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INFLUÊNCIA DA CINESIOTERAPIA LABORAL NA REDUÇÃO DA DOR OSTEOMUSCULAR EM DOCENTES

O profissional docente sofre

com condições de trabalho desfavorável,

favorecendo o surgimento de dores

osteomusculares relacionado ao trabalho.

Diante disso, a fisioterapia atua na prevenção

de doenças, a partir de programas preventivos

como a Cinesioterapia Laboral, que consiste

em exercícios específicos orientados, de curta

duração. O objetivo do estudo é avaliar os

efeitos da Cinesioterapia Laboral na redução da

dor osteomuscular relacionadas ao trabalho em

docentes atuantes na Educação Infantil. Tratase de um estudo transversal, com sete docentes,

do sexo feminino. Foram adotados uma Ficha

de Identificação e a Escala Numérica de Dor

para cada segmento corporal. Ocorreu em três

etapas – primeira: aplicação dos questionários;

a segunda: aplicação da cinesioterapia laboral

com frequência de duas vezes na semana,

antes do expediente; a terceira: as docentes

responderam novamente a escala. Constatouse que os segmentos corporais avaliados, houve

redução álgica em todos os segmentos, sendo

uma redução sintomatológica significativa nos

segmentos de pescoço e ombros.

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INFLUÊNCIA DA CINESIOTERAPIA LABORAL NA REDUÇÃO DA DOR OSTEOMUSCULAR EM DOCENTES

  • DOI: 10.22533/at.ed.53419070315

  • Palavras-chave: Docentes; Dor Musculoesquelética; Esgotamento Profissional; Ginástica; Saúde do Trabalhador.

  • Keywords: Teachers; Musculoskeletal pain; Professional Exhaustion; Fitness; Worker’s health.

  • Abstract:

    The teaching professional suffers

    from unfavorable working conditions, favoring

    the onset of musculoskeletal pain related

    to work. Therefore, physiotherapy works in

    the prevention of diseases, from preventive

    programs such as Occupational Cinesioterapia,

    which consists of targeted specific exercises, of

    short duration. The objective of the study is to

    evaluate the effects of Occupational Kinesiology

    in the reduction of musculoskeletal pain related

    to work in teachers working in Early Childhood

    Education. It is a cross-sectional study with

    seven female teachers. An Identification Card

    and the Numerical Pain Scale were adopted for

    each body segment. It occurred in three stages

    - first: questionnaires; the second: application

    of occupational kinesiotherapy twice a week,

    before the procedure; the third: teachers

    answered the scale again. It was found that the

    body segments evaluated, there was an algeal

    reduction in all segments, being a significant

    symptom reduction in the neck and shoulder

    segments.

  • Número de páginas: 15

  • Ariany Franciely Fonseca Renó
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