenos

    de Deus, Remédios do Diabo”, the main focuses

    of this paper. The piece constructs, through

    writing, a double temporality: a colonized

    Mozambique, on the eve of independence,

    and a Mozambique of the present, reflecting

    a colonial past and a postwar period (war of

    independence and civil war). This research

    centers in this dual temporality, addressing only

    the first. The Mozambican temporality, torn by

    the frontier that separates the colonial from the

    national, in “Venenos de Deus, Remédios do

    Diabo”, revealed on one hand the discourse

    of colonial enterprise and its strategies of

    domination through racism and the paradigm

    of higher culture, imposing assimilation, which

    results in mimicry; and, on the other hand, the

    effects of diaspora for the construction of a

    hybrid subject.

  • Número de páginas: 15

  • Eliana Pereira de Carvalho
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