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capa do ebook A ESCRITA DO ALUNO SURDO: INTERFACE ENTRE A LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA

A ESCRITA DO ALUNO SURDO: INTERFACE ENTRE A LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA

O presente estudo tem por objetivo

apresentar os resultados do trabalho de

conclusão de curso de 2016 da Universidade

Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), do

curso de Letras Português Espanhol. A presente

investigação teve como propósito a análise

de uma aplicação com o tema do “Ensino da

Língua Portuguesa como L2 para surdos”.

Os dados foram coletados em uma escola de

surdos do município de Foz do Iguaçu-PR,

no segundo semestre de 2016. Os resultados

apresentados se referem às produções frasais

e consequentemente à estrutura dos gêneros

discursivos produzidos por sujeitos surdos

durante o processo de investigação. Para

atender aos objetivos propostos, valemo-nos

da Pesquisa-Ação, uma vez que buscamos

observar o ensino aprendizagem dos alunos

surdos. O processo contou com 18 alunos surdos

que estavam regularmente matriculados. Os

resultados mostraram-se satisfatórios, visto que

todos os sujeitos apresentaram modificações

satisfatórias. Por fim, com base nas atividades

observadas e analisadas, foi possível perceber

a interface entre a Libras e a Língua Portuguesa

escrita, cada uma com seu valor único, mas

os dois importantes para o sujeito surdo, com

sua língua materna influenciando a escrita da

segunda língua e mostrando que é possível

desenvolver suas habilidades em escrita da

língua portuguesa através do método visual e

abordagem bilíngue.

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A ESCRITA DO ALUNO SURDO: INTERFACE ENTRE A LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA

  • DOI: 10.22533/at.ed.6981925014

  • Palavras-chave: Libras; Língua Portuguesa; Ensino.

  • Keywords: LIBRAS; Portuguese Language; Teach.

  • Abstract:

    The present study aims to

    present the results of the 2016 end of course

    paper of the Universidad Estadual do Oeste

    do Paraná (UNIOESTE), of the Letters Course

    (Portuguese Spanish). The purpose of the

    present investigation was the analysis of an

    application with the theme “Teaching of the

    Portuguese Language as L2 for the deaf”. Data¹

    were collected in a school for the deaf in the city

    of Foz do Iguaçu-PR, in the second semester

    of 2016. The presented results talk about the

    phrasal productions and consequently the

    structure of discursive genders made by deaf

    people during the study. To attend the proposed

    objectives, we have used on a Research-Action, since we seek to observe the teaching

    learning of the deaf students. The work has counted with 18 deaf students who were

    regularly enrolled. The results were satisfactory, since all the subjects presented

    satisfactory modifications. At least, based on the activities observed and analyzed,

    was possible to perceive the interface between LIBRAS and the Portuguese Language

    written, each one with its unique value, but both important for the deaf, with their mother

    tongue influencing the write of the second language and showing that it is possible to

    develop their skills in writing the Portuguese language through the visual method and

    bilingual approach.

  • Número de páginas: 15

  • MAIARA SCHERER MACHADO DA ROSA
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