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capa do ebook UMA PÁGINA EM BRANCO: ENSINO DE LITERATURA E ARTES NUMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL

UMA PÁGINA EM BRANCO: ENSINO DE LITERATURA E ARTES NUMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL

Este artigo apresenta resultados

e reflexões de uma pesquisa realizada com

internos do Centro de Triagem de uma casa

de reabilitação para homens em estado de

mendicância, situada na cidade de AnápolisGoiás/Brasil. A pesquisa buscou interpretar os

modos de reelaboração das identidades desses

sujeitos em relação à sua vivência nas ruas, a

partir da atividade criativa em Literatura e Artes.

Para isso, foram ministradas aos internos

cinco oficinas de fruição estética e escrita

criativa: Cine Club, Autorretrato, Arte-Criação,

Escrita Criativa e Sarau Literário. As oficinas

tiveram como propósito favorecer a fruição e

criação artística, e para isso, foram trabalhados

pedagogicamente vários conteúdos em

diferentes linguagens, com uma variedade de

materiais para discussão, reflexão e expressão

criativa dos internos. O embasamento teórico

desse estudo se deu pelas concepções da

Crítica Pós-Colonialista, entre os escritos de

Edward Said, Gayatri Spivak e Homi Bhabha.

Estes autores mudaram o eixo de uma crítica

exclusivamente eurocêntrica, formulando

novas análises da relação imperialismo-cultura

e abrindo caminhos para abordagens póscoloniais autônomas e seus desdobramentos

nas pedagogias culturais da atualidade. Os

resultados mostraram que as produções

de arte e escrita criativa despertaram, nos

sujeitos investigados, a reflexão sobre si

mesmos, passando, assim, a perceberem a

realidade por eles vivida como algo que pode

ser elaborado individual e coletivamente, numa

atitude de superação dos estereótipos e da

marginalização

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UMA PÁGINA EM BRANCO: ENSINO DE LITERATURA E ARTES NUMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.5681918018

  • Palavras-chave: Pós-Colonialismo. Ensino. Literatura. Artes. Pedagogias culturais.

  • Keywords: Post-Colonialism. Teaching. Literature. Art. Cultural Pedagogies.

  • Abstract:

    This article presents results and

    reflections of a research carried out with inmates

    of the Screening Center of a rehabilitation

    house for men in a state of begging, located in

    the city of Anápolis-Goiás / Brazil. The research

    sought to interpret the ways of re-elaborating

    the identities of these subjects in relation to

    their experience in the streets, from the creative

    activity in Literature and Arts. For this purpose,

    five workshops of aesthetic and creative writing

    sessions were given to the inmates: Cine Club, Self-portrait, Art-Creation, Creative Writing and Literary Sarau. The purpose of the

    workshops was to promote artistic creation and enjoyment, and for this purpose, various

    contents in different languages were worked on pedagogically, with a variety of materials

    for discussion, reflection and creative expression of the inmates. The theoretical basis

    of this study came from the conceptions of Post-Colonialist Criticism, between the

    writings of Edward Said, Gayatri Spivak and Homi Bhabha. These authors have shifted

    the axis of an exclusively Eurocentric critique, formulating new analyzes of the relation

    between imperialism and culture and opening the way to autonomous postcolonial

    approaches and their unfolding in the current cultural pedagogies. The results showed

    that the art productions and creative writing aroused in the investigated subjects the

    reflection about themselves, thus, perceiving the reality they lived as something that

    can be elaborated individually and collectively, in an attitude of overcoming stereotypes

    and marginalization.

  • Número de páginas: 15

  • LEDA MARIA DE BARROS GUIMARÃES
  • CAROLINE FRANCIELLE ALVES
  • DEBORA CRISTINA SANTOS E SILVA
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