Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook SENTIDOS E SIGNIFICAÇÕES DA ARTE NO CURSO DE PEDAGOGIA

SENTIDOS E SIGNIFICAÇÕES DA ARTE NO CURSO DE PEDAGOGIA

O presente artigo foi pensado a partir

da disciplina de Metodologia do Ensino da arte,

oferecido no curso de pedagogia da Rede de

Ensino DOCTUM-Serra. É um estudo que tem

por finalidade conhecer os alunos que chegam no

curso de pedagogia, o que trazem e quais são suas

expectativas diante o ensino da arte. Sabemos que

esses alunos exercerão, em sua vida profissional,

funções onde a Arte assume papel determinante,

seja enquanto orientadores pedagógicos ou como

professores. É fato que recebemos o aluno na

graduação com um olhar mecanizado e desprovido

de saberes e das conexões acerca do ensino da Arte.

Isso acontece, muitas vezes, devido à formação que

esse aluno recebeu na educação básica. Diante

disso, esse artigo tem por finalidade conhecer o

aluno que chega na graduação de pedagogia,

conhecer sua história e suas expectativas em

relação ao ensino da arte. Para provocar esse

diálogo foi apresentado às alunas um questionário

onde foi possível realizar uma investigação e assim

adentrar no universo dessas alunas. Para esse

estudo dialogaremos com Iavelberg (2003), Barbosa

(2003), Libâneo (1994), Martins (2005), Picosque

(2012), entre outros estudiosos da educação e da

Arte que acreditam na produção de sentidos que

a disciplina desenvolve em seus alunos além da

apropriação dos saberes que estão vinculados a

essa aprendizagem. 

Ler mais

SENTIDOS E SIGNIFICAÇÕES DA ARTE NO CURSO DE PEDAGOGIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.5681918017

  • Palavras-chave: Ensino da arte. Curso de pedagogia. Formação de professores.

  • Keywords: Art Teaching. Pedagogy Course. Teacher’s Formation.

  • Abstract:

    This report was brought from the

    discipline of Art Teaching Methodology, offered

    by “Rede de Ensino DOCTUM-Serra” pedagogy

    course. Is a research that aims getting to know the

    students that get into the pedagogy course, what

    they bring and what are their expectations against

    the art teaching. We know that those students will

    execute, in their professional life, roles where Art

    takes a determinant part, whether as pedagogical

    coordinators or teachers. Is a fact that we receive

    the college student with a mechanical sight and

    devoid of knowledge and the connections about art

    teaching. That happens, many times, because of the

    formation that this student had received at primary

    school. Against that, this report aims to get to know

    the student that gets into the pedagogy graduation,

    get to know its history and expectations about art

    teaching. To tease up that dialogue, was presented

    to the student a questionnaire where was made

    possible to make an investigation and get into their

    universe. For this study we will talk with Iavelberg

    (2003), Barbosa (2003), Libâneo (1994), Martins

    (2005), Picosque (2012) , among another scholars

    of education and Art that believe on the production

    of meanings that the discipline develops on its

    students besides the appropriation of the knowledge

    that is linked to this apprenticeship.

  • Número de páginas: 15

  • Veronica Devens Costa
Fale conosco Whatsapp