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capa do ebook MONITORAMENTO DE INCIDENTES NO AMBIENTE HOSPITALAR:  ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DE UMA ASSISTÊNCIA SEGURA AO USUÁRIO

MONITORAMENTO DE INCIDENTES NO AMBIENTE HOSPITALAR: ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DE UMA ASSISTÊNCIA SEGURA AO USUÁRIO

O Gerenciamento de Riscos visa à

aplicação de medidas para prever, identificar e

minimizar a ocorrência de eventos inesperados

e indesejáveis, que podem causar dano

aos pacientes. O objetivo desse estudo é

apresentar os resultados de um monitoramento

de incidentes em um hospital da região

metropolitana do estado do Ceará. A coleta

de dados foi feita a partir dos registros de

eventos relacionados a incidentes assistenciais

e problemas com os produtos hospitalares

(suspeita de desvio de qualidade) utilizados

no hospital, identificados pela Gerência de

Risco no período de 01 de Janeiro a 31 de

dezembro de 2015. No período em estudo

foram registradas 139 notificações, sendo 69%

(n=96) relacionadas a problemas com produtos

hospitalares e 31% (n=43) relacionadas aos

incidentes no processo assistencial. Quanto ao

tipo de produto com suspeita de problemas, 15%

(n=14) foram com medicamentos, e 85% (n=82)

foram com material médico-hospitalar. Quanto

à gravidade dos incidentes assistenciais, 16%

(n=7) foram sem dano, 79% (n=34) leve, 2,5%

(n=1) moderado e 2,5% (n=1) grave. A análise

dos eventos notificados permitiu a estratificação

dos mesmos e proporciona a possibilidade de

investigação de suas causas e elaboração de

planos de ações necessários. Desta forma,

conclui-se que o monitoramento de eventos

no processo assistencial hospitalar propicia a

melhoria contínua dos processos de cuidado e

do uso de tecnologias da saúde, a articulação e

a integração dos processos de gestão de risco,

e a garantia das boas práticas de funcionamento

do hospital, impactando assim diretamente

na promoção de uma assistência segura ao

usuário.

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MONITORAMENTO DE INCIDENTES NO AMBIENTE HOSPITALAR: ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DE UMA ASSISTÊNCIA SEGURA AO USUÁRIO

  • DOI: 10.22533/at.ed.62619110310

  • Palavras-chave: Gestão de risco, segurança do paciente, hospital

  • Keywords: Risk Management, Patient Safety, Hospitals

  • Abstract:

    Risk Management aims at

    applying measures to predict, identify and

    minimize the occurrence of unexpected and

    undesirable events, which can cause harm to

    patients. The objective of this study is to present

    the results of an incident monitoring in a hospital

    in the metropolitan region of the state of Ceará. The data collection was done from

    the records of events related to care incidents and problems with hospital products

    (suspected of quality deviation) used in the hospital, identified by the Risk Management

    from January 1 to December 31, 2015 In the study period, 139 reports were registered,

    of which 69% (n = 96) related to problems with hospital products and 31% (n = 43)

    related to incidents in the care process. Regarding the type of product with suspected

    problems, 15% (n = 14) were with medication, and 85% (n = 82) were with medicalhospital

    material. Regarding the severity of care incidents, 16% (n = 7) were without

    damage, 79% (n = 34) mild, 2.5% (n = 1) moderate and 2.5% (n = 1) severe. The

    analysis of the notified events allowed the stratification of the same and provides the

    possibility of investigation of its causes and elaboration of necessary action plans.

    Thus, it is concluded that the monitoring of events in the hospital care process leads

    to the continuous improvement of care processes and the use of health technologies,

    the articulation and integration of risk management processes, and the assurance of

    good health practices. functioning of the hospital, thus directly impacting the promotion

    of safe patient care.

  • Número de páginas: 15

  • Ana Cláudia de Brito Passos
  • Francimarie Teodósio de Oliveira
  • Viviane Nascimento Cavalcante
  • Ana Claudia de Brito Passos
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