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capa do ebook Modelo Artefato-Experiência de jogos digitais:  elementos e gameplay

Modelo Artefato-Experiência de jogos digitais: elementos e gameplay

Os elementos que compõe os jogos,

como regras, objetivos e mecânicas, nem

sempre são elencados em trabalhos sobre

game design. Essa lacuna conceitual pode

ser um problema para pessoas da indústria

de jogos, de equipes de desenvolvimento ou

de pesquisas acadêmicas. Assim, elucidar os

elementos que compõe os jogos e estabelecer

a relação deles com aspectos referentes a

experiência de jogar, como o gameplay, é

uma tarefa essencial para o desenvolvimento

de jogos, a comunicação entre pessoas

interessadas e pesquisas na área. Neste

sentido, este capítulo tem como objetivo, com

base na literatura, apresentar e fundamentar os

elementos dos jogos organizados em um modelo

de game design, o Modelo Artefato-Experiência,

que discute a relação entre gameplay e os

elementos dos jogos e pode ser utilizado

como ferramentas por diversas pessoas da

área de jogos. O Modelo Artefato-Experiência

e seus componentes podem contribuir, por

exemplo, durante o desenvolvimento de um

jogo, em que a compreensão dos conceitos

apresentados influencia a comunicação em

equipes e consequentemente na possibilidade

de um jogo ser mais bem sucedido em sua

busca por propiciar uma experiência mais

divertida para o jogador; ou à comunidade

acadêmica que também necessita de conceitos

e modelos bem definidos, de modo que as

comunicações possam ser analisadas com a

devida interpretação.

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Modelo Artefato-Experiência de jogos digitais: elementos e gameplay

  • DOI: 10.22533/at.ed.7591925017

  • Palavras-chave: Modelo de game design; elementos dos jogos; gameplay; game design; conceitos.

  • Keywords: ATENA

  • Abstract:

    ATENA

  • Número de páginas: 15

  • Patrícia da Silva Leite
  • Leonelo Dell Anhol Almeida
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