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capa do ebook Modelos de negócios para a indústria brasileira de jogos digitais independentes

Modelos de negócios para a indústria brasileira de jogos digitais independentes

Este trabalho tem como objetivo

analisar as práticas efetuadas na indústria

brasileira de jogos digitais, com foco na realidade

dos profissionais independentes [não vinculados

a grandes estúdios] para apontar modelos de

negócios válidos para estes profissionais. O

cenário brasileiro, ainda em desenvolvimento,

se caracteriza por empresas jovens e de baixo

faturamento, profissionais pouco experientes

e projetos de baixa complexidade, que devem

enfrentar a concorrência de grandes produtores

e distribuidores internacionais. Para alcançar

o objetivo proposto, este estudo foi concebido

como exploratório, através de levantamento

bibliográfico, onde a fundamentação teórica

busca validação ao analisar as práticas da

indústria de jogos digitais, visando modelos

viáveis e sustentáveis para aplicação no

mercado brasileiro.

Em virtude da concorrência global e escassez

de mão-de-obra qualificada, foi identificada

como nicho potencial a produção de jogos

de menor complexidade, sejam estes online

[casuais e sociais] e/ou voltados a dispositivos

móveis [smartphones e tablets]. Nestes

mercados, o jogo é fornecido gratuitamente

e a renda gerada por dois meios: publicidade

interna, que visa expor anunciantes ao público

jogador, e a concepção de jogos como serviços

[freemium], sem valor inicial de venda, mas com

suporte continuado e receitas no decorrer do

ciclo de vida decorrentes de microtransações

que forneçam alguma forma de diferenciação

sobre o usuário gratuito.

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Modelos de negócios para a indústria brasileira de jogos digitais independentes

  • DOI: 10.22533/at.ed.75919250112

  • Palavras-chave: Modelos de negócios; jogos digitais; monetização.

  • Keywords: Business models; digital games; monetization.

  • Abstract:

    This work aims to analyze Brazilian

    digital games industry and its practices, focusing

    on the reality of independent professionals [not

    linked to large studios] to point out valid business

    models for these professionals. Brazilian

    scenario, still developing, is characterized

    by young and low-income companies, lowexperienced professionals and low-complexity

    projects that must face competition from large

    international producers and distributors. In

    order to reach the proposed objective, this study

    was conceived as a exploratory one, through

    bibliographical survey, where theoretical

    references seeks validation by analyzing the

    practices of digital games industry, aiming at

    viable and sustainable models for application in

    the Brazilian market.

    Due to global competition and a shortage of

    skilled workers, the production of less complexgames, whether online [casual and social] and/or mobile devices [smartphones and

    tablets] focused, has been identified as a potential niche. In these markets, the game

    is provided free of charge and income generated by two means: internal advertising,

    which aims to expose advertisers to the player, and the design of games as freemium

    services, with no initial sales value, but with continuous support and revenues throughout

    the life cycle resulting from microtransactions to provide some form of differentiation on

    the free member.

  • Número de páginas: 15

  • Fernando Rejani Miyazaki
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