Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook PRÁTICA DO DOCENTE DE ENFERMAGEM EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: EVIDÊNCIAS DA SAÚDE MENTAL

PRÁTICA DO DOCENTE DE ENFERMAGEM EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: EVIDÊNCIAS DA SAÚDE MENTAL

 Descrever a relação trabalhadores

docentes com sua saúde mental, ainda permeia

o estigma de doenças em que os indivíduos

devem ser isolados ou vistos como incapazes.

Acreditamos na relevância deste estudo

reside na diminuta pesquisas e publicações a

respeito da temática “ o significado da prática e

a saúde mental do docente do ensino superior

de enfermagem” Por conseguinte o objetivo foi

analisar pelo ângulo do docente, o significado

da prática docente e a percepção da saúde

mental. Pesquisa com abordagem qualitativa

com a metodologia do Grupo Focal (GF).

Evidenciou-se que os docentes são vulneráveis

ao risco de sofrimento mental com diferenciadas

matizes e sintomas. Ao aplicar a técnica

inspirada nas idéias de Grupo Focal em uma

pesquisa qualitativa, constatou-se que além

de favorecer a coleta de dados, esta técnica

caracterizou-se como um excelente espaço de

formação docente a partir da reflexão que cada

pesquisado fez sobre a própria concepção.

 

Ler mais

PRÁTICA DO DOCENTE DE ENFERMAGEM EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: EVIDÊNCIAS DA SAÚDE MENTAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.68819120318

  • Palavras-chave: docente, enfermagem, saúde mental, professor,

  • Keywords: teacher, nursing, mental health, teacher nursing

  • Abstract:

    Describing the relationship of

    teaching workers to their mental health still

    permeates the stigma of diseases in which

    individuals must be isolated or seen as incapable.

    We believe in the relevance of this study lies in

    the small researches and publications on the

    theme “meaning of practice and mental health of

    the nursing higher education teacher”. Therefore

    the objective: To analyze by the teacher angle,

    the meaning of the teaching practice and the

    perception Mental health. Qualitative research

    with the focus group methodology (GF). It was

    evidenced that the teachers are vulnerable to

    the risk of mental suffering with different shades

    and symptoms. When applying the technique

    inspired by the Focus Group’s ideas in a

    qualitative research, it was found that in addition

    to favoring data collection, this technique was

    characterized as an excellent space for teacher

    training based on the reflection that each

    researched did on one’s own conception.

  • Número de páginas: 15

  • Claudia Maria Messias
  • Geilsa Soraia Cavalcante Valente
  • Elaine Antunes Cortez
  • Patricia Veras Neves de Oliveira
  • Emília Conceição Gonçalves dos Santos
  • Fabíola Chaves Fernandes
Fale conosco Whatsapp