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capa do ebook AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?

O presente capítulo tem por objetivo

investigar as estratégias de avaliação utilizadas

nas aulas de Educação Física. O pressuposto

teórico adotado consiste na ideia de que, os

métodos de avaliação deveriam ser utilizados

pelo professor com a intenção de diagnosticar

o que os alunos já sabem, o que eles precisam

saber, analisando assim todo o processo de

ensino/aprendizagem com um olhar voltado

não apenas para o aluno, mas também para

o professor. Realizando assim a reconstrução

das estratégias metodológicas, toda vez

que que for constatada baixa aprendizagem

através da avaliação formativa. Nessa vertente,

o professor deverá utilizar a avaliação não

para classificação e sim para construção do

currículo, colocando-se como sujeito ativo na

aquisição da aprendizagem, ao invés de deixala

a cargo do interesse do aluno, pois quando

às estratégias metodológicas são eficientes a

aprendizagem ocorre, ela não precisa apenas

do interesse do aluno, antes depende muito

mais da criatividade e interesse do professor

em trabalhar baseado no nível em que o seu

público alvo está inserido, partindo sempre

do que é significativo para o aluno. A atual

prática da avaliação escolar tem mostrado

como sua função é muito mais classificação

e não o diagnóstico. Essas classificações são

determinadas em números que somadas ou

divididas tornam-se médias. Entretanto, seguese

aqui com uma ideia de avaliação inovadora,

com a finalidade de auxiliar na reflexão sobre a

prática e retornar a ela, transformando-a como

indutora dos próximos currículos.

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AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA VIA DE MÃO DUPLA?

  • DOI: 10.22533/at.ed.9251802126

  • Palavras-chave: Avaliação diagnóstica e formativa; ensino-aprendizagem; Educação Física.

  • Keywords: Diagnostic and formative evaluation; Teaching-learning; PE.

  • Abstract:

    This chapter aims to investigate the

    evaluation strategies used in Physical Education

    classes. The theoretical assumption adopted is

    that the evaluation methods should be used by

    the teacher with the intention to diagnose what

    the students already know, what they need

    to know, thus analyzing the entire teaching /

    learning process with a focused look Not only

    for the student, but also for the teacher. In this

    way, the reconstruction of the methodological

    strategies is done, whenever there is a lack of

    learning through formative evaluation. In this

    section, the teacher should use the evaluation

    not for classification but for the construction of

    the curriculum, placing as an active subject in the acquisition of learning, rather than

    leaving it to the student’s interest, because when the methodological strategies are

    efficient Learning takes place, it does not only need the interest of the student, but

    rather depends much more on the creativity and interest of the teacher in working

    based on the level at which his target audience is inserted, always starting from what

    is significant for the student. The current practice of school evaluation has shown how

    its function is much more classification and not the diagnosis. These classifications are

    determined in numbers that add up or divide into averages. However, it follows here

    with an idea of innovative evaluation, with the purpose of assisting in reflection on the

    practice and returning to it, transforming it as an inductor of the next curricula.

  • Número de páginas: 15

  • Ligia Maria Bacelar Schuck Vicenzi
  • André Ribeiro da Silva
  • Vânia Lurdes Cenci Tsukuda
  • Maikel Schuck Vicenzi
  • Eldernan dos Santos Dias
  • Guilherme Lins de Magalhães
  • Jitone Leônidas Soares
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