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capa do ebook O GÊNERO MEMÓRIAS COMO OBJETO DE ENSINO NO AMBIENTE DIGITAL

O GÊNERO MEMÓRIAS COMO OBJETO DE ENSINO NO AMBIENTE DIGITAL

Nossa pesquisa busca compreender

e identificar o uso dos gêneros textuais em

sala de aula como fator de vinculação escolar

com as práticas sociais e o papel do professor

como elemento chave deste processo. Com o

objetivo de apresentar reflexões a respeito da

necessidade de inserção das novas Tecnologias

Digitais de Informação e Comunicação- TDIC´sno

ambiente escolar para o ensino de Língua

portuguesa. Este trabalho não somente aponta

a relevância de uma nova proposta pedagógica

e o uso de gêneros textuais para o ensino de

línguas, assim como propõe uma sequência

didática adaptada do modelo proposto por Dolz

e Schenewly (2004) do gênero memórias em

sua condição digital. Este estudo pautou-se na

pedagogia dos multiletramentos desenvolvida

por teóricos como Rojo e Kleiman. Para tanto,

discutimos sobre como práticas educativas

baseadas na pedagogia dos multiletramentos

pode auxiliar no processo de ensinoaprendizagem

de língua portuguesa, a fim de

possibilitar ações concretas para uma prática

pedagógica contextualizada de língua materna.

E, por outro lado, favorecer a construção de

um sujeito capaz de atuar com autonomia nas

demandas sociais de leitura e escrita.

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O GÊNERO MEMÓRIAS COMO OBJETO DE ENSINO NO AMBIENTE DIGITAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.7111925014

  • Palavras-chave: multiletramentos, gênero textual, sequência Didática.

  • Keywords: multiletramentos, textual genre, Didactic sequence.

  • Abstract:

    Our research seeks to understand

    and identify the use of textual genres in the

    classroom as a factor of school linkage with

    social practices and the role of the teacher as a

    key element of this process. With the objective

    of presenting reflections on the need to insert

    the new Digital Information and Communication

    Technologies - DICTs - in the school environment

    for the teaching of Portuguese Language. This

    work not only points out the relevance of a new

    pedagogical proposal and the use of textual

    genres for language teaching, but also proposes

    a didactic sequence adapted from the model

    proposed by Dolz and Schenewly (2004) of the

    genre in its digital condition. This study was based

    on the pedagogy of multiliteracies developed by

    theorists like Rojo and Kleiman. Therefore, we

    discuss how educational practices based on

    the pedagogy of multiliteracies can help in the

    teaching-learning process of the Portuguese

    language in order to enable concrete actions for a contextualized pedagogical practice

    of the mother tongue. And, on the other hand, favor the construction of a subject capable

    of acting with autonomy in the social demands of reading and writing.

  • Número de páginas: 15

  • Sandra Maria de Lima Alves
  • José Herbertt Neves Florencio
  • Karla Simões de Andrade Lima Bertotti
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