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capa do ebook CHECK-LIST DE EXAME FÍSICO: REPERCUSSÕES NO ENSINO APRENDIZADO DA ENFERMAGEM FUNDAMENTAL

CHECK-LIST DE EXAME FÍSICO: REPERCUSSÕES NO ENSINO APRENDIZADO DA ENFERMAGEM FUNDAMENTAL

Objetivo: analisar a aplicação

de checklist de exame físico pelos alunos de

graduação em enfermagem. Metodologia:

Pesquisa descritiva, abordagem qualitativa,

realizado num hospital universitário localizado

no município de Niterói. Como participantes

do estudo foram selecionados 19 alunos. Para

a coleta de dados, os alunos foram divididos

em dois grupos: um portando o instrumento

de checklist sobre exame físico (chamado

de intervenção), e o outro apenas com os

conhecimentos adquiridos durante a formação

acadêmica (grupo controle). Para análise dos

resultados foi comparado o desempenho entre

os grupos. Resultados: Pode-se afirmar que

o uso do checklist no momento da realização

do exame físico contribuiu positivamente

para o ensino e aprendizado do aluno que

inicia sua prática assistencial. Em todos os

quesitos avaliados, os alunos que utilizaram

o instrumento tiveram maior qualidade e

assertividade nos procedimentos efetuados,

quando comparados ao grupo de alunos que

não utilizou o instrumento. Conclusão: A

implementação do checklist de exame físico

para os alunos de Enfermagem contribuiu para

melhor compreensão do conteúdo teórico e

prático, auxiliando o discente na avaliação

global do cliente.

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CHECK-LIST DE EXAME FÍSICO: REPERCUSSÕES NO ENSINO APRENDIZADO DA ENFERMAGEM FUNDAMENTAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.6881912039

  • Palavras-chave: Enfermagem, Exame Físico, Ensino

  • Keywords: Nursing; Physical examination; Nursing, Education.

  • Abstract:

    Objective: The study aimed to

    analyze the application of physical examination

    checklist by nursing undergraduate students.

    Methodology: Descriptive research, qualitative

    approach, carried out in a university hospital

    located in the city of Niterói. As participants

    of the study were selected 19 students. For

    the data collection, the students were divided

    into two groups: one carrying the checklist

    instrument on physical examination (called 

    intervention), and the other only with the knowledge acquired during the academic

    training (control group). To analyze the results, the performance between groups was

    compared. Results: It can be affirmed that the use of the checklist at the time of the

    physical examination contributed positively to the teaching and learning of the student

    who starts his practice of care. In all the evaluated items, the students who used the

    instrument had higher quality and assertiveness in the procedures performed, when

    compared to the group of students who did not use the instrument. Conclusion: The

    implementation of the physical examination checklist for Nursing students contributed

    to a better understanding of the theoretical and practical content, assisting the student

    in the overall evaluation of the client.

  • Número de páginas: 15

  • Gisella de Carvalho Queluci
  • Amanda Ribeiro Mendonça
  • Suelem Couto Frian Dias
  • Juliane da Silveira Jasmim
  • Leylane Porto Bittencourt
  • VINICIUS RODRIGUES DE SOUZA
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