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capa do ebook MENOS ESCOLAS, MAIS CADEIAS? QUANDO UMA IMAGEM SUSCITA MAIS QUE MIL PALAVRAS

MENOS ESCOLAS, MAIS CADEIAS? QUANDO UMA IMAGEM SUSCITA MAIS QUE MIL PALAVRAS

A estrutura das políticas públicas vem

sofrendo abalos oriundos do cenário político

brasileiro atípico de 2016. Neste contexto,

destacamos o congelamento do teto de gastos

permitidos com educação e o fortalecimento

da política penal de superencarceramento. A

aparente falta de relação entre tais políticas é

passível de questionamento ao analisarmos

uma charge do cartunista Tacho, publicada no

dia 09/01/2017, em uma rede social do jornal

“Correio do Povo”. Para compreendermos a

potência do cartoon, lançamos mão do “Método

Documentário de Interpretação”, atualizado

por Ralf Bohnsack (2007), para fins de análise

de imagens. Essa metodologia implica o

desenvolvimento de três etapas analíticas interrelacionadas, de modo a propiciar o estudo

das imagens como documentos culturais. O

conjunto de detalhes acessados por meio de

tal metodologia nos possibilita compreender

o sentido de uma ação social em dada

época. Neste ensaio, considerando o cartoon

focalizado, percebemos que pode haver relação

entre a desvalorização do sistema educacional e

um consequente incremento nos investimentos

para o sistema prisional.

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MENOS ESCOLAS, MAIS CADEIAS? QUANDO UMA IMAGEM SUSCITA MAIS QUE MIL PALAVRAS

  • DOI: 10.22533/at.ed.78019250122

  • Palavras-chave: Método Documentário de Interpretação. Políticas Públicas. Superencarceramento.

  • Keywords: Documentary Method of Interpretation. Public policy. Super Incarceration.

  • Abstract:

    The structure of public norms

    has been shaken or affected by the Brazilian

    political scenario in 2016. In this context, the

    United States highlighted the freezing of the

    labor market and the strengthening of the

    supercarriage criminal policy. The e-mail was

    published in the newspaper “Correio do Povo”.

    Insertion of cartoon, we use the “Documentary

    Method of Interpretation”, updated by Ralf

    Bohnsack (2007), for purposes of image

    analysis. This implies the development of three

    interrelated analytical steps, in order to facilitate

    the study of images as cultural documents. The

    set of details accessed through the medium

    of such methodology in us knew the meaning

    of a social action in a given time. In this study, 

    considering the focused cartoon, we perceive that there is a relationship between the

    devaluation of the educational system and a consequent increase in investments for

    the prison system.

  • Número de páginas: 15

  • Maria Cecilia Lorea Leite
  • Stephane Silva de Araujo
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